Os 10 anos do Nubank, os detalhes do arcabouço fiscal e problemas com a Bet365; confira os destaques do dia
O Ibovespa ampliou hoje o seu histórico positivo recente — com uma alta de 0,59%, aos 110.108 pontos. Mas a vitória só veio na reta final do pregão. Antes disso, o dia foi de muita instabilidade por parte da bolsa brasileira.
É que apesar de a Câmara dos Deputados ter aprovado o pedido de urgência para a tramitação do novo arcabouço fiscal, algumas contas apresentadas no relatório trouxeram dúvidas ao mercado. Isso sem falar no ambiente internacional desfavorável.
Em um dia em que o Ministério da Fazenda prometeu revisar para cima as expectativas de crescimento do país, coube ao relator da pauta, Cláudio Cajado, colocar os pingos nos is e explicar melhor pontos polêmicos do texto.
O deputado declarou que o seu relatório, apesar de não ser definitivo e ainda poder passar por mudanças, segue as regras propostas pelo arcabouço e não deixa brecha para que o governo aumente as despesas mais do que o saudável para as contas públicas.
A nota divulgada pelo congressista animou os investidores, tirando pressão da curva de juros, mas não foi suficiente para acalmar o câmbio — o dólar à vista seguiu trajetória internacional e fechou em alta de 0,68%, a R$ 4,9680.
A maior parte da volatilidade do mercado hoje veio justamente de Wall Street.
Na parte da manhã, os dados de seguro-desemprego melhores que o esperado e algumas declarações de dirigentes do Federal Reserve levaram os investidores a temerem um novo aumento de juros na próxima reunião do Fed.
Mas, na parte da tarde, as bolsas americanas deixaram o temor de lado e focaram em notícias mais animadoras. Com a proximidade do fim de semana, cresce a expectativa para que um acordo seja fechado para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos — o combustível necessário para levar o Nasdaq a subir mais de 1%.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro
ANIVERSÁRIO
Nubank chega aos 10 anos e mira entrada no crédito imobiliário “com carinho”, de olho no público de alta renda. Busca por um público com maior poder aquisitivo é observada não apenas no banco digital, mas também nas grandes instituições financeiras do país.
SÃO OS FUNDAMENTOS…
UBS BB rebaixa Braskem (BRKM5) para neutro, mas a mudança não tem a ver com a possível venda da fatia da Novonor. O banco não mexeu no preço-alvo da ação e alega que o corte se deve ao cenário futuro para a empresa, pois não vê possíveis gatilhos de alta no horizonte.
VIRANDO A MESA
Fundo imobiliário The One rejeita proposta de venda de prédio homônimo e decide tentar aumentar a participação no ativo. O ONEF11 negocia com o Pátria Edifícios Corporativos (PATC11) a compra dos seis conjuntos detidos pelo segundo FII no edifício.
ACERTANDO AS CONTAS COM O LEÃO
Problemas para declarar o Imposto de Renda? Conheça 3 aplicativos que podem te ajudar. As ferramentas agilizam o processo ou auxiliam os investidores a calcular e recolher o IR.
E AGORA, BET365?
No novo episódio de A Dinheirista, Julia Wiltgen resolve um caso cabeludo. A situação é a seguinte: “fui convencido a apostar na Bet365, perdi parte do dinheiro e não consigo sacar o resto de jeito nenhum, já falei com o chat e nada! O que fazer?”. Spoiler: a coisa pode ficar feia para o site de apostas. Clique aqui e veja o vídeo completo.