🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Liliane de Lima

É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.

CARREIRAS

Os cinco erros mais comuns no currículo e que podem fazer você perder uma vaga de emprego

O currículo é um ‘cartão de visitas’ para quem deseja uma (re)colocação no mercado de trabalho; conheça os erros mais comuns dos candidatos a uma vaga de emprego

Liliane de Lima
30 de março de 2023
9:32 - atualizado às 9:09
currículo; emprego
Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

“A primeira impressão é a que fica”. Essa frase, comum no cotidiano, pode acontecer nos mais diferentes momentos: ao conhecer uma pessoa, ao bater o olho na capa de um livro, ao ver o trailer de uma série — ou, até mesmo, na hora de se candidatar a uma vaga de emprego

O currículo é um ‘cartão de visitas' para quem deseja uma (re)colocação no mercado de trabalho. Embora o documento com informações gerais sobre qualificações técnicas não seja mais entregue, na maioria dos casos, na recepção ou no setor de recursos humanos de uma empresa, ele ainda é um dos primeiros — e mais importantes —  passos na trajetória profissional. 

E, mesmo com o avanço da tecnologia, que permitiu que a divulgação das vagas de emprego e os processos seletivos fossem feitos no ambiente virtual, algumas dúvidas permanecem na hora de candidatar-se a uma vaga: “quais informações devo escrever e como preencher corretamente os dados em uma plataforma?” 

  •  Você já ouviu falar das vagas secretas do LinkedIn? Muitos profissionais não sabem, mas a maioria das vagas hoje são preenchidas de forma oculta no LinkedIn. Confira esses 3 passos simples para tornar seu currículo acessível a essas oportunidades.

Confira a seguir os cinco erros que os candidatos devem ‘fugir’ na hora de se candidatar a uma oportunidade de emprego: 

1. Não preencher todos os campos

Em geral, as plataformas de divulgação de vagas de emprego, como a Gupy, InfoJobs e Vagas.com, além de receberem o currículo de forma virtual, exigem o preenchimento de alguns campos — que podem ser obrigatórios ou não. 

E, nos processos seletivos mais concorridos e com número de candidaturas elevado, esses “campos” aparecem na triagem dos perfis profissionais, por meio de filtros disponíveis nas plataformas. Ou seja, essas lacunas podem ser até mais importantes do que o próprio currículo em si. 

Leia Também

“Em um processo seletivo, a empresa não olha todos os currículos. Na verdade, existe uma seleção de acordo com o preenchimento de alguns campos para saber se o perfil é aderente [à vaga]”, afirma Ana Paula Prado, CEO da Infojobs. 

Em geral, as lacunas abordam sobre experiências profissionais, conhecimentos de idiomas e formação acadêmica. Nome da vaga, palavras similares e/ou mais abrangentes — como a área de atuação —, além do nível de senioridade, também são alguns filtros utilizados pelas empresas nas plataformas de recrutamento e seleção. 

Então, como preencher? 

O preenchimento das lacunas também requer atenção e tempo. Segundo os especialistas ouvidos pelo Seu Dinheiro, nem sempre inserir “palavras-chave” é suficiente. Isso, por exemplo, se aplica aos campos de competências técnicas ou experiências anteriores.

“Muitos candidatos acham que só porque colocaram o cargo anterior ali [no campo de inscrição à vaga] já é suficiente”, disse Guilherme Dias, gerente de marketing (CMO) e cofundador da Gupy. 

“O conteúdo, ou seja, a descrição da atividade desempenhada pelo profissional sempre é o mais importante. As pessoas não escrevem de uma forma descritiva, e isso é um problema. Por isso, nesses casos, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta [de informações].”

Além disso, outra dica é preencher com palavras utilizadas na descrição da vaga. Se, por exemplo, a empresa exige formação em determinado curso, o candidato deve escrever o curso no campo requisitado. 

E, por fim, “palavras proibidas não existem”, afirma Luciana Calegari, especialista em recrutamento e seleção na Vagas.com.

2. Qualquer vaga de emprego vale

Atentar-se à descrição da vaga é um dos fatores mais importantes na busca por um emprego e a escolha deve ser feita com base nas experiências prévias ou, em caso de transição de carreira, em formação e preparo acadêmico. 

“A pessoa tem como objetivo, expresso no currículo, ‘ser professora’, mas está se candidatando a uma vaga de recrutamento e seleção, ela não será uma das selecionadas para a próxima fase do processo seletivo”, afirma Calegari, da Vagas.com. 

O candidato, por sua vez, antes de se aplicar a qualquer cargo, deve analisar a posição pleiteada com perguntas como: 

  • Qual foi a minha última experiência? 
  • Qual é a minha formação? 
  • Qual é o objetivo profissional?  
  • Quais foram as atividades que foram desenvolvidas no meu último emprego?

E, a partir delas, a pessoa vai conseguir entregar o que o recrutador precisa para a análise do perfil, explica Ana Paula Prado, do Infojobs.

Quer acompanhar todas as decisões e acontecimentos dos primeiros 100 dias do governo Lula e comparar com o início da gestão de Jair Bolsonaro? Acompanhe AQUI a cobertura do Seu Dinheiro.

3. “Inventar” informações 

Em outras palavras, “aumentar” qualificações e descrever experiências não vivenciadas no ambiente de trabalho pode prejudicar o candidato no processo seletivo

Ainda que as plataformas não tenham “detector de mentiras”, as informações no currículo e na candidatura da vaga virão à tona nas entrevistas com o recrutador e gestor do cargo de interesse.  

“Não se deve mentir incluindo uma palavra, competência ou experiência só pode ser uma exigência para a candidatura. A gente tem que colocar o que é, de fato, pensando sempre a partir da própria experiência e objetivo profissional”, afirma Ana Paula Prado, do Infojobs.

4. Focar em experiências não profissionais 

Ao completar a inscrição na plataforma de emprego, campo a campo, o candidato deve se ater a informações ‘estritamente’ profissionais. 

Ou seja, experiências como cursos livres que não estejam relacionados a habilidades ou competências exigidas não precisam aparecer, em um primeiro momento. 

“Se a pessoa fez um curso de ballet, por exemplo, e está se candidatando a uma vaga de vendas, não tem porquê escrever isso no ato da inscrição, já que não é uma experiência conectada diretamente ao mundo corporativo. Se for por uma habilidade desenvolvida, em específico, é mais interessante citar durante uma entrevista”, explica Luciana Calegari, do Vagas.com. 

A especialista, porém, afirma que no caso de experiências em empresas júnior, no período da graduação, e trabalhos voluntários podem ser citados no currículo e nas candidaturas on-line  — desde que tenham alguma afinidade com os requisitos exigidos ao cargo de interesse do candidato. 

5. Inserir dados desnecessários 

Alguns dados, como endereço detalhado, estado civil e fotos de perfil podem até entrar em plataformas de vagas de emprego, mas não é uma obrigatoriedade — principalmente, em currículos anexados em formato PDF. 

Isso porque as informações pessoais não devem “circular de mão em mão”, por serem dados que podem causar algum dano material aos candidatos, disse Luciana Calegari, da Vagas.com. 

De acordo com a especialista, no caso das plataformas de recrutamento, existe a obrigatoriedade de sigilo, com compartilhamento de informações apenas com a empresa em que o candidato se aplicou. 

Contudo, há duas exceções: a pretensão salarial e a localidade da residência. 

Ainda que a apresentação do valor de remuneração não seja obrigatório em lei, a empresa pode adotar a medida como um filtro de busca. “A pretensão salarial, em linhas gerais, é bom citar na candidatura ou no currículo, desde que a empresa indique isso”, diz Calegari.

Como o valor da remuneração é, geralmente, citado durante a entrevista de emprego, o candidato também deve estar aberto à negociação, segundo a especialista. 

Já no caso da localidade da residência, a informação é interessante para oportunidades com atuação presencial ou híbrida — e apenas com a indicação da cidade; nome da rua e CEP são dispensáveis. 

LEIA TAMBÉM

Inteligência artificial: vilã ou aliada na busca por emprego? 

Motivo de muitas reclamações, a inteligência artificial tem sido a ‘grande vilã’ das plataformas de recrutamento online, na opinião de muitos dos profissionais expostas em redes sociais e de networking, como o LinkedIn. 

Contudo, segundo as empresas de recrutamento, a IA, na verdade, é uma aliada. "Existem muitas vagas com mais de 500 pessoas candidatas, ou um número maior como 5 ou 10 mil profissionais interessados”, afirma Guilherme, da Gupy. 

Isso porque, além de facilitar o processo de seleção de currículos, a tecnologia permite uma análise dos perfis sem alguns vieses que eram comuns na área de recrutamento e seleção.

“Antes, na época do currículo físico, um monte de papel se perdia e a escolha era pautada em documentos mais recentes ou por faculdade e até mesmo por gênero, que era ainda pior”, disse o especialista. 

A tecnologia da plataforma Gupy, por exemplo, analisa e compreende todo o conteúdo do currículo, a partir da semântica das palavras, e faz uma ordenação de perfis segundo a afinidade com a vaga. “A inteligência artificial só ordena. Ela nunca aprova ou reprova ninguém.”

Por fim, a utilização da inteligência artificial, de forma unânime, é um avanço na área de recrutamento e seleção, de acordo com os especialistas consultados pelo Seu Dinheiro. 

Outras dicas para não errar no currículo na hora de buscar emprego

Com as plataformas digitais de recrutamento e seleção, os candidatos têm acesso a uma infinidade de vagas e informações e podem se aplicar a vários processos seletivos ao mesmo tempo. 

Mas, além dos erros citados acima, os profissionais que estão em busca de uma vaga de emprego precisam seguir algumas dicas: 

  • Separar tempo para buscar oportunidades e fazer as inscrições; 
  • Ter uma rede de contatos, seja na empresa desejada ou familiares e amigos; 
  • Estar presente em redes sociais e ferramentas de networking como o LinkedIn;
  • Saber quais são os valores indispensáveis dentro da empresa; 
  • Pesquisar informações sobre a empresa, como a cultura organizacional; 
  • Procurar vagas na área de atuação/experiência;
  • Revisar e atualizar sempre o currículo nas plataformas; 
  • Acompanhar o processo seletivo, com atenção às datas e realização de testes online

Caso a empresa deseja não esteja contratando, o candidato também pode optar por disponibilizar o currículo em bancos de talentos. 

*A reportagem tem a contribuição de Guilherme Dias, gerente de marketing (CMO) e cofundador da Gupy, Ana Paula Prado, CEO da Infojobs; Luciana Calegari, especialista em R&S na Vagas.com; e Thatiane Santos, Líder de Projetos na Eureca

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BREAKFAST AT TIFFANY'S

Um café e a conta: o que abertura do Blue Box Café da Tiffany em São Paulo diz sobre o novo mercado de luxo

27 de março de 2025 - 7:01

O café pop-up abre hoje (27) e fica até o dia 30 de abril; joalheria segue tendência mundial de outras companhias de luxo

PRIMEIRO EMPREGO

Bayer, Ambev e Silimed têm vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil; confira as oportunidades

24 de março de 2025 - 18:02

Para jovens estudantes e recém-formados em busca de um lugar no mercado de trabalho, o estágio ou trainee certo pode ser a porta de entrada. Com o fim de março se aproximando, empresas brasileiras e multinacionais seguem em busca de talentos para reforçar suas equipes — e essa pode ser a chance de agarrar uma […]

O CÉU É O LIMITE?

Após semanas de short squeeze em Casas Bahia, até onde o mercado terá espaço para continuar “apertando” as ações BHIA3?

20 de março de 2025 - 15:31

A principal justificativa citada para a performance de BHIA3 é o desenrolar de um short squeeze, mas há quem veja fundamentos por trás da valorização. Saiba o que esperar das ações

PASSO A PASSO NOTURNO

Dormir bem virou trend no TikTok — mas será que o sleepmaxxing, a ‘rotina de sono perfeita’, realmente funciona?

20 de março de 2025 - 11:37

Especialistas dizem que a criação de uma rotina noturna pode trazer benefícios para a qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado com os exageros

ENTREVISTA EXCLUSIVA

CEO da Lojas Renner aposta em expansão mesmo com juro alto jogando contra — mas mercado hesita em colocar ações LREN3 no carrinho 

20 de março de 2025 - 5:53

Ao Seu Dinheiro, o presidente da varejista, Fabio Faccio, detalhou os planos para crescer este ano e diz que a concorrência que chega de fora não assusta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta

18 de março de 2025 - 8:16

Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda

PRIMEIRO EMPREGO

Inscrições para a Globo acabam nesta sexta (21); confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil

17 de março de 2025 - 18:30

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

ENTREVISTA COM FUNDADOR

Bitcoin (BTC) no caixa é só um dos pilares da estratégia do Méliuz (CASH3) para reconquistar atenção para as ações após drenagem de liquidez 

11 de março de 2025 - 5:51

Ao Seu Dinheiro, o fundador Israel Salmen conta que quer reduzir a dependência das plataformas de e-commerce e apostar em um novo mercado; confira a entrevista na íntegra

AÇÃO DO MÊS

Eletrobras (ELET3) é a nova queridinha dos analistas e divide pódio com Itaú (ITUB4) e Sabesp (SBSP3) como ações mais recomendadas para março

6 de março de 2025 - 5:55

Cada um dos integrantes do trio acumulou três indicações entre as 10 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro; veja o ranking completo

TOUCHDOWN!

NFL volta ao Brasil: liga anuncia partida em São Paulo para temporada 2025; veja quando, onde e quem joga

19 de fevereiro de 2025 - 12:06

Partida com os Los Angeles Chargers ocorre em setembro, um ano após estreia da liga no Brasil

DESAFIOS NO LUXO PERMANECEM

Existe ‘luz no fim do túnel’ para Louis Vuitton, Hermès e Gucci? Mercado de luxo deve ter crescimento morno até 2027

19 de fevereiro de 2025 - 8:01

Relatório do Business of Fashion (BoF) em parceria com a consultoria McKinsey & Company aponta tendências para o segmento, que vive uma desaceleração desde o ano passado

IMPÉRIO KARDASHIAN

NikeSKIMS: aliança de Nike com Kim Kardashian promete incomodar rivais como a Adidas (e o ex da empresária, Kanye West)

18 de fevereiro de 2025 - 19:00

Mais que uma colaboração, aliança apresenta marca inteiramente nova; anúncio chega em fase de expansão da label de Kim Kardashian e como avanço após a chegada do CEO Elliot Hill à Nike

REPORTAGEM ESPECIAL

Sócio polêmico, alto endividamento, possível risco no caixa: por que a Oncoclínicas (ONCO3) cai 90% desde o IPO e o que esperar da ação

18 de fevereiro de 2025 - 6:12

As ações da rede de tratamentos oncológicos praticamente viraram pó desde a estreia na B3, mas há quem acredite que a situação pode ficar ainda mais complexa; entenda

PRIMEIRO EMPREGO

Nomad, Bradesco Seguros e Amil estão com vagas abertas para estágio e trainee; confira estas e outras oportunidades com salário de até R$ 2,5 mil

17 de fevereiro de 2025 - 19:01

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar no primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

JEITO SUÍÇO

Cannabis, monopólio do Estado: o plano da Suíça para legalizar o uso recreativo da erva

17 de fevereiro de 2025 - 18:30

A aprovação de um parecer na última sexta-feira (14) dá um novo capítulo à política de Cannabis na Suíça; contra o comércio ilegal, texto propõe monopólio do Estado na venda e aplicação de lucros em políticas de combate à dependência

A NOVA FEBRE

O fim dos copos Stanley? Nova garrafa térmica ameaça sucesso de marca queridinha nos Estados Unidos

17 de fevereiro de 2025 - 16:55

Marca, que também é americana, lançou copos com cores exclusivas na rede Target e virou “trend” no TikTok

PRIMEIRO EMPREGO

Inscrições para o programa da Totvs acabam nesta terça (11); confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil

10 de fevereiro de 2025 - 19:01

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar no primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

NOVO LOUNGE

Está de viagem marcada? Nubank anuncia sala VIP exclusiva no aeroporto de Guarulhos; veja requisitos para acessar

10 de fevereiro de 2025 - 18:28

Iniciativa vai na esteira de outras instituições, como C6 e Nomad, que também têm espaços exclusivos para clientes viajantes

Carnaval 2025

Carnaval 2025: em fase otimista, turismo deve movimentar R$ 12 bilhões no Brasil, mas deve gerar poucos empregos efetivos; entenda

10 de fevereiro de 2025 - 17:30

Turismo no Carnaval deve demonstrar alta de 2,1% em relação a 2024, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

FINAL DA NFL

Onde assistir ao Super Bowl hoje: veja opções na TV aberta e no streaming para assistir à final da NFL e o show de Kendrick Lamar

9 de fevereiro de 2025 - 11:41

Se você não desembolsou os milhares de dólares necessários para viajar até Nova Orleans e  garantir um assento no Caesars Superdome Stadium, não se preocupe. Existem opções tanto na TV aberta quanto no streaming para assistir ao Super Bowl LIX, a final da liga de futebol americano (NFL). Hoje, a partir de 20h30 (horário de […]

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar