🔴 3 LETRAS PODE DEIXAR OS INVESTIDORES MILIONÁRIOS NOS PRÓXIMOS 12 MESES – VEJA QUAIS

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
CAI OU NÃO CAI

Biden expulso da Casa Branca? Os riscos que o presidente dos EUA corre com a investigação do impeachment

O Congresso norte-americano aprovou nesta quarta-feira (13) a abertura formal de uma investigação sobre uma eventual destituição do democrata; conheça as implicações desse processo

Carolina Gama
14 de dezembro de 2023
18:30 - atualizado às 17:20
O presidente dos EUA, Joe Biden, sentado e apoiado em uma mesa, com uma caneta na mão, pensativo
O presidente dos EUA, Joe Biden - Imagem: Flickr Casa Branca

Ao autorizar formalmente a investigação sobre o presidente norte-americano, Joe Biden, os republicanos da Câmara dos Deputados dos EUA deram início ao processo de impeachment do democrata — e pará-lo pode ser difícil. 

Em três das quatro vezes anteriores em que a Câmara deu esse passo, os deputados acabaram optando pelo impeachment. A única vez que isso não aconteceu foi porque Richard Nixon renunciou antes que a votação pudesse ser realizada.

No curto prazo, a ação da Câmara dá às comissões de investigação mais poder para solicitar documentos e testemunhos e para os juízes fazerem cumprir esses pedidos. 

A Casa Branca, que citou a falta de uma votação formal como motivo para se recusar a fornecer algumas informações, pode agora ser obrigada a cumprir esses pedidos.

Em última análise, essa votação poderia abrir caminho para que os republicanos da Câmara, apesar da estreita maioria, se mantivessem unidos e apoiassem o impeachment em algum momento no início de 2024.

Mas nem tudo está perdido para Biden

Especialistas dizem que se os republicanos centristas nos distritos eleitorais vencidos por Biden em 2020 sofrerem o golpe político por iniciarem a investigação, poderão concluir que é melhor levá-lo até ao fim.

O fim na Câmara, pelo menos. A questão passaria então para o Senado controlado pelos democratas, onde é necessária uma maioria de dois terços para condenar e destituir um presidente.

Essa é uma linha que nunca foi ultrapassada por um presidente na história dos EUA — e alguns republicanos expressaram preocupação de que a votação de quarta-feira (13) possa ser outra indicação de que o processo de impeachment não terá força para avançar. 

A DINHEIRISTA - BOOKING ME DEIXOU ‘SEM TETO’: ALUGUEI UM QUARTO E FIQUEI SEM TER PRA ONDE IR

O relógio da eleição nos EUA

As investigações vão acontecer em um momento no qual o relógio avança em direção às eleições presidenciais marcadas para novembro de 2024.

Uma investigação formal de impeachment, com audiências públicas, que leve a uma votação na Câmara e a um julgamento no Senado tem o potencial de se tornar uma grande dor de cabeça para Biden no meio de uma campanha eleitoral. 

Se conseguirem vincular as negociações comerciais e conduta pessoal de Hunter Biden ao presidente, os republicanos terão o potencial de prejudicar a posição do candidato democrata à reeleição junto dos eleitores norte-americanos.

E isso pode acontecer mesmo que os republicanos continuem a não ter quaisquer provas conclusivas que liguem Biden aos delitos e ao mau comportamento do filho.

As acusações contra o presidente dos EUA

Os republicanos acusam Biden de ter usado sua influência quando era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) para permitir que seu filho Hunter fizesse negócios na China e na Ucrânia.

"Joe Biden mentiu repetidamente ao povo norte-americano", acusou o chefe do comitê de investigação da Câmara, James Comer.

A resposta do presidente foi imediata: "Em vez de fazerem seu trabalho, decidem perder tempo com essa artimanha política infundada que até os republicanos no Congresso reconhecem que não é apoiada por fatos", reagiu Biden, minutos após a votação.

Horas antes, Hunter deu uma entrevista coletiva em que negou as acusações contra seu pai. "Permitam-me dizer o mais claramente possível: meu pai não participou financeiramente dos meus negócios", disse ele perante o Congresso.

Hunter admitiu que cometeu erros, mas acusou os trumpistas de tentarem desumanizá-lo para prejudicar seu pai. 

*Com informações da BBC e da AFP

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DENÚNCIA CONTRA MINISTRO DO STF

Liderados por aliados de Bolsonaro, 150 deputados e senadores entregam hoje pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

9 de setembro de 2024 - 13:24

Deputados e senadores que subscrevem a denúncia atribuem ao ministro suposto “abuso de poder” e também “violação de direitos constitucionais e negligência”

Grandes demais para quebrar

Bancões americanos ganham mais com área de investimento e gestão de ativos do que com juros

16 de julho de 2024 - 15:04

BofA teve queda na receita com juros de 3%, enquanto o Morgan Stanley amargou redução de 17% nesse item

Fala polêmica

Pedido de impeachment de Lula por críticas a Israel tem mais assinaturas que os que derrubaram Dilma e Collor; mas tem chance de ser aceito?

24 de fevereiro de 2024 - 17:57

Comparação de ação de Israel em Gaza ao Holocausto rendeu mais que polêmicas e um incidente diplomático; ontem, presidente rebateu críticas e voltou a acusar o país de genocídio

Diário de Bordo

Tudo indica um cenário favorável para mais bull market nos mercados internacionais

24 de janeiro de 2024 - 10:21

O guitarrista do “The Who” Pete Townshend tinha uma expectativa elegante ao compor a música “Won’t get fooled again”, nos idos de 1971. A música, que mais tarde se tornaria um dos ícones da banda, começava com um som sintetizado que havia sido construído a partir de batidas do coração, ondas cerebrais e mapas astrológicos de […]

É TUDO SOBRE OS JUROS DOS EUA

Por que os juros nos EUA subiram tanto e levaram a uma reprecificação de ativos? Gestor da Verde explica e conta qual a estratégia da gestora de Stuhlberger neste cenário

20 de outubro de 2023 - 19:31

Os juros altos nos EUA e os seus impactos foram alguns dos principais temas do podcast Market Makers com Luiz Parreiras, da Verde Asset

TIRO NO PÉ?

Biden em maus lençóis? Por que o presidente dos EUA pode sofrer um processo de impeachment

12 de setembro de 2023 - 15:34

Presidente da Câmara dos Representantes e opositor de Biden, deputado Kevin McCarthy orientou comitês da casa a abrirem processo formal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar