Chineses negociam reativar fábrica da Ford na Bahia para fabricar carros elétricos
A Ford desativou a unidade de Camaçari no início de 2021 e agora pode dar lugar à BYD; saiba mais sobre a montadora chinesa
A antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) pode parar nas mãos dos chineses. O governo negocia com a montadora chinesa BYD para a retomada das instalações.
Quem confirmou a notícia foi o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Em uma postagem no Twitter, ele compartilhou uma matéria da revista Veja que diz que o governo trata da reabertura da planta com investidores chineses para produção de carros elétricos.
A Ford desativou a unidade de Camaçari no início de 2021, em meio ao encerramento das suas atividades produtivas no país.
Mas desde o ano passado rumores apontavam que a montadora chinesa BYD, uma das líderes mundiais na fabricação de carros elétricos, estava interessada na unidade baiana.
- Quer começar a ganhar dinheiro com dividendos, mas não sabe quais são as melhores ações para investir? O Seu Dinheiro preparou um treinamento exclusivo para os leitores. Ao final das 3 aulas, você já será capaz de comprar sua primeira ação pagadora de dividendos e ainda vai poder acessar GRATUITAMENTE uma lista com os 16 melhores papéis para buscar renda extra na bolsa. Clique aqui para acessar.
Quem é a BYD
Para quem não conhece, a marca chinesa BYD (pronuncia-se bi-uai-di) é focada na produção de carros eletrificados e também de outros componentes que envolvem o ecossistema da eletrificação.
Leia Também
Sigla de Build Your Dreams (do inglês, “construa seus sonhos”), a BYD é uma empresa de soluções elétricas para a mobilidade. Isso inclui ônibus e caminhões elétricos, baterias e sistemas fotovoltaicos.
Presente no Brasil desde 2015, a BYD já possui três fábricas. A primeira, aberta há sete anos em Campinas (SP), é responsável pela montagem de ônibus 100% elétricos.
Em 2017 foi aberta a segunda planta, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
A terceira unidade fabril, em Manaus (AM), inaugurada em 2020, surgiu da necessidade em abastecer sua frota de ônibus elétricos: a fábrica é dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.
Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos eletrificados.