🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Mais demora

De volta ao limbo: STF suspende julgamento sobre correção do FGTS após pedido de vista de Kassio Nunes Marques

Suspensão de ação que tramita há quase dez anos e pode beneficiar trabalhadores é por tempo indeterminado, mas ministro promete ser rápido

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
27 de abril de 2023
16:22 - atualizado às 16:24
FGTS
Imagem: Montagem Andrei Morais

O julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do uso da Taxa Referencial (TR) para corrigir a rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entrou novamente numa espécie de limbo nesta quinta-feira (27).

A questão já tramitava na Corte desde 2014, mas só começou a ser julgada no último dia 20 de abril. Após o registro dos votos de dois ministros, o julgamento foi retomado nesta quinta, mas acabou suspenso depois que o terceiro votante, ministro Kassio Nunes Marques, fez pedido de vista, isto é, mais prazo para analisar o processo.

A suspensão é por tempo indeterminado, o que pode fazer o processo se arrastar ainda mais. O ministro Luiz Fux, entretanto, alertou para o interesse dos trabalhadores brasileiros no julgamento e pediu rapidez a Nunes Marques, que disse que pretende devolver com celeridade a ação para julgamento.

O que o STF está julgando

O STF julga uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo partido Solidariedade que contesta a correção do FGTS pela TR desde 1999, pois desde então a taxa tem sido incapaz de garantir que a rentabilidade do fundo preserve o poder de compra dos seus recursos ante a inflação.

De fato, durante vários anos recentes a TR se manteve zerada ou muito próxima de zero. Dado que a remuneração do FGTS é de apenas 3% ao ano e a inflação tem sido quase sempre maior que isso, os recursos dos trabalhadores no fundo vêm perdendo para a alta dos preços.

Remuneração do FGTS melhorou nos últimos anos

Desde 2017, porém, essa situação tem sido bastante minimizada, dado que o FGTS passou a distribuir parte dos seus lucros do ano anterior aos trabalhadores. Com isso o fundo de garantia conseguiu superar o IPCA de 2016 a 2020.

Leia Também

A distribuição de lucros também tem sido capaz de fazer o FGTS, por vezes, bater o retorno da caderneta de poupança, algo que nunca tinha conseguido fazer desde 1999. O retorno do fundo superou a caderneta nos anos de 2018, 2019 e 2020.

  • Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]

Os dois ministros que já registraram seus votos - Luís Roberto Barros e André Mendonça - defenderam justamente que a remuneração do FGTS não deveria ser inferior à da poupança.

Na sua fala antes de pedir vista, porém, Nunes Marques disse que atualmente o fundo de garantia já paga mais que a caderneta, não havendo perdas para o trabalhador.

Acontece que o fundo justamente obtém esse retorno pela distribuição de lucros, e não exatamente pela sua correção. E distribuição de lucros não é correção monetária, que é o que está sendo questionado nesse caso.

Os lucros gerados pelo FGTS variam de um ano para o outro, e não há garantia alguma de que, após sua distribuição, o fundo consiga superar a poupança e a inflação. Tanto que o fundo perdeu da poupança em 2017 e da inflação em 2021 mesmo com a distribuição de lucros.

ADI pede correção monetária por um índice de inflação

Além disso, render mais que a poupança também não é garantia de ter o poder de compra preservado, dado que a caderneta constantemente perde da inflação, o que ocorreu, por exemplo, em 2020 e 2021.

Por essa razão, a ADI proposta pelo Solidariedade pede a correção da remuneração do FGTS pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice de preços fortemente correlacionado ao IPCA, o índice oficial.

No entanto, ainda não é possível saber se o STF acatará esse tipo de correção, mesmo que estabeleça a inconstitucionalidade da TR como índice de correção monetária.

Os dois primeiros votos falam em poupança e não inflação como balizador para a rentabilidade do fundo; já Nunes Marques talvez sequer vote contra a TR, dado que já alegou que o FGTS não tem perdido da poupança e disse que quer analisar os argumentos da União sobre o caso.

O governo, naturalmente, é contra a derrubada da TR, uma vez que a utilização de um índice de correção maior impactará fortemente as contas públicas.

Mas, se o STF derrubar a TR e propuser a correção do FGTS pela inflação, o ganho para o trabalhador poderia ser superior ao dos últimos anos, dado que a proteção contra a alta dos preços estaria garantida. Veja como poderia ficar.

VEJA TAMBÉM - Fugi do país para escapar de uma montanha de dívidas, meus credores podem me perseguir?

Confira o episódio desta semana do quadro A Dinheirista, em que a repórter Julia Wiltgen resolve esse e mais casos cabeludos envolvendo dinheiro. Confira:

O que acontece se a correção pela TR for derrubada

Seja como for, se o STF de fato derrubar a TR, substituindo-a por um índice de correção mais favorável aos trabalhadores, a mudança deve passar a valer para todos os que têm carteira assinada já a partir da data do julgamento (20 de abril).

Também é possível que trabalhadores que entraram com ações na Justiça questionando a validade da TR como índice de correção monetária do FTGS até aquela data consigam obter decisões favoráveis à correção retroativa de seus recursos depositados no fundo de garantia desde 1999. Veja simulações de quanto essas pessoas poderiam ganhar.

Mas, mesmo para quem não entrou com ação, pode ser necessário recorrer à Justiça para fazer a eventual mudança valer de fato desde 20 de abril deste ano. Isso porque é bem provável que a Caixa só passe a aplicar a nova correção após o trânsito em julgado, o que pode levar até dois anos para ocorrer.

Saiba mais sobre como entrar com uma ação, nesse caso, e sobre os possíveis desfechos do julgamento.

*Com informações do G1

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MUITA CALMA NESSA HORA

Está com pressa por quê? O recado do chefão do BC dos EUA sobre os juros que desanimou o mercado

14 de novembro de 2024 - 18:40

As bolsas em Nova York aceleraram as perdas e, por aqui, o Ibovespa chegou a inverter o sinal e operar no vermelho depois das declarações de Jerome Powell; veja o que ele disse

ANTES DA DESPEDIDA

A escalada sem fim da Selic: Campos Neto deixa pulga atrás da orelha sobre patamar dos juros; saiba tudo o que pensa o presidente do BC sobre esse e outros temas

14 de novembro de 2024 - 17:32

As primeiras declarações públicas de RCN depois da divulgação da ata do Copom, na última terça-feira (12), dialogam com o teor do comunicado e do próprio resumo da reunião

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um passeio no Hotel California: Ibovespa tenta escapar do pesadelo após notícia sobre tamanho do pacote fiscal de Haddad

14 de novembro de 2024 - 8:19

Mercado repercute pacote fiscal maior que o esperado enquanto mundo político reage a atentado suicida em Brasília

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

O QUE FAZER?

Voltado para a aposentadoria, Tesouro RendA+ chega a cair 30% em 2024; investidor deve fazer algo a respeito?

13 de novembro de 2024 - 6:03

Quem comprou esses títulos públicos no Tesouro Direto pode até estar pensando no longo prazo, mas deve estar incomodado com o desempenho vermelho da carteira

O QUE ESTÁ EM JOGO

Bets livres? Sites de apostas driblam bloqueios da Anatel; STF e clubes defendem regulamentação

12 de novembro de 2024 - 18:55

Na outra ponta, entidades de defesa do consumidor alertam para o vício que leva ao comprometimento da renda de quem joga

A CRONOLOGIA DA DESACELERAÇÃO

A Argentina dos sonhos está (ainda) mais perto? Dólar dá uma trégua e inflação de outubro é a menor em três anos

12 de novembro de 2024 - 18:39

Por lá, a taxa seguiu em desaceleração em outubro, chegando a 2,7% em base mensal — essa não é apenas a variação mais baixa até agora em 2024, mas também é o menor patamar desde novembro de 2021

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Pacote fiscal do governo vira novela mexicana e ameaça provocar um efeito colateral indesejado

12 de novembro de 2024 - 7:01

Uma alta ainda maior dos juros seria um efeito colateral da demora para a divulgação dos detalhes do pacote fiscal pelo governo

O ‘TRUMP TRADE’ DO VERDE

Stuhlberger compra bitcoin (BTC) na véspera da eleição de Trump enquanto o lendário fundo Verde segue zerado na bolsa brasileira

11 de novembro de 2024 - 17:50

O Verde se antecipou ao retorno do republicano à Casa Branca e construiu uma “pequena posição comprada” na maior criptomoeda do mundo antes das eleições norte-americanas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em ritmo de festa: Ibovespa começa semana à espera da prévia do PIB; Wall Street amanhece em alta

11 de novembro de 2024 - 8:01

Bolsas internacionais operam em alta e dão o tom dos mercados nesta segunda-feira; investidores nacionais calibram expectativas sobre um possível rali do Ibovespa

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Prévia do PIB é destaque em semana com feriado no Brasil e inflação nos EUA

11 de novembro de 2024 - 7:03

A agenda econômica da semana ainda conta com divulgação da ata da última reunião do Copom e do relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)

JULGAMENTO SOBRE CORRUPÇÃO

Collor escapou da prisão? Pedido de ministro do STF adia conclusão de caso que poderia colocar o ex-presidente atrás das grades

10 de novembro de 2024 - 10:52

Graças ao destaque de André Mendonça, o caso deve ir ao plenário presencial do STF, dando tempo ao ex-presidente

RECOMENDAÇÕES

7% ao ano acima da inflação: 2 títulos públicos e 10 papéis isentos de IR para aproveitar o retorno gordo da renda fixa

8 de novembro de 2024 - 17:58

Com a alta dos juros, taxas da renda fixa indexada à inflação estão em níveis historicamente elevados, e em títulos privados isentos de IR já chegam a ultrapassar os 7% ao ano + IPCA

ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA META

Carne com tomate no forno elétrico: o que levou o IPCA estourar a meta de inflação às vésperas da saída de Campos Neto

8 de novembro de 2024 - 11:27

Inflação acelera tanto na leitura mensal quanto no acumulado em 12 meses até outubro e mantém pressão sobre o BC por mais juros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você quer 0 a 0 ou 1 a 1? Ibovespa repercute balanço da Petrobras enquanto investidores aguardam anúncio sobre cortes

8 de novembro de 2024 - 8:17

Depois de cair 0,51% ontem, o Ibovespa voltou ao zero a zero em novembro; índice segue patinando em torno dos 130 mil pontos

ONDE INVESTIR

O que comprar no Tesouro Direto agora? Inter indica títulos públicos para investir e destaca ‘a grande oportunidade’ nesse mercado hoje

8 de novembro de 2024 - 8:02

Para o banco, taxas como as que estamos vendo atualmente só ocorrem em cenários de estresse, que não ocorrem a todo momento

TÁ DANDO FAROL ALTO

Com Trump pedindo passagem, Fed reduz calibre do corte de juros para 0,25 pp — e Powell responde o que fará sob novo governo

7 de novembro de 2024 - 16:10

A decisão acontece logo depois que o republicano, crítico ferrenho do banco central norte-americano, conseguiu uma vitória acachapante nas eleições norte-americanas — e na esteira de dados distorcidos do mercado de trabalho por furacões e greves

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Jogando nas onze: Depois da vitória de Trump, Ibovespa reage a Copom, Fed e balanços, com destaque para a Petrobras

7 de novembro de 2024 - 8:17

Investidores estão de olho não apenas no resultado trimestral da Petrobras, mas também em informações sobre os dividendos da empresa

SOB PRESSÃO

Trump vai fazer os juros caírem na marra? Fed deve cortar a taxa hoje, mas vai precisar equilibrar pratos com a volta do republicano à Casa Branca

7 de novembro de 2024 - 7:02

Futuro de Jerome Powell à frente do BC norte-americano está em jogo com o novo governo, por isso, ele deve enfrentar uma enxurrada de perguntas sobre a eleição na coletiva desta quinta-feira (7)

POLÍTICA MONETÁRIA

Campos Neto acelerou: Copom aumenta o ritmo de alta da Selic e eleva os juros para 11,25% ao ano

6 de novembro de 2024 - 18:33

A decisão pelo novo patamar da taxa, que foi unânime, já era amplamente esperada pelo mercado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar