🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Ricardo Gozzi
REUNIDOS PELA TECNOLOGIA

Como a inteligência artificial permitiu o lançamento da ‘última música’ dos Beatles

Uma versão rudimentar de ‘Now and Then’ circulava havia anos entre os fãs dos Beatles; música acaba de ganhar sua versão definitiva

Ricardo Gozzi
2 de novembro de 2023
12:09 - atualizado às 14:13
Beatles
Imagem: Facebook / The Beatles

Os Beatles acabam de lançar aquela que vem sendo rotulada como a última canção da lendária banda britânica.

Uma versão rudimentar de "Now and Then" circulava havia anos entre os beatlemaníacos. Agora a música acaba de ganhar uma versão definitiva.

A voz e o piano de John Lennon foram recuperados de uma versão demo gravada por ele em 1978, dois anos antes de seu assassinato.

A guitarra de George Harrison, morto em 2001, veio de uma primeira tentativa de lapidação da música feita em 1995.

Já Paul McCartney e Ringo Starr gravaram suas participações definitivas em 2022 e acompanharam a mixagem.

"Se perguntássemos a John se ele gostaria que a gente gravasse e lançasse a música, eu sei a resposta", afirmou Paul McCartney em um minidocumentário lançado para promover "Now and Then".

Leia Também

"Ele diria que sim. E iria amar", disse Paul.

O making of de "Now and Then" pode ser visto aqui.

Como a inteligência artificial ajudou no lançamento da última música dos Beatles

A versão demo de "Now and Then" foi gravada por John Lennon em seu apartamento em Nova York em 1978, quase uma década depois da separação dos Beatles e dois anos antes de sua morte.

Em meados dos anos 1990, Paul, George e Ringo reuniram-se para trabalhar músicas do quarteto que não haviam sido lançadas antes.

A reunião dos Beatles sobreviventes resultou nos lançamentos de "Free As a Bird" em 1995 e "Real Love", no ano seguinte.

Paul, George e Ringo chegaram a gravar suas partes para "Now and Then", mas a tecnologia da época não permitiu a recuperação da voz de John em qualidade adequada.

E foi neste ponto que a inteligência artificial entrou.

ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIs, BDRs, CRIPTOMOEDAS - VEJA INDICAÇÕES GRATUITAS

Durante a produção do documentário "Get Back", a equipe do diretor Peter Jackson desenvolveu um modelo de inteligência artificial que ajudou a "desmixar" o áudio do vasto material ao qual ele teve acesso.

A mesma tecnologia permitiu a recente remixagem do álbum "Revolver".

Para "Now and Then", o modelo ajudou a isolar a voz de John Lennon e limpar os ruídos que impediram o lançamento da canção nos anos 1990.

O resultado da gravação foi lançado em primeira mão pela BBC nesta quinta-feira (2) e já está disponível no Spotify e na Apple Music. Uma versão em CD e vinil chegará às lojas amanhã (3).

*Com informações da BBC e da CNBC.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar