O que os profissionais de tecnologia querem? Saiba o que é considerado relevante na hora de buscar um emprego na área
Oregime híbrido segue predominante na área de TI, sendo o modelo de trabalho de preferência de 55% dos respondentes, com dois dias presenciais na semana.
O mercado de trabalho para profissionais de tecnologia, embora seja uma das áreas com maior escassez de mão de obra qualificada, é um dos setores mais competitivos. E, para atrair mais talentos e reter colaboradores, as empresas têm lançado mão de mais benefícios — e a possibilidade de trabalhar à distância é um deles.
É o que aponta a pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half mais recente. Segundo o estudo, cerca de 37% dos profissionais de tecnologia empregados preferem o trabalho integralmente remoto, um resultado 19% maior do que o percentual médio de outros setores.
Por outro lado, o regime híbrido segue predominante na área de TI, sendo o modelo de trabalho de preferência de 55% dos respondentes, com dois dias presenciais na semana.
A 23ª edição do Índice de Confiança Robert Half conta com a participação de profissionais qualificados — com ensino superior completo — empregados e desempregados com 25 anos de idade ou mais, bem como recrutadores de grande empresas. Nesse estudo, as informações foram coletado durante o mês de fevereiro.
Modelo de trabalho (também) é um fator de mudança
Ainda de acordo com a pesquisa trimestral da Robert Half, 62% dos profissionais empregados no setor de tecnologia estão dispostos a buscar um novo emprego caso a empresa opte pelo retorno 100% presencial.
Isso porque, para 35% dos trabalhadores da área, o modelo de trabalho é determinante no momento de escolha ou permanência em uma companhia. Para outros 27%, o formato da jornada é relevante para uma eventual mudança de emprego, mas não decisiva.
Leia Também
Jaguar movimenta a internet com rebranding, mas vai ter que ir bem além da estética e do ‘modernismo exuberante’ para se salvar
Quais são os 100 melhores vinhos do ano? Revista especializada elege tinto chileno e deixa Brasil fora da lista
VEJA TAMBÉM - Fugi do país para escapar de uma montanha de dívidas, meus credores podem me perseguir?
Demissões nas big techs causam insegurança na busca por emprego
As recentes demissões nas grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Meta e Alphabet, também causam mais incertezas para os profissionais da área — principalmente, para quem busca a recolocação no mercado.
De acordo com a pesquisa da Robert Half, 65% avaliam a situação do mercado de trabalho nessa área como ruim ou muito ruim; contra 54% dos trabalhadores nas demais profissões, em média.
Já entre os profissionais que procuram a recolocação, apenas 17% dos desempregados se sentem confiantes na conquista de um novo emprego na área de qualificação nos próximo meses. O percentual é menor que a média de outras setores, em que o índice de confiança é de 33%.
Por fim, a percepção entre as pessoas estão trabalhando na área de tecnologia, de forma efetiva, é mais otimista. Com relação à área de atuação, 62% dos entrevistados avaliam a conjuntura como boa ou muito boa. 47% compartilha a expectativa de permanência no atual emprego.