A Copa do Mundo Feminina vai começar: confira os possíveis caminhos do Brasil na busca pelo título inédito
A seleção brasileira vai entrar em campo em 24 de julho e o primeiro adversário é o Panamá
Lá vem mais uma Copa do Mundo. E agora é por conta das mulheres. O campeonato começa nos próximos dias e acontece no outro lado do mundo: na Austrália e na Nova Zelândia.
Como regra do torneio mundial, 32 seleções foram divididas em oito grupos, cada um com quatro times, para a disputa da primeira fase.
A bola vai rolar pela primeira vez em 20 de julho. A final está marcada para exatamente um mês depois, no dia 20 de agosto.
Para as brasileiras, a Copa do Mundo é um título inédito.
Os jogos do Brasil na primeira fase da Copa
Na fase de grupos, as seleções se enfrentam entre si dentro dos grupos e os dois primeiros colocados avançam para as oitavas-de-final. Vale lembrar que na primeira fase não há prorrogação nem disputa de pênaltis em caso de empate.
Nesta edição, o Brasil integra o Grupo F e enfrentará as seleções do Panamá, da França e da Jamaica.
Leia Também
Confira os dias e horários de jogos do Brasil na fase de grupos:
- Brasil x Panamá: segunda-feira, 24 de julho às 8h (horário de Brasília);
- Brasil x França: sábado, 29 de julho às 7h (horário de Brasília);
- Brasil X Jamaica: quarta-feira, 02 de agosto às 7h (horário de Brasília).
Oitavas-de-final
A partir dessa fase, os jogos são eliminatórios. Quem perder volta para casa. Em caso de empate, os times jogam uma prorrogação de 30 minutos e, caso necessário, a disputa será definida pelos pênaltis.
Se o Brasil passar para a fase de mata-mata, o adversário será um dos países que formam o Grupo H: Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul ou Marrocos.
Sendo assim, se a seleção brasileira conseguir a maior pontuação no Grupo F, o rival será o segundo colocado do Grupo H. A partida será disputada na terça-feira, 08 de agosto às 8h (horário de Brasília).
Agora, em caso de segundo lugar no grupo F, o Brasil vai enfrentar o líder do Grupo H também na terça-feira, 08 de agosto, mas às 5h (horário de Brasília).
As favoritas do grupo H são a Alemanha e a Colômbia. Tanto as alemãs quanto as colombianas foram derrotadas recentemente pelas comandadas da técnica Pia Sundhage.
A vitória sobre a Alemanha ocorreu em um amistoso disputado em abril em Nuremberg. Já o triunfo sobre a Colômbia assegurou ao Brasil a taça da Copa América Feminina, em 2022
Quartas-de-final
Se passar das oitavas-de-final, o Brasil vai integrar a seleta lista das oito melhores seleções do mundo.
Nessa fase de grupo acontecem quatro disputas. Confira os horários dos jogos:
- Quinta-feira, 10 de agosto às 22h (horário de Brasília);
- Sexta-feira, 11 de agosto às 4h30 (horário de Brasília);
- Sábado, 12 de agosto às 04h (horário de Brasília);
- Sábado, 12 de agosto às 7h30 (horário de Brasília).
VEJA TAMBÉM — Nome no Serasa: sofri um golpe e agora estou negativado! O que fazer?
Semifinal da Copa do Mundo
Quem passar desses confrontos para as semifinais. As partidas devem acontecer em:
- Terça-feira, 15 de agosto às 5h (horário de Brasília);
- Quarta-feira, 16 de agosto às 7h (horário de Brasília).
Os times que perderem as partidas da fase semifinal disputarão o terceiro lugar no sábado, 19 de agosto, às 5h (horário de Brasília). As vencedoras disputarão o título de melhor seleção feminina do planeta.
Final da Copa do Mundo
Mantendo as tradições da Copa do Mundo da Fifa, a bola deve rolar pela última vez em campo em um domingo.
A final acontecerá no dia 20 de agosto às 7h (horário de Brasília).
Até o momento, os países favoritos para o título são EUA — que busca o penta —, Alemanha — de olho no tricampeonato —, Japão e Noruega.
A seleção que levar o troféu também deve embolsar cerca de US$ 152 milhões, o equivalente a R$ 730 milhões.
Onde acompanhar os jogos do Brasil
Assim como na Copa do Mundo masculina, os brasileiros poderão acompanhar os jogos do Brasil na TV aberta pelo canal da Globo, emissora oficial da transmissão.
Dessa vez sem Galvão Bueno, os jogos serão conduzidos pela equipe de narradoras da emissora. As partidas também serão transmitidas em canais de assinatura do grupo Globo, como o SporTV, Globo Esporte e Globoplay.
E, quem quiser acompanhar pelo YouTube, a CazéTV, do apresentador Casimiro, é o canal oficial. Vale ressaltar que, no Brasil, o apresentador ganhou exclusividade de exibição das partidas das oitavas.
Sem folga
Assim como nos jogos da Copa do Mundo masculina, não há um decreto nacional que determine folga nos dias de disputas com a seleção brasileira em campo — ainda que a ministra do Esporte, Ana Moser, não tenha medido esforços para isso.
Neste ano, a vantagem (ou desvantagem para quem não acorda cedo) é que a maioria das partidas ocorrerá no período da manhã, graças ao fuso de diferença de 16 horas entre a Oceania — continente onde está a Austrália e a Nova Zelândia — e o Brasil.
Até o fechamento desta matéria, apenas a cidade de Natal, do Rio Grande do Norte, e o estado do Maranhão decretaram ponto facultativo para os órgãos públicos durante os jogos da seleção brasileira feminina.