🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Ricardo Gozzi
O RUGIDO DO LEÃO

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começa hoje. Mas você conhece a origem do Leão?

A Receita Federal apresentou seu ‘garoto-propaganda’ pela primeira vez em peça publicitária para estimular a declaração do imposto de renda em 1980

Leão imponente da inflação
Leão é o garoto-propaganda do imposto de renda há mais de 40 anos. Imagem: Shutterstock

Todos os anos, milhões de brasileiros precisam “prestar contas ao Leão”. Significa tirar um tempinho - às vezes um tempão - para apresentar a declaração do imposto de renda.

Por falar nisso, a entrega da declaração do IRPF 2023 começa nesta quarta-feira (15). Nesta matéria da Julia Wiltgen, você fica por dentro de todos os detalhes sobre o tema.

Atualmente, o assistente do programa para o preenchimento da declaração de imposto de renda é o ‘Leo’, uma evolução simpática do temido Leão.

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

Mas você conhece a origem do Leão do Imposto de Renda?

Já se vão mais de 40 anos desde que a Receita Federal estabeleceu o leão como o garoto-propaganda de suas campanhas para estimular a declaração do imposto de renda.

Hoje, a entrega é informatizada e o próprio programa faz as contas. Na época, porém, o imposto de renda era declarado em papel e o próprio contribuinte precisava fazer as contas.

Como não é de hoje que o sistema tributário brasileiro é complexo, dava uma trabalheira danada e muita gente caía na malha fina por erros simples nas contas ou pela forma como interpretavam regras muitas vezes mal redigidas.

O fato é que a Receita Federal queria estimular alguma simpatia do público pelo processo. Algo improvável quando se fala em pagar impostos.

Pensando nisso, em 1979, a direção da Secretaria de Receita Federal entrou em contato com agências de publicidade em busca de propostas.

O rei da selva prevalece

Quem venceu foi o leão.

Nas palavras da Receita Federal, a escolha do leão levou em consideração algumas de suas características:

  • É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar;
  • É justo;
  • É leal;
  • É manso, mas não é bobo.

A veiculação das peças publicitárias começou em 1980.

A campanha pegou, o leão emplacou como garoto-propaganda e passou a integrar o imaginário popular de sucessivas gerações desde então.

No vídeo a seguir você vê a primeira pela publicitária veiculada pela Receita tendo o Leão como garoto-propaganda.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar