Fim do trabalho remoto? Oferta de vagas home office diminui nos últimos meses
Segundo uma pesquisa recente da Cortex, apenas 3,7% das oportunidades abertas citam a possibilidade de trabalho à distância na descrição
O trabalho à distância, também conhecido como home office, atingiu o ápice nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, com adesão de 46% das empresas brasileiras, segundo estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgado em julho de 2020.
Contudo, a partir do início do ano passado, com a aceleração da vacinação e reabertura econômica, o trabalho em casa foi sendo substituído pelo (antigo) modelo presencial ou a combinação dos dois — com duas ou três idas ao escritórios por semana, o chamado regime híbrido.
Sendo assim, a oferta de vagas de trabalho remoto vem diminuindo. Segundo uma pesquisa recente da Cortex, empresa referência em inteligência de vendas B2B na América Latina, apenas 3,7% das oportunidades abertas nos principais portais de emprego do país citam home office na descrição.
Em números, isso significa que entre as mais de 800 mil vagas, somente 30,8 mil são para trabalho à distância. Esse é o menor percentual registrada desde julho de 2022 — quando a oferta de oportunidades home office somam cerca de 8% do total.
- Startups estão com vagas de emprego abertas; confira outras oportunidades da semana
- Que conselhos Bill Gates gostaria de receber? Confira 5 dicas do bilionário para quem está entrando no mercado de trabalho
VEJA TAMBÉM - VIVARA (VIVA3) DISPARANDO 40%: "É SÓ O COMEÇO" — HORA DE COMPRAR?
Setores com mais vagas home office
Ainda segundo a pesquisa Cortex, o setor de serviços é o que oferta o maior número de vagas para trabalho à distância, concentrando cerca de 31,3% das oportunidades desse modelo. Ou seja, mais de 9 mil.
Leia Também
O setor de serviços é acompanhado pela área de tecnologia da informação, com 7.969 vagas abertas, e o setor de varejo, com 4.141 oportunidades disponíveis — em junho deste ano.
Já em relação aos estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre são as localidades com maior oferta de vagas no formato home office.