Prazo de entrega da declaração de imposto de renda vai de 15 de março a 31 de maio; saiba por quê
Receita informou ainda que regras do imposto de renda 2023 serão divulgadas em 27 de fevereiro
A Receita Federal informou, nesta terça-feira (14), que o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2023 vai de 15 de março até 31 de maio deste ano, abarcando um período de dois meses e meio. Já as regras para o preenchimento da declaração serão divulgadas no dia 27 de fevereiro.
O prazo para a declarar o IR costumava começar no primeiro dia útil de março, mas o Fisco resolveu adiá-lo um pouco neste ano para que todos os contribuintes já pudessem ter acesso, desde o primeiro dia, à declaração pré-preenchida.
Ela vem com diversas informações já incluídas - basicamente as informações de declarações anteriores e os dados de rendimentos e pagamentos que as instituições financeiras, empresas, planos de saúde, imobiliárias, hospitais, clínicas, instituições de ensino e profissionais liberais, como médicos e dentistas, enviam à Receita Federal. O contribuinte precisa apenas verificá-los, corrigindo eventuais distorções e complementando, se necessário.
- [TREINAMENTO GRATUITO] O Seu Dinheiro preparou 3 aulas exclusivas para ensinar tudo que você precisa saber para poder receber renda extra mensal com ações. Acesse aqui.
Por que o prazo do imposto de renda 2023 começa mais tarde que o normal
Em nota, o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, esclareceu que a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preenchida só chegará à Receita Federal no final de fevereiro, havendo uma necessidade de prazo para que esses dados sejam consolidados. Daí a funcionalidade só ficar disponível a partir de 15 de março. "A pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte", disse.
De fato, empresas, instituições financeiras, profissionais liberais e organizações em geral têm até o último dia útil de fevereiro para enviar as informações referentes ao ano anterior à Receita e os informes de rendimentos aos contribuintes pessoas físicas, se for o caso.
Quando disponível, a declaração pré-preenchida poderá ser acessada por todos os contribuintes que já dispõem de um login gov.br níveis prata ou ouro, usado para acessar uma série de serviços oferecidos pelo governo federal. Veja como criar o seu nesta outra matéria.