A bolsa vai abrir no feriado de 20 de novembro? Confira o funcionamento da B3, dos bancos, do transporte público e dos correios no Dia da Consciência Negra
Último feriado antes do Natal, o 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra; veja o que abre e o que fecha na segunda-feira
Mais uma folguinha chega nessa reta final do ano. Desta vez, o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares e promove a reflexão sobre o racismo no Brasil. Apesar de não ser um feriado nacional, seis Estados reconhecem a data. São eles São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Alagoas, Amapá e Mato Grosso.
Enquanto você reflete sobre a importância do combate ao racismo e renova as energias até o Natal, o funcionamento da bolsa, dos bancos, do transporte público e dos Correios pode ser uma distração não muito bem-vinda. Por isso, o Seu Dinheiro foi atrás do que vai ou não abrir durante o recesso, confira abaixo.
Sem descanso: funcionamento da B3 no feriado
No último feriado antes do Natal, os investidores por aqui não vão poder ficar de molho. A bolsa brasileira ficará aberta durante toda a semana, inclusive na segunda-feira (20).
Durante o feriado, será mantido o horário normal de funcionamento, com registros, movimentações e liquidação para as operações de renda fixa e de derivativos nas modalidades sem contraparte central garantidora e com contraparte central garantidora.
A bolsa de valores brasileira também terá movimentação de garantias no Sistema Cetip. As negociações e liquidações de títulos públicos do Tesouro Direto vão manter os horários de funcionamento.
Também haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.
Leia Também
- VEJA TAMBÉM: TOUROS E URSOS - A ‘mamata’ do 1% ao mês com renda fixa acabou. E agora?
Sem atendimento? Veja o funcionamento dos bancos no dia 20 de novembro
As agências bancárias ficarão fechadas para atendimento presencial no Dia da Consciência Negra, nas regiões em que a data é reconhecida. Porém, as atividades serão retomadas na terça-feira (21), exceto em regiões com feriados municipais.
Durante o recesso, as áreas de autoatendimento dos bancos vão continuar disponíveis para realização de transferências e pagamento de contas.
Os pagamentos, em geral, já são alterados no boleto, com ajustes de datas. Mas, caso as contas de consumo e carnês estejam com vencimento para a segunda-feira, elas poderão ser pagas na terça-feira, sem acréscimo.
A Febraban recomenda que os clientes e o público em geral utilizem os canais digitais dos bancos, que estarão disponíveis mesmo durante o feriado, para maior agilidade.
Como vão funcionar os Correios no feriado?
Se as suas comprinhas ainda não chegaram, você terá que esperar até terça-feira. Isso porque os Correios não vão funcionar nos locais em que o feriado é reconhecido, com as entregas voltando a ocorrer normalmente no restante da semana.
O atendimento nas agências e unidades dos Correios também estará paralisado na folga. No entanto, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) continuará disponível de forma automatizada. As atividades também serão retomadas na terça-feira.
Como fica o transporte público em São Paulo?
Segundo a Secretaria de dos Transportes Metropolitanos (STM), as operações dos transportes paulistas terão mudanças durante o feriado do dia 20 de novembro.
Na CPTM, as linhas de trem vão funcionar com intervalos moderados durante o Dia da Consciência Negra, como ocorre aos domingos. As frotas de ônibus gerenciadas pela EMTU também vão operar conforme os dias de fim de semana no feriado.