Semana de quatro dias úteis virando realidade? Saiba quais são as empresas que vão participar do projeto-piloto no Brasil
A organização Reconnect Happiness at Work anunciou o nome de 15 companhias que testaram a jornada reduzida
A semana de quatro dias úteis já tem deixado de ser um sonho para alguns brasileiros. Por aqui, algumas empresas de tecnologia e do setor financeiro já adotaram a jornada mais curta de trabalho em meio à pandemia.
Mas, a exemplo de outros países da Europa como o Reino Unido e Portugal, a semana útil com um dia “a menos” de trabalho vai ser testada no Brasil a partir de novembro, com duração de seis meses.
A inscrição e seleção das empresas, porém, termina amanhã, 31 de agosto, e o processo de preparação e orientação para o funcionamento dos testes inicia em 5 de setembro.
As datas foram divulgadas hoje (30) pela Reconnect Happiness at Work, organização responsável pelo programa.
O projeto terá parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para mensurar os dados qualitativos. Já a Clemente & Teixeira Advocacia atuará na assessoria jurídica às empresas cadastradas.
A WeWork — empresa de espaços corporativos conhecidos como coworking — também deve participar da iniciativa com uma equipe organizadora. A Boston College será a única parceira internacional do teste no Brasil.
Leia Também
Jaguar movimenta a internet com rebranding, mas vai ter que ir bem além da estética e do ‘modernismo exuberante’ para se salvar
Quais são os 100 melhores vinhos do ano? Revista especializada elege tinto chileno e deixa Brasil fora da lista
Empresas vão testar semana de quatro dias úteis
A organização Reconnect Happiness at Work anunciou o nome de 15 empresas que participarão do teste-piloto da semana de quatro dias no Brasil.
As companhias participantes atuam nos segmentos de arquitetura, manufatura, hotelaria, consultoria de recrutamento, alimentos, varejo, entretenimento e plataformas de tecnologia e inovação e saúde.
São elas:
- Editora MOL
- Smart Duo
- T4S - Thanks for Sharing Comunicação
- GR Assessoria Contábil
- Brasil dos Parafusos
- Abaeterno
- Plonge
- Haze Shift Consultoria
- Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação
- Alimentare Nutrição e Serviços
- PiU Comunica
- Innuvem
- Inspira
- Clementino e Teixeira Advocacia
- Hospital Indianópolis
As empresas são sediadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre.
Vale ressaltar que não são apenas as empresas listadas que vão participar da semana de quatro dias úteis. Até o momento, a organização confirma o interesse de 20 companhias, que reúnem mais de 400 funcionários.
Como deve funcionar?
As empresas participantes do teste-piloto deverão adotar a jornada de 32 horas semanais sem a redução dos salários dos funcionários.
Mas o modo como isso será realizado caberá às companhias. Ou seja, não há determinação de qual dia da semana será o “dia de folga” — que poderá ser na segunda-feira, na sexta-feira ou em qualquer outro, tudo isso dependerá da escolha, exclusivamente, da empresa.
Além disso, as participantes terão acesso ao benefício vale-escritório do WeWork, o Workpass, que dá acesso a mais de 30 prédios da companhia e em mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo nos primeiros meses do teste.