🔴 CLUBE DOS CRIPTOMILIONÁRIOS: VEJA COMO PARTICIPAR PARA BUSCAR ATÉ R$ 1 MILHÃO – ACESSE AQUI

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

EMERGENTES EM FOCO

Adeus, dólar! (parte 3): Países dos BRICS desenvolvem criptomoedas próprias e ampliam leque de possibilidades contra moeda norte-americana; veja quais são elas

Quem levantou a lebre de que as trocas entre países deveriam acontecer sem a necessidade da moeda norte-americana foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Renan Sousa
Renan Sousa
28 de abril de 2023
10:27 - atualizado às 10:58
BRICS criam criptomoedas próprias para combater hegemonia do dólar
Imagem: Montagem Seu Dinheir / imagens: reprodução de rede social

Dando mais um pontapé na sequência de matérias sobre o eventual fim da soberania do dólar para transações internacionais (você confere aqui a parte um e aqui a parte dois), agora é a vez de falarmos especificamente das Central Bank Digital Currencies(CBDCs). Elas também são chamadas popularmente de “criptomoedas estatais”.

As CBDCs nada mais são do que a representação digital de moedas emitidas pelos bancos centrais dos países. A principal vantagem é de que se trata de um ativo tokenizado em distributed ledger technology (DLT) — nome bonito para blockchain.

Em outras palavras, é possível criar estruturas financeiras utilizando essas moedas, como contratos inteligentes (smart contracts) e novas classes de investimentos. 

O debate ganhou força em dois momentos distintos. Primeiro, com o pontapé inicial dado pela exclusão da Rússia do Swift, o sistema de pagamentos internacional. Desde então, o país vem buscando alternativas para transferências transfronteiriças

Alternativa ao dólar

Em seguida, quem levantou a lebre de que as trocas entre países deveriam acontecer sem a necessidade da moeda norte-americana foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em visita à China, ele reforçou a necessidade de uma moeda comum para trocas comerciais dos BRICS— grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia, a própria China e a África do Sul (o “S” vem do inglês South Africa).

Leia Também

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Buy the dip

Apesar de os projetos de CBDCs terem nascido há algum tempo, eles ganharam destaque com os recentes anúncios feitos pela Rússia e pela China.

Tirando o dólar da jogada

Os esforços para colocar o dólar de escanteio partem principalmente da China. Afinal, o país tem ampliado sua presença econômica com a Nova Rota da Seda, um plano de financiar infraestrutura em países com baixo desenvolvimento

A Rússia passou a usar o yuan em 70% das suas transações comerciais; já a Argentina, que passa por uma severa escassez de dólares, pretende intensificar o comércio com a China utilizando a moeda do país

Ao mesmo tempo, a China também lançou um plano para usar o yuan digital (também chamado de e-CNY) no comércio internacional. A utilização de uma moeda baseada na tecnologia DLT abre espaço para trocas com outras CBDCs — e minar ainda mais a presença do dólar no grupo de países emergentes.

Confira a seguir os principais projetos de moedas virtuais dos países dos BRICS:

  • Você conhece a “profecia do Bitcoin”? Segundo entusiastas de criptomoedas, o BTC pode substituir o sistema financeiro tradicional nos próximos anos – e as crises bancárias recentes estão fortalecendo cada vez mais essa tese. Este é o momento para comprar bitcoin? Descubra aqui.

China: yuan digital (e-CNY) é o dominante

Começando por aquela que é a principal candidata para tomar o cenário internacional nas transações virtuais, o e-CNY foi uma das primeiras CBDCs a ser anunciada no mundo por um país com uma economia estável.

Vale ressaltar aqui que foram nos países da África que surgiram as primeiras ideias de moedas virtuais emitidas por Bancos Centrais. Entretanto, isso se deve mais a uma questão de contornar crises econômicas do que propriamente para trocas internacionais.

O país já vinha fazendo testes com a moeda virtual, como aconteceu nos jogos de inverno em fevereiro do ano passado. O sucesso com essa primeira prova de fogo permitiu a China arriscar o uso ampliado do yuan digital. 

Brasil: real digital (RD) é a criptomoeda brasileira

O segundo projeto de moeda digital de Banco Central é o nosso real digital (RD). A criptomoeda brasileira já está em fase de testes mais avançados — e você pode ler mais sobre como isso é revolucionário aqui.

Agora, a autoridade monetária local quer fazer os tais testes de estresse e experimentar aplicações com o RD. O BC abriu recentemente inscrições para 10 empresas fazerem provas desses usos de uma CBDC no sistema financeiro nacional.

Rússia: rublo digital x dólar

Assim como o real digital, o rublo também deve ganhar uma versão virtual em 2024. O roadmap (cronograma de lançamento, no jargão do mercado de criptomoedas) também está um pouco mais avançado do que as demais CBDCs dos outros integrantes do grupo.

Esses testes de estresse tem como parceiros os maiores bancos da Rússia para executar transações pessoa a pessoa (peer-to-peer ou P2P). 

Mas existem preocupações quanto ao cronograma de lançamento do rublo digital. Em primeiro lugar, a guerra com a Ucrânia tem afetado diretamente os cofres russos, o que pode exigir um abandono do projeto para maiores testes.

Além disso, em 2024 acontecem as eleições presidenciais da Rússia. O mais cotado para assumir o cargo é o atual presidente, Vladimir Putin.

Índia: rúpia digital (e₹-R, e-INR ou e-rupee)

O país mais populoso do mundo também quer lançar a sua versão da rúpia, a rúpia digital (e₹-R, e-INR ou e-rupee, como também é conhecida). 

O principal desafio enfrentado pela Índia para o lançamento da versão digital de sua moeda é justamente o tamanho da população. 

Não é de hoje que a Índia é conhecida por ter uma grande presença digital. O país é o segundo maior usuário de criptomoedas do planeta, perdendo apenas para o Vietnã, de acordo com dados de junho do ano passado da Chainalysis. 

Para manter o sistema seguro e funcionando para seus mais de 1,5 bilhões de habitantes, os testes de estresse do e-INR precisam avançar mais. 

África: berço da civilização e das CBDCs

Como foi dito anteriormente, a África foi o berço dos primeiros projetos de CBDCs do mundo. Oficialmente, a primeira CBDC do mundo foi a Sand Dollar, das Bahamas, lançada em outubro de 2020.

Em grande escala, porém, o primeiro projeto voltado para um público amplo e de uso irrestrito aconteceu na Nigéria, em 2021, com a eNaira, versão virtual de sua moeda.

Segundo dados de 2022 do Fundo Monetário Internacional (FMI), o projeto dessa CBDC — chamado até o momento apenas de Project Khokha 2 — já está na fase piloto.

Essa é a segunda etapa antes do lançamento oficial da moeda, mas não há maiores informações sobre o andamento dos testes.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GOVERNANÇA

Tanure vai virar o alto escalão do Pão de Açúcar de ponta cabeça? Trustee propõe mudanças no conselho; ações PCAR3 disparam na B3

31 de março de 2025 - 9:34

A gestora quer propor mudanças na administração em busca de uma “maior eficiência e redução de custos” — a começar pela destituição dos atuais conselheiros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Payroll, balança comercial e PMIs globais marcam a semana de despedida da temporada de balanços

31 de março de 2025 - 7:03

Com o fim de março, a temporada de balanços se despede, e o início de abril chama atenção do mercado brasileiro para o relatório de emprego dos EUA, além do IGP-DI, do IPC-Fipe e de diversos outros indicadores

ATENÇÃO, CONCURSEIROS!

Conab abre concurso para 403 vagas, com salários de até R$ 8,1 mil; veja como participar

28 de março de 2025 - 18:30

Novo edital abre oportunidades em todas as unidades da Conab; inscrições vão de 14 de abril a 15 de maio

BALANÇO DOS BALANÇOS

O e-commerce das brasileiras começou a fraquejar? Mercado Livre ofusca rivais no 4T24, enquanto Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia apanham no digital

28 de março de 2025 - 16:02

O setor de varejo doméstico divulgou resultados mistos no trimestre, com players brasileiros deixando a desejar quando o assunto são as vendas online

MERCADOS HOJE

Nova York em queda livre: o dado que provoca estrago nas bolsas e faz o dólar valer mais antes das temidas tarifas de Trump

28 de março de 2025 - 14:15

Por aqui, o Ibovespa operou com queda superior a 1% no início da tarde desta sexta-feira (28), enquanto o dólar teve valorização moderada em relação ao real

JANELA DE OPORTUNIDADE

Não é a Vale (VALE3): BTG recomenda compra de ação de mineradora que pode subir quase 70% na B3 e está fora do radar do mercado

28 de março de 2025 - 11:51

Para o BTG Pactual, essa mineradora conseguiu virar o jogo em suas finanças e agora oferece um retorno potencial atraente para os investidores; veja qual é o papel

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

SEXTOU COM O RUY

Não existe almoço grátis no mercado financeiro: verdades e mentiras que te contam sobre diversificação

28 de março de 2025 - 6:11

A diversificação é uma arma importante para qualquer investidor: ajuda a diluir os riscos e aumenta as chances de você ter na carteira um ativo vencedor, mas essa estratégia não é gratuita

DIA 67

Trump mira na paz e acerta no ódio: o dia que Zelensky disse que Putin ia morrer

27 de março de 2025 - 19:45

Em entrevista à uma emissora francesa, o presidente da Ucrânia fala algumas vezes na morte de Vladimir Putin — coragem ou desespero?

EFEITO COLATERAL

Tarifas de Trump derrubam montadoras mundo afora — Tesla se dá bem e ações sobem mais de 3%

27 de março de 2025 - 16:38

O presidente norte-americano anunciou taxas de 25% sobre todos os carros importados pelos EUA; entenda os motivos que fazem os papéis de companhias na América do Norte, na Europa e na Ásia recuarem hoje

ROXINHO EXPRESS

110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais

27 de março de 2025 - 15:22

Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade

ENTREVISTA EXCLUSIVA

CEO da Americanas vê mais 5 trimestres de transformação e e-commerce menor, mas sem ‘anabolizantes’; ação AMER3 desaba 25% após balanço

27 de março de 2025 - 14:58

Ao Seu Dinheiro, Leonardo Coelho revelou os planos para tirar a empresa da recuperação e reverter os números do quarto trimestre

ACORDO COMERCIAL

Oncoclínicas (ONCO3) fecha parceria para atendimento oncológico em ambulatórios da rede da Hapvida (HAPV3)

27 de março de 2025 - 10:38

Anunciado a um dia da divulgação do balanço do quarto trimestre, o acordo busca oferecer atendimento ambulatorial em oncologia na região metropolitana de São Paulo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Buy the dip, e leve um hedge de brinde

26 de março de 2025 - 19:58

Para o investidor brasileiro, o “buy the dip” não só sustenta uma razão própria como pode funcionar também como instrumento de diversificação, especialmente quando associado às tecnologias de ponta

DIA 66

Trump taxa carros e dá spoiler: vem surpresa no dia 2 de abril

26 de março de 2025 - 19:45

No melhor do toma lá, dá cá, o presidente norte-americano cogitou conceder uma redução nas tarifas impostas à China se houver um acordo sobre o TikTok

DA TECNOLOGIA AO MEIO AMBIENTE

Lula firma acordos com Japão, mas frustração do mercado ajuda a derrubar as ações dos frigoríficos na bolsa

26 de março de 2025 - 16:45

Em rara visita de Estado ao Japão, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, firmaram nesta quarta-feira (26) dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente

RECURSO NEGADO

De olhos bem fechados: Brasil reafirma proibição da troca de íris por criptomoedas enquanto busca nova regulamentação para IA

26 de março de 2025 - 16:25

A multinacional Tools for Humanity, fundada por Sam Altman, segue impedida de retomar atividades no Brasil, enquanto a ANPD busca novas formas de regulamentar tecnologias emergentes

DE VOLTA AO MERCADO

Mercado Bitcoin: CVM volta atrás em decisão e libera tokens de consórcio na plataforma cripto

26 de março de 2025 - 14:40

Duas semanas após suspender a oferta de 11 tokens de consórcio do Mercado Bitcoin, CVM recua sem dar detalhes sobre decisão

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar