🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
ATENÇÃO, INTERNAUTA

O Google pode excluir a sua conta ainda neste ano! Entenda os novos planos da gigante da tecnologia — e saiba como escapar da eliminação

A remoção de contas inativas por mais de dois anos está marcada para ter início apenas em dezembro deste ano

Camille Lima
Camille Lima
17 de maio de 2023
11:51 - atualizado às 10:30
Ícone do navegador Chrome, da Google
Imagem: Shutterstock

O Google fará uma verdadeira “caça às bruxas” das contas inativas. A partir de dezembro, a gigante da tecnologia pretende excluir todas as contas que não tiverem sido usadas ou conectadas nos últimos dois anos.

Até então, a política do Google era simplesmente remover os conteúdos de contas inativas, mas sem a exclusão dos perfis. 

Porém, na última terça-feira (16), a companhia decidiu apertar ainda mais o cerco tech contra os “usuários fantasmas” — e anunciou um plano de eliminação de todas as contas em desuso.

É importante destacar que a big tech não foi a única a intensificar o escrutínio. O dono do Twitter, Elon Musk, afirmou na semana passada que a rede social começaria a remover e arquivar contas que estivessem inativas por vários anos.

A exclusão de contas

O Google afirmou que não pretende fazer uma exclusão de contas do dia para a noite.

A remoção de contas está marcada para ter início apenas em dezembro deste ano.

Leia Também

Além disso, a empresa pretende enviar notificações ao longo dos próximos meses para alertar os usuários sobre o risco de exclusão do perfil.

Os avisos devem ser enviados para o endereço de e-mail da conta que estiver “em perigo” e para o e-mail de recuperação informado pelo usuário.

Além disso, a “limpeza” das contas será realizada em etapas, com início pelas exclusões em perfis que tiverem sido criados e nunca mais usados.

Vale destacar que a nova política de exclusão se aplica apenas a contas do Google pessoais e não a organizações, como escolas ou empresas.

  • Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]

Por que o Google quer deletar as contas inativas

A medida para eliminar as contas fora de uso tem como objetivo proteger os usuários contra ameaças de segurança, de acordo com a empresa.

Isso porque, na visão do Google, “se uma conta não for usada por um longo período de tempo, é mais provável que seja comprometida”. 

A empresa explica que contas “esquecidas” normalmente utilizam senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, além de não ativarem recursos de segurança como a autenticação de dois fatores. 

“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis ​​e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa.”

E se a minha conta for excluída?

Caso sua Conta do Google seja deletada, todos os conteúdos armazenados nela podem estar em risco. Isso inclui o Google Workspace — que contempla plataformas como Gmail, Docs, Drive, Meet —, além do YouTube e Google Fotos.

Além disso, no caso do Gmail, se sua conta Google for eliminada, o e-mail não poderá mais ser acessado. Você também não poderá reutilizar seu nome de usuário do Gmail na hora de criar um novo endereço de e-mail.

Enquanto isso, se você estiver sem acessar aplicativos como o Google Fotos por pelo menos 2 anos ou não possuir espaço de armazenamento, a empresa poderá excluir as fotos e conteúdos ali guardados.

Como manter a conta do Google ativa

Vale destacar que há maneiras para garantir que a sua conta Google não seja eliminada por inatividade.

Um dos jeitos mais simples de realizar login nas aplicações ligadas ao Google pelo menos uma vez a cada 2 anos. Isso inclui a leitura de e-mails, assistir a um vídeo do YouTube ou realizar alguma pesquisa no Google.

Outros modos de manter sua conta livre da exclusão é possuir alguma assinatura vinculada ao seu usuário, como o Google One.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar