A bolsa vai abrir no feriado de 15 de novembro? Confira o funcionamento da B3, dos bancos, do transporte público e dos correios no dia da Proclamação da República
O feriado do dia 15 de novembro vem acompanhado de uma onda de calor no país. Para você curtir em paz, o Seu Dinheiro foi atrás do que vai ou não funcionar durante a folga
Uma nova onda de calor chega nesta semana e, como um presente de fim de ano, vem acompanhada de um recesso nacional. Nada melhor do que passar o feriado da Proclamação da República na praia ou curtindo uma piscina.
Mas, enquanto você renova o seu bronze, o funcionamento da bolsa, dos bancos, do transporte público e dos Correios pode esquentar sua cabeça. Para você poder curtir o feriado sem se preocupar, o Seu Dinheiro foi atrás do que vai ou não abrir durante o recesso.
Funcionamento da B3 no feriado
Os refrescos de um feriado calorento só vão durar um dia para os investidores. A bolsa brasileira ficará fechada apenas na quarta-feira (15) e volta a abrir na quinta-feira (16).
Durante o Dia da Proclamação da República, não haverá negociação. Dessa forma, ficam paralisadas as transações dos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, assim como do mercado de empréstimo de ativos.
A bolsa de valores brasileira também não fará registro de operações de títulos do agronegócio. O mesmo vale para o mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3, no qual não haverá negociação nem registro.
A contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 também estarão paralisadas durante o feriado. Assim como também não terá movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.
Leia Também
Quais são os 100 melhores vinhos do ano? Revista especializada elege tinto chileno e deixa Brasil fora da lista
Dessa forma, ficam paralisados os registros e negociações no mercado de títulos públicos federais, no Subsistema de Registro, no Subsistema de Depósito Centralizado e Sistema Cetip. Também não haverá liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.
Mas, claro, isso tudo é válido para as transações no Brasil, uma vez que o feriado é nacional. Lá fora, as bolsas continuarão abertas. Os investidores estarão de olho na divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) dos Estados Unidos e no encontro de cúpula entre os presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Joe Biden.
VEJA TAMBÉM: TOUROS E URSOS - A ‘mamata’ do 1% ao mês com renda fixa acabou. E agora?
Vai ter atendimento? O funcionamento dos bancos no dia 15 de novembro
As agências bancárias também ficarão fechadas para atendimento presencial no Dia da Proclamação da República. Porém, as atividades serão retomadas na quinta-feira (16) e seguem normalmente na sexta-feira (17), exceto em regiões com feriados municipais.
Tanto no feriado como no fim de semana, as áreas de autoatendimento dos bancos vão continuar disponíveis para realização de transferências e pagamento de contas.
Os pagamentos, em geral, já são alterados no boleto, com ajustes de datas quando previsto para feriados. Mas, caso as contas de consumo e carnês estejam com vencimento para a quarta-feira, elas poderão ser pagas na quinta-feira, sem acréscimo.
A Febraban recomenda que os clientes e o público em geral utilizem os canais digitais dos bancos, que estarão disponíveis mesmo durante o feriado, para maior agilidade.
Como vão funcionar os Correios no feriado?
Com a Black Friday no horizonte, você pode já estar aproveitando a temporada de promoções. Mas as compras podem demorar um pouco mais para chegar. Isso porque os Correios não vão funcionar durante o feriado, na quarta-feira. Mas não vai ser nada alarmante, uma vez que as entregas vão ocorrer normalmente no restante da semana.
O atendimento nas agências e unidades dos Correios também estará paralisado durante o feriado. No entanto, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) continuará disponível de forma automatizada. As atividades também serão retomadas na quinta-feira.
Vai de metrô, trem ou ônibus? Veja como fica o transporte público em São Paulo
Segundo a Secretaria de dos Transportes Metropolitanos (STM), as operações dos transportes paulistas terão mudanças durante o feriado do dia 15 de novembro.
Na CPTM, as linhas de trem vão funcionar com intervalos moderados durante o Dia da Proclamação da República, como ocorre aos domingos. As frotas de ônibus gerenciadas pela EMTU também vão operar conforme os dias de fim de semana no feriado.
Já o Metrô terá alterações em duas linhas na quarta-feira (15). A Linha 3-Vermelha, das 4h40 às 14h, vai operar com velocidade reduzida em toda a sua extensão, de Palmeiras-Barra Funda a Corinthians-Itaquera. A medida será aplicada para a continuidade das obras de instalação das portas de plataforma da estação Guilhermina-Esperança.
Entre a estação e a Vila Matilde, os trens circularão por uma única via.
Além disso, na Linha 15-Prata, das 4h40 às 14h, os passageiros serão atendidos gratuitamente por 24 ônibus articulados do sistema PAESE em toda extensão da linha, de Vila Prudente a Jardim Colonial.
O sistema será utilizado para que sejam realizados testes no sistema de sinalização e controle dos trens. Após o horário da interdição, a linha voltará a operar de ponta a ponta.