🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Estadão Conteúdo
TV pirata

Caçada da Anatel ao ‘gatonet’ coloca Magazine Luiza, Americanas, Amazon e Casas Bahia na mira

Sites que oferecem itens de terceiros, estão repletos de aparelhos que permitem acesso clandestino a aplicativos de TV

Estadão Conteúdo
11 de fevereiro de 2023
10:45 - atualizado às 8:29
Televisão smart mostrando um homem assistindo gatonet
Homem assistindo televisão - Imagem: Pixabay

Depois de apreender 1,4 milhão de aparelhos de acesso clandestino a aplicativos de TV e anunciar que vai desligar cerca de 5 milhões de 'gatonets' em uso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mira, agora, a venda desses produtos por empresas de comércio eletrônico.

Os sites de venda de produtos, que funcionam como grandes supermercados que oferecem itens de terceiros, estão repletos desse tipo de aparelho. Em uma simples busca pela internet, é possível encontrar caixinhas de streaming em grandes sites, como Amazon, Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza.

A retirada de produtos ilegais é uma operação complexa para a agência e os próprios portais, já que alguns modelos de aparelhos - voltados especificamente para transformar a televisão em uma Smart TV, ou seja, permitir o acesso a aplicativos, por meio da assinatura oficial desses serviços - são permitidos e homologados pela agência.

Dentro das ofertas, há caixinhas que não foram homologadas pela agência, mas vendidas como se fossem. Paralelamente, há caixinhas, de fato, homologadas, mas que aceitam softwares maliciosos que são colocados posteriormente no aparelho, permitindo o acesso irregular aos aplicativos. Estes serão objeto de acompanhamento da Anatel, para posterior cancelamento da homologação.

VEJA TAMBÉM - AMERICANAS (AMER3), OI (OIBR3) E MAIS: O QUE ESTÁ POR TRÁS DO 'TSUNAMI' DE ENDIVIDADAS NA B3?

O que dizem as lojas

A Casas Bahia, por exemplo, loja que vende diversos modelos desses equipamentos pela internet, declarou à reportagem que todos os modelos que estão em seu portal foram homologados pela Anatel. Por meio de nota, a empresa afirmou que "é parceira da Anatel e faz checagens frequentes para manter no marketplace apenas produtos regulares".

A Americanas declarou que seu portal "é uma plataforma na qual os lojistas parceiros vendem diretamente seus produtos em várias categorias aos clientes finais" e que, se e quando identificada qualquer desconformidade adotamos as providências necessárias, que vão desde a retirada do item até o descredenciamento da loja".

Leia Também

As demais empresas citadas também foram procuradas, mas não se manifestaram até a conclusão desta edição.

Representantes da Anatel têm mantido conversas com os sites de comércio eletrônico para resolver a situação do 'gatonet'. A ideia é alinhar estratégias para filtrar e impedir a oferta de produtos ilegais. Na quinta-feira passada, a Anatel determinou o corte de sinais de servidores clandestinos que alimentam as caixinhas. Segundo especialistas da Anatel, o corte dos sinais será feito remotamente pelos prestadores de serviços, ou seja, não será necessário entrar na casa dos usuários para inviabilizar o acesso das "caixinhas clandestinas".

A identificação dos usuários do produto ocorre após a avaliação técnica de um modelo específico de caixinha. O passo seguinte é identificar se os endereços dos servidores acionados por esses equipamentos estão fornecendo conteúdo pirata. A partir daí, é feita uma denúncia contra esses equipamentos e os servidores específicos. Cabe à Anatel, então, autorizar o bloqueio na rede desses equipamentos identificados.

A determinação ocorre após a agência receber informações do uso generalizado do recurso. Um grupo interno da agência fez uma avaliação dos dados recebidos e, partir desse diagnóstico que foi concluído nos últimos dias, apontou a lista de equipamentos que devem ser bloqueados.

Tire as suas dúvidas sobre o bloqueio do 'gatonet'

O que é e como funciona a TV Box?

A TV Box ou "caixinha de TV" é usada para possibilitar que TVs comuns tenham acesso ao sinal de TV por assinatura, à internet e aos aplicativos de streaming. Esses aparelhos precisam ser homologados pela Anatel (exemplos: Chromecast, do Google, o FireTV, da Amazon, e a Apple TV).

Já os aparelhos de TV Box não homologados são usados para a prática conhecida como 'gatonet', ou seja, possibilitam o acesso a canais fechados ou aos conteúdos de serviços de streaming, sem que o usuário pague nada por isso. o nome 'gatonet' é uma referência à empresa de TV por assinatura Net. Segundo a Anatel, há cerca de 5 milhões desses aparelhos clandestinos em uso no País.

Por que as "caixinhas de TV" clandestinas serão bloqueadas?

Ao piratear sinais de TV por assinatura e outros conteúdos, a TV Box clandestina está sendo usada para prática ilícita, pois viola direitos autorais. Além disso, precisam da homologação da Anatel para serem vendidas no Brasil, para que o órgão se certifique de que cumprem com os padrões de qualidade e segurança. O objetivo do bloqueio é impossibilitar que esses aparelhos continuem funcionando e desestimular o seu uso. A agência lembra que canais de televisão fechados e serviços de streaming podem ser assinados e acessados legalmente pela internet, havendo inúmeras ofertas legítimas. Também há serviços de streaming que funcionam de forma legal e que são gratuitos.

Como será realizado o bloqueio?

A determinação da Anatel pelo corte do acesso desses aparelhos de 'gatonet' teve início na quinta-feira. Segundo especialistas do órgão, o corte dos sinais será feito remotamente pelos prestadores de serviços, ou seja, não será necessário entrar na casa dos usuários para inviabilizar o acesso das "caixinhas clandestinas".

A Anatel vai identificar se os servidores acionados pelas "caixinhas de TV" estão fornecendo conteúdo pirata. A partir daí, é feita uma denúncia contra esses equipamentos e os servidores específicos. Cabe à Anatel, então, autorizar o bloqueio dos equipamentos identificados.

Onde são vendidos os aparelhos clandestinos?

Apesar de se tratar de um recurso ilegal, pois acessa clandestinamente serviços restritos a assinantes, os aparelhos de TV Box clandestinos são comercializados livremente em grandes sites de comércio eletrônico. A Anatel inclusive já realizou operações que encontraram aparelhos de TV Box não homologados em centros de distribuição de grandes varejistas, além de diversas apreensões do produto em portos, como no de Santos. Segundo especialistas da Anatel, as lojas de comércio online podem ser alvo de algum tipo de punição pelo 'gatonet'.

Como saber se minha TV Box é pirata?

Mesmo comprando em lojas conhecidas, é possível que o consumidor esteja adquirindo uma TV Box pirata sem saber. Para identificar se o produto é homologado, é preciso buscar se ele tem o selo da Anatel e se o selo é autêntico. O selo apresenta o número do Certificado de Homologação do produto. É possível constatar a veracidade neste link.

Ao acessar o site e inserir o código que consta no selo, o sistema deve retornar o registro do produto. Clicando em "Número de Homologação", o consumidor terá acesso ao Certificado de Homologação e poderá verificar se os dados do Certificado coincidem com o aparelho em questão.

Quais riscos uma TV Box pirata pode oferecer?

Além de ilegal, como não tem homologação da Anatel, uma TV Box pirata pode oferecer diversos riscos, inclusive à privacidade dos dados do usuário. Estudos de engenharia reversa da Anatel, realizados entre maio de 2021 e dezembro de 2022 em aparelhos de TV Box não homologados, constataram a presença um software malicioso (malware) capaz de capturar dados dos usuários, como informações financeiras, arquivos e fotos, que estejam armazenados em dispositivos conectados na mesma rede.

O malware também permite a operação remota de aplicativos instalados e viabiliza ataques cibernéticos, comprometendo a segurança das redes de telecomunicações. Outras vulnerabilidades foram encontradas pela Anatel no 'gatonet', como falhas de segurança em atualizações que realizam modificações para possibilitar a instalação de aplicativos maliciosos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Conteúdo Empiricus

Vale apostar na recuperação da Americanas (AMER3)? Analistas ‘botam mais fé’ no turnaround de outra varejista

3 de setembro de 2024 - 16:52

“Show de volatilidade” da Americanas nos últimos dias não empolga analistas, que veem outra varejista em processo de turnaround como um investimento mais atrativo para o momento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não deve ser hoje: Ibovespa aguarda PIB em dia de aversão ao risco lá fora e obstáculos para buscar novos recordes

3 de setembro de 2024 - 8:11

Bolsas internacionais amanhecem no vermelho com temores com o crescimento da China, o que também afeta o minério de ferro e o petróleo

DANÇA DAS CADEIRAS

Americanas (AMER3) anuncia novo VP de operações; executivo fez carreira em outra empresa de Jorge Paulo Lemann

2 de setembro de 2024 - 18:58

O novo COO fez carreira na Ambev, onde presidiu a divisão de bebidas não alcoólicas e também liderou unidades de negócio na Colômbia, Peru e México

VEM M&A por aí?

Americanas (AMER3) busca compradores para Shoptime, Submarino e Ame e anuncia nova estratégia para serviços financeiros; ações saltam 18% na B3

2 de setembro de 2024 - 15:07

Além das possíveis alienações, a varejista informou também que iniciará a execução de uma nova estratégia de negócios para a plataforma de pagamentos digitais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um provérbio para a bolsa: Depois de realizar lucros, Ibovespa aguarda PCE, desemprego e falas de Haddad e Campos Neto

30 de agosto de 2024 - 8:09

Para além da bolsa, o Banco Central promove hoje seu primeiro leilão de venda de dólares desde abril de 2022

AÇÃO NA JUSTIÇA

Iguatemi (IGTI11) quer despejar Americanas (AMER3) de um dos principais shoppings de luxo de São Paulo

29 de agosto de 2024 - 16:07

A companhia foi à Justiça contra o atraso no pagamento de aluguéis e pede, além do despejo, R$ 2,98 milhões para a causa*

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem medo de soar repetitivo: Ibovespa mira novos recordes após indicação de Galípolo enquanto investidores esperam PIB dos EUA

29 de agosto de 2024 - 8:12

Além da revisão do PIB dos EUA no segundo trimestre, os investidores aguardam os dados de novos pedidos de seguro-desemprego

TEVE QUE ENTRAR EM LEILÃO

Ação da Americanas (AMER3) dá salto de 35% em menos de 1 hora de negociação após grupamento

27 de agosto de 2024 - 12:52

O papel já chegou a subir 50% no pregão de hoje, quando AMER3 começou a ser negociada na proporção de 100 para 1 como previa o grupamento de ações aprovado em maio

NO OLHO DO TORNADO

Americanas (AMER3): BTG Pactual se junta ao Santander e vende ações que recebeu em aumento de capital; papéis desabam 93% na B3 em 2024

26 de agosto de 2024 - 9:44

Com a operação, o banco reduziu a participação que detém na companhia para 3,62%, equivalente a 714.588.713 ações da varejista

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Entre dragões de gelo e fogo: Ibovespa inicia semana de olho em dados de inflação e emprego e juras sobre juros

26 de agosto de 2024 - 8:11

Indicadores de inflação e mercado de trabalho no Brasil e nos EUA ajudam investidores a calibrar perspectivas para os juros

Bombou na semana

O calvário das Americanas (AMER3), as pedras no caminho de Campos Neto e o virtual fim das contas rendeiras: veja as mais lidas da semana

24 de agosto de 2024 - 18:10

Notícias sobre a Americanas foram novamente os que mais chamaram a atenção dos leitores do Seu Dinheiro, ocupando os dois primeiros lugares entre as mais lidas da semana

COLOCOU LIMITE

Americanas (AMER3) define ‘teto de gastos’; veja quanto a diretoria está autorizada a gastar

23 de agosto de 2024 - 11:13

Limite de alçada não inclui contratação de garantias para fianças ou seguros

REALIZANDO O PREJUÍZO

Americanas (AMER3): Santander vende parte das ações que recebeu após levar calote da varejista

21 de agosto de 2024 - 9:00

Santander se tornou acionista da Americanas ao converter parte dos créditos que possui em ações e agora reduziu participação para 4,87% do capital

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um mercado atado: Ibovespa busca impulso na Vale e na alta do petróleo com investidores à espera da ata do Fed

21 de agosto de 2024 - 8:09

Vindo de dois recordes seguidos de fechamento, Ibovespa vem surfando expectativa de corte de juros nos Estados Unidos

APÓS AUMENTO DE CAPITAL

Americanas (AMER3) fará emissão de bônus para acionistas com novas ações a 1 centavo; saiba como vai funcionar

20 de agosto de 2024 - 13:34

Operação faz parte do aumento de capital de R$ 24 bilhões aprovado no mês passado pela varejista e proposto no plano de recuperação judicial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O céu é o limite para a bolsa? Ibovespa parte de recorde com mercado atento a Haddad e Campos Neto

20 de agosto de 2024 - 8:06

Em meio a uma agenda esvaziada, os investidores também estão na expectativa em relação ao simpósio de banqueiros centrais de Jackson Hole

“PASSA-SE O PONTO”

Com ações em “queda livre” na bolsa, Americanas (AMER3) diz adeus a mais uma empresa de seu portfólio

19 de agosto de 2024 - 18:54

Gigante do varejo, em recuperação judicial, ainda tem outros ativos relevantes na fila para vendas: o Hortifruti Natural da Terra e a Uni.Co

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Americanas (AMER3) em queda livre, um país onde todos podem ser considerados milionários e a vitória da teimosia — confira as notícias mais lidas do Seu Dinheiro

17 de agosto de 2024 - 9:51

Ações da Americanas (AMER3) foram destaque negativo em semana de recuperação da bolsa.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Recorde pós-olímpico na bolsa: Ibovespa busca novas máximas históricas em dia favorável a ativos de risco

16 de agosto de 2024 - 8:05

Ibovespa estabeleceu uma nova máxima intradiária na quinta-feira, mas não conseguiu bater o recorde de fechamento

VIRANDO PÓ?

Ações da Americanas (AMER3) derretem 70% e chegam a valer menos de R$ 0,10 após início da negociação de novos papéis e prejuízo em 2023

15 de agosto de 2024 - 11:12

Mesmo com uma forte volatilidade já prevista para hoje, o tamanho da queda não deixou de surpreender

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar