O Brasil está preparado para a semana de quatro dias? Os desafios e o que esperar do teste-piloto da jornada de trabalho reduzida
O experimento deve começar em novembro; funcionários terão um dia a mais “de folga” sem redução dos salários

A semana de quatro dias úteis é uma das novidades do mercado de trabalho no pós-pandemia e já foi testada em quase todos os continentes do mundo, como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos. E agora é a vez do Brasil.
De fato, a iniciativa da uma semana mais curta de trabalho não é inédita no país: já existem empresas que adotaram a semana de quatro dias de forma independente há um pouco mais de um ano. Mas será que funciona?
É isso que a Reconnect Happiness at Work, em parceria com a organização 4 Day Week,tentará mostrar nos testes que começam no próximo mês em terras brasileiras.
Metodologia é uma das palavras-chave nessa avaliação, segundo a Renata Rivetti, CEO da Reconnect Happiness at Work e coordenadora do projeto. Ela diz que a semana de quatro dias não se resume a “tirar a sexta-feira” da jornada.
“Hoje em dia em que está todo mundo sobrecarregado e trabalhando em excesso, a gente entende que é preciso ser feito um redesenho no trabalho e não somente tirar um dia da semana.”
O Brasil será o primeiro país da América Latina a adotar a semana reduzida de forma experimental pela organização 4 Day Week.
Leia Também
Existe idade ideal para virar gestor de equipe?
O projeto terá parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para mensurar os dados qualitativos. Já a Clemente & Teixeira Advocacia atuará na assessoria jurídica às empresas cadastradas.
A WeWork — empresa de espaços corporativos conhecidos como coworking — também deve participar da iniciativa com uma equipe organizadora. A Boston College será a única parceira internacional do teste no Brasil.
Mas, a semana de quatro dias é para todo mundo? E o Brasil está preparado para essa mudança? Spoiler: a resposta não é tão favorável quanto a maioria dos trabalhadores deseja.
O Brasil está preparado?
Uma das primeiras perguntas feitas quando o assunto é mudanças no mercado de trabalho é se as empresas estão preparadas. E a resposta da responsável pelos testes da semana de quatro dias no país é enfática:
“O Brasil não está [preparado]. Nenhum país está preparado, de fato, para a mudança”, disse Rivetti.
A ideia do piloto é justamente colocar o tema em prática em escala menor para depois ampliar a escala quando os resultados positivos aparecerem.
De modo geral, as empresas que aderiram ao teste da semana de quatro dias já têm um modelo de gestão considerado mais flexível.
Por aqui, a primeira empresa a adotar a semana com jornada de 32 horas de trabalho no modelo da 4 Day Week — a mesma do Reino Unido, por exemplo — foi a Vockan Consulting, empresa de software voltada para indústrias. No fim desta matéria eu conto mais sobre como os testes vão funcionar.
Entre os países que já passaram pela experiência, os exemplos mais próximos de que a semana de quatro dias pode dar certo no Brasil vieram dos Estados Unidos e o Canadá. Por lá, 41 empresas participaram de um teste de seis meses com quase 1000 trabalhadores, com teste-piloto finalizado em agosto.
Os resultados obtidos em ambos os países mostraram que as pontuações de equilíbrio entre trabalho e vida aumentaram significativamente do início ao fim e continuaram a melhorar ao longo dos 12 meses completos.

Desafios à frente…
Uma das dúvidas que mais “assustam” as empresas na hora de adotar a semana de quatro dias é sobre a produtividade dos funcionários — antes mesmo das questões jurídicas e burocráticas.
Isso porque a mentalidade do brasileiro sobre o trabalho é de que o esforço é mensurado por horas dedicadas a determinada atividade. Na visão da Rivetti, uma jornada menor tende a “redesenhar” esse senso comum.
“Alguns dos maiores ofensores da produtividade têm a ver com excesso de reuniões, muitas delas improdutivas, processos burocráticos, falha na comunicação e distrações ao longo do dia. Então, esse redesenho tem a ver com olhar esses ofensores e começar a desenhar uma nova forma de como trabalhar.”
Reuniões mais curtas, com pautas definidas para o trabalho em equipe de forma assíncrona — ou seja, sem estar “pendurado” em uma ligação ou videochamada — são algumas das mudanças por vir e a tecnologia pode ser uma grande aliada.
“A ideia é trabalhar menos e melhor, de forma mais inteligente.”
Nisso, as portas da jornada de trabalho menor podem se abrir justamente por mudanças na cultura das empresas. Em 2019, a Microsoft reduziu a carga horária dos funcionários no Japão e a produtividade aumentou 40%.
“Algumas empresas acabam ajudando a educar o mercado. Então, a gente torce para que o Brasil seja também aqui um pioneiro e que ajude a gente educar e a construir um futuro do trabalho mais saudável”, afirma Renata Rivetti.
Outro temor das empresas é o impacto nas receitas. Mas, a exemplo dos testes do Reino Unido, esse não deve ser um “fantasma” no projeto brasileiro. Por lá, 61 empresas com cerca de 2.900 funcionários participaram do programa, em que 39% dos colaboradores se sentiram menos estressados e, na outra ponta, houve aumento de 1,4% na receita.
Na comparação com período similar a anos anteriores, a receita aumentou, em média, 35%, de acordo com os dados da 4 Day Week.
A DINHEIRISTA - 123 milhas no buraco: vendi todas as minhas milhas para eles. E agora?
Não é para todo mundo
Apesar de promissora, a semana de quatro dias não é para todo mundo — ou melhor, para todo tipo de companhia. Isso porque setores considerados essenciais para a sociedade, como a saúde, não podem parar sequer por um dia.
“Os trabalhos intelectuais são mais fáceis, por envolverem mais uma mudança de mentalidade de processos”, afirma Rivetti.
No teste-piloto brasileiro, há um hospital participante: o Hospital Indianópolis. Contudo, o experimento será aplicado, por ora, apenas na área administrativa. Isso porque, assim como a indústria, o funcionamento acontece 24 horas e sete dias por semana.
“Para ter uma redução de jornada para todos os funcionários em um hospital, teria que haver um aumento de time para atender as necessidades dos pacientes.”
De todo modo, o simples fato de um hospital participar do teste-piloto permite entender os benefícios de uma jornada melhor, segundo a especialista.
Como vai funcionar a semana de quatro dias
Cerca de 20 empresas participarão do teste-piloto no Brasil, previsto para iniciar em novembro.
As companhias participantes atuam nos segmentos de arquitetura, manufatura, hotelaria, consultoria de recrutamento, alimentos, varejo, entretenimento e plataformas de tecnologia e inovação e saúde.
Os trabalhos, porém, já começaram. Desde setembro, as companhias inscritas participam de treinamentos (masterclasses) para a implementação do modelo.
As empresas participantes do teste-piloto deverão adotar a jornada de 32 horas semanais sem a redução dos salários dos funcionários.
Mas o modo como isso será realizado caberá às companhias. “A gente não vai chegar com uma fórmula mágica do que eles têm que fazer. Vamos co-criar isso juntos. Escalonamento, uma parte de um time em um dia e a outra depois, vai valer o que a própria empresa possa decidir.”
Ou seja, não há determinação de qual dia da semana será o “dia de folga” — que poderá ser na segunda-feira, na sexta-feira ou em qualquer outro, tudo isso dependerá da escolha, exclusivamente, da empresa.
Um café e a conta: o que abertura do Blue Box Café da Tiffany em São Paulo diz sobre o novo mercado de luxo
O café pop-up abre hoje (27) e fica até o dia 30 de abril; joalheria segue tendência mundial de outras companhias de luxo
Bayer, Ambev e Silimed têm vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil; confira as oportunidades
Para jovens estudantes e recém-formados em busca de um lugar no mercado de trabalho, o estágio ou trainee certo pode ser a porta de entrada. Com o fim de março se aproximando, empresas brasileiras e multinacionais seguem em busca de talentos para reforçar suas equipes — e essa pode ser a chance de agarrar uma […]
Empréstimo consignado para CLT passa de 35 milhões de simulações em apenas 3 dias. Confira tudo o que você precisa saber sobre o crédito
Nova modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores CLT registrou 35,9 milhões de simulações de empréstimo
Após semanas de short squeeze em Casas Bahia, até onde o mercado terá espaço para continuar “apertando” as ações BHIA3?
A principal justificativa citada para a performance de BHIA3 é o desenrolar de um short squeeze, mas há quem veja fundamentos por trás da valorização. Saiba o que esperar das ações
Dormir bem virou trend no TikTok — mas será que o sleepmaxxing, a ‘rotina de sono perfeita’, realmente funciona?
Especialistas dizem que a criação de uma rotina noturna pode trazer benefícios para a qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado com os exageros
CEO da Lojas Renner aposta em expansão mesmo com juro alto jogando contra — mas mercado hesita em colocar ações LREN3 no carrinho
Ao Seu Dinheiro, o presidente da varejista, Fabio Faccio, detalhou os planos para crescer este ano e diz que a concorrência que chega de fora não assusta
Inscrições para a Globo acabam nesta sexta (21); confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano
Bitcoin (BTC) no caixa é só um dos pilares da estratégia do Méliuz (CASH3) para reconquistar atenção para as ações após drenagem de liquidez
Ao Seu Dinheiro, o fundador Israel Salmen conta que quer reduzir a dependência das plataformas de e-commerce e apostar em um novo mercado; confira a entrevista na íntegra
Eletrobras (ELET3) é a nova queridinha dos analistas e divide pódio com Itaú (ITUB4) e Sabesp (SBSP3) como ações mais recomendadas para março
Cada um dos integrantes do trio acumulou três indicações entre as 10 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro; veja o ranking completo
Governo libera pagamento de saque-aniversário do FGTS para esta semana; confira as regras e como sacar
As alterações em questão vieram por meio de uma medida provisória, com intuito de liberar R$ 12 bilhões para 12,1 milhões de trabalhadores.
8 mitos sobre o trabalho que sabotam sua carreira (e como reprogramá-los)
É preciso reconhecer que algumas convicções pré-concebidas atrapalham nossa vida profissional e no ambiente de trabalho, mas é possível mudá-las
NFL volta ao Brasil: liga anuncia partida em São Paulo para temporada 2025; veja quando, onde e quem joga
Partida com os Los Angeles Chargers ocorre em setembro, um ano após estreia da liga no Brasil
Existe ‘luz no fim do túnel’ para Louis Vuitton, Hermès e Gucci? Mercado de luxo deve ter crescimento morno até 2027
Relatório do Business of Fashion (BoF) em parceria com a consultoria McKinsey & Company aponta tendências para o segmento, que vive uma desaceleração desde o ano passado
NikeSKIMS: aliança de Nike com Kim Kardashian promete incomodar rivais como a Adidas (e o ex da empresária, Kanye West)
Mais que uma colaboração, aliança apresenta marca inteiramente nova; anúncio chega em fase de expansão da label de Kim Kardashian e como avanço após a chegada do CEO Elliot Hill à Nike
Sócio polêmico, alto endividamento, possível risco no caixa: por que a Oncoclínicas (ONCO3) cai 90% desde o IPO e o que esperar da ação
As ações da rede de tratamentos oncológicos praticamente viraram pó desde a estreia na B3, mas há quem acredite que a situação pode ficar ainda mais complexa; entenda
Nomad, Bradesco Seguros e Amil estão com vagas abertas para estágio e trainee; confira estas e outras oportunidades com salário de até R$ 2,5 mil
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar no primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano
Cannabis, monopólio do Estado: o plano da Suíça para legalizar o uso recreativo da erva
A aprovação de um parecer na última sexta-feira (14) dá um novo capítulo à política de Cannabis na Suíça; contra o comércio ilegal, texto propõe monopólio do Estado na venda e aplicação de lucros em políticas de combate à dependência
O fim dos copos Stanley? Nova garrafa térmica ameaça sucesso de marca queridinha nos Estados Unidos
Marca, que também é americana, lançou copos com cores exclusivas na rede Target e virou “trend” no TikTok
Inscrições para o programa da Totvs acabam nesta terça (11); confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar no primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano
Está de viagem marcada? Nubank anuncia sala VIP exclusiva no aeroporto de Guarulhos; veja requisitos para acessar
Iniciativa vai na esteira de outras instituições, como C6 e Nomad, que também têm espaços exclusivos para clientes viajantes