Atualizou no aplicativo: o passarinho do Twitter voa de vez e “X” assume lugar do símbolo da plataforma de Elon Musk
Antes de o passarinho bater asas no app, a empresa introduziu o logotipo na web e lançou o domínio X.com, embora o Twitter.com também permaneça ativo

Se você usou o Twitter neste sábado (29) percebeu que o passarinho azul que era a marca da plataforma voou e no lugar dele está um “X” vazado em branco com fundo preto.
A mudança no aplicativo aconteceu na noite de sexta-feira (29) como parte da última fase de uma reformulação abrangente da marca que o dono da plataforma, Elon Musk, anunciou no início deste mês.
Antes de o passarinho bater asas no app, a empresa introduziu o logotipo na web e lançou o domínio X.com, embora o Twitter.com também permaneça ativo.
A novidade não chega sem aviso: Musk — que adquiriu a plataforma por US$ 44 bilhões no final do ano passado — escreveu em um post no domingo passado informando que a empresa em breve “daria adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
A transição do Twitter para o X reflete a visão de Musk de transformar a plataforma no que ele chamou de “aplicativo para tudo”.
Ele compartilhou um vídeo de um grande novo logotipo X brilhando no topo da sede da empresa no início do sábado.
- [Guia gratuito] Veja onde investir no 2º semestre, segundo os especialistas consultados pelo Seu Dinheiro. Baixe o material completo aqui.
Twitter com X
A hashtag TwitterX está entre os assuntos mais comentados deste sábado, com parte dos usuários celebrando a mudança e parte sentindo falta do famoso passarinho azul.
Mas quem reclamou mesmo do X foram os funcionários da cidade de São Francisco, que abriram uma investigação sobre a empresa na sexta-feira (28) por supostamente instalar o logotipo mostrado no vídeo por Musk sem a devida aprovação.
O Departamento de Inspeção Predial apresentou duas reclamações ativas com as descrições “Estrutura no telhado sem autorização” e “Sinal inseguro” no endereço da sede da X.
Em uma reclamação, um funcionário disse que visitou o prédio e pediu aos representantes da empresa acesso ao telhado. Ele teve o acesso negado e disse que a estrutura é “um sinal luminoso temporário para um evento”.
A paixão de Musk pelo X
Não é de hoje que Musk tem uma paixão pela letra “x”. A SpaceX, fabricante de foguetes do bilionário, também apresenta um X como logotipo, e ele lançou recentemente uma nova startup de inteligência artificial chamada xAI, com o objetivo elevado de “entender a verdadeira natureza do universo”.
Mas desfazer anos da marca do pássaro azul do Twitter é um movimento que os analistas consideram arriscado — ainda mais em um momento no qual a plataforma luta para reter anunciantes, uma vez que as mudanças de Musk levaram à fuga de alguns deles.
Para contornar a situação, recentemente Musk contratou a ex-executiva de publicidade da NBCUniversal, Linda Yaccarino, como CEO, uma medida vista como uma forma de tranquilizar os anunciantes.
VEJA TAMBÉM — “Sofri um golpe no Tinder e perdi R$ 15 mil”: como recuperar o dinheiro? Veja o novo episódio de A Dinheirista!
*Com informações da CNBC