Restituição do imposto de renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de outubro de 2023; veja se você foi contemplado
Para quem ainda não recebeu a restituição do imposto de renda deste ano, consulta ao lote remanescente começa nesta terça-feira
A Receita Federal abre, às 10h desta terça-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição de imposto de renda do mês de outubro deste ano. Serão contemplados 354.509 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, totalizando um crédito de R$ 643,3 milhões.
Desse total, R$ 427,3 milhões referem-se a contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores e pessoas que entregaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix. Também serão contemplados mais de 150 mil contribuintes que não se enquadram nas regras de prioridade.
Como consultar a sua restituição do imposto de renda
Para saber se você foi um dos contemplados, você deve acessar o site da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A consulta também pode ser feita pelo app Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets.
A DINHEIRISTA - Fui parar no Serasa por ser fiador de um inadimplente. E agora?
Como será feito o pagamento
O pagamento da restituição será efetuado no dia 31 de outubro, na conta bancária indicada pelo contribuinte na sua declaração de IR.
Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores permanecerão disponíveis por um ano no Banco do Brasil. Neste caso, é possível reagendar o depósito em conta pelo site do BB ou por meio da central de relacionamento do banco.
Caso o contribuinte não resgate o valor dentro do prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".