🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Alice Almeida
Alice Almeida
Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC). É redatora nos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus.
Exclusivo Seu Dinheiro

Guia gratuito do Imposto de Renda 2023: veja como declarar seu IR sem estresse

Fique em dia com a Receita Federal de forma rápida e descomplicada sem depender de contadores, com auxílio do superguia do Seu Dinheiro; baixe aqui gratuitamente

Alice Almeida
Alice Almeida
15 de março de 2023
16:19 - atualizado às 15:18
Imposto de Renda
Fique em dia com a Receita Federal de forma rápida e descomplicada sem depender de contadores, com auxílio do superguia do Seu Dinheiro; baixe aqui gratuitamente

Chegou um dos momentos mais temidos pelos brasileiros: a declaração do Imposto de Renda (IRPF). E o tempo passa rápido: o prazo para você prestar contas ao Leão começa a valer a partir de hoje e vai até 31 de maio.

É neste período que as dúvidas vêm à tona: como declarar dependentes? Quais documentos você precisa reunir? Como funciona a declaração pré-preenchida? Quais são os gastos dedutíveis? 

Para tornar o processo mais simples e evitar que você caia na malha fina, o Seu Dinheiro preparou um guia completo com o passo a passo para declarar seu IR sem estresse. 

O material foi preparado pela jornalista Julia Wiltgen, que faz a cobertura especializada do Imposto de Renda há anos. 

Além de explicar o passo a passo para declarar cada um dos rendimentos, ela também ensina como fazer o download do programa da Receita Federal para quem pretende declarar sozinho, sem precisar pagar contadores.  

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR GUIA GRATUITO DO IMPOSTO DE RENDA 2023 

Quem precisa entregar a declaração de Imposto de Renda 2023

Como regra geral, devem declarar o Imposto de Renda aquelas pessoas que receberam rendimentos tributáveis (salário, pró labore, aluguéis, aposentadorias e pensão alimentícia) acima de R$ 28.559,70 no ano passado. 

No entanto, este não é o único requisito. No guia, você saberá quais são os casos que tornam a prestação de contas obrigatória. 

O que deve ser declarado no IR

Um dos maiores “trunfos” do material é explicar como declarar cada um dos investimentos – desde poupança, NuConta até COEs, criptomoedas e aplicações no exterior. 

Lembrando que investimentos isentos (descubra quais são aqui) também devem constar na sua declaração, ainda que eles não sejam tributados. 

Além das aplicações financeiras, o guia também contempla as declarações de empréstimos, financiamentos, heranças, doações incentivadas e indenizações. 

QUERO SABER COMO DECLARAR CADA UM DOS MEUS INVESTIMENTOS 

Gastos dedutíveis e restituição 

Aqueles contribuintes que querem “dar o troco no Leão” e tentar recuperar um pouco do imposto pago ao longo do ano de 2022 podem contar com o guia para entender em detalhes quais são os gastos dedutíveis – e como declará-los. 

A repórter Julia Wiltgen também explica como é feito o cálculo do valor devido de imposto e da restituição, e quais são os documentos que você deve armazenar depois de enviar a declaração. 

O passo a passo para declarar o IR 

O Guia do Imposto de Renda 2023 foi baseado em uma extensa pesquisa nas regras da Receita Federal e consultas a especialistas – tudo para evitar que você tenha uma dor de cabeça no futuro. 

O guia é um presente para todos os leitores do Seu Dinheiro. Para ter acesso, você só precisa clicar no botão abaixo e inserir o e-mail em que deseja receber o material: 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar