🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES 2022

A 100 dias das eleições, veja quem já desistiu e quem ainda está no páreo na disputa contra Lula e Bolsonaro

Confira um panorama do que você precisa saber sobre a votação que pode mudar o destino do Brasil

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de junho de 2022
14:33
urnas eletrônicas
Imagem: Shutterstock

Foi num piscar de olhos. Se até outro dia a TV bombardeava os jovens com campanhas para tirar o título para as eleições deste ano, agora chegou a hora de acompanhar as pesquisas de intenção de voto, os pré-candidatos e as diretrizes de programas de governo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destacou nesta quinta-feira (23) que faltam 100 dias para que os brasileiros compareçam às urnas. Embora a campanha só comece oficialmente em agosto, a contagem regressiva tem caráter simbólico. 

Conforme se aproxima o prazo da ida às urnas, a disputa se torna cada vez mais acirrada. Vários pretendentes a quebrar a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deixaram o páreo da corrida eleitoral. 

Durante abertura da sessão no TSE, o ministro Edson Fachin lembrou do marco dos 100 dias e afirmou que a “Justiça Eleitoral está pronta para realizar eleições transparentes, limpas e seguras, como tem feito ao longo de 90 anos”. 

De acordo com o ministro, a 100 dias das eleições é tempo de brasileiras e brasileiros conhecerem e avaliarem os feitos e as propostas daquelas e daqueles que desejam se submeter ao julgamento popular.

Quem é quem nas eleições deste ano

O calendário eleitoral determina que os partidos têm até 15 de agosto para oficializar os registros das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o dia 16 de junho, havia 12 pré-candidatos na disputa ao Palácio do Planalto. 

Leia Também

Apesar de tantas alternativas se desenharem para a corrida presidencial deste ano, quatro pré-candidatos chamam mais atenção neste momento: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).  

A partir dos dados contabilizados pelo agregador de pesquisas do Estadão, atualizados com o levantamento do Datafolha divulgado de ontem, o cenário da corrida presidencial no momento traz Lula à frente com 47% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PL), com 30%.

A média mostra ainda Ciro Gomes em terceiro lugar, com 8%, e Tebet e Janones empatados na quarta posição, com 2% cada. 

Os índices correspondem aos dados agregados das mais recentes pesquisas eleitorais registradas por 14 empresas no TSE.

Se considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, Lula venceria as eleições em primeiro turno se o pleito ocorresse hoje, com 53% contra 34% de Bolsonaro. 

Para que não haja segundo turno para presidente, o primeiro colocado tem de alcançar mais de 50% dos votos válidos nas urnas.

Vale lembrar que além do presidente, os eleitores também escolherão no dia 2 de outubro novos senadores, deputados federais e estaduais. O segundo turno, se houver, está marcado para 30 de outubro. 

Quem já desistiu?

Até agora oito nomes cogitados para disputar as eleições presidenciais deste ano se retiraram da disputa:

  • Alessandro Vieira, senador
  • Cabo Daciolo, ex-deputado e candidato em 2018
  • João Amoêdo, ex-presidente do partido Novo e fundador da sigla
  • João Doria, ex-governador de São Paulo
  • José Luiz Datena, jornalista e apresentador
  • Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde
  • Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
  • Sergio Moro, ex-juiz federal

Quando a campanha começa pra valer?

Como a campanha eleitoral começa oficialmente apenas em agosto, quem vai disputar a presidência é conhecido até lá como pré-candidato. 

No dia 12 de agosto, prazo final estabelecido pelo TSE, será definido o tempo de cada um no horário eleitoral gratuito em rede nacional — com base na representatividade de cada coligação no Congresso.

A partir daí, os candidatos poderão realizar comícios, divulgar números nas urnas, distribuir panfletos e publicar material de propaganda na internet. 

Quem vencer a corrida ao Planalto —  assim como os vencedores das eleições para  governador —, será diplomado pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro de 2022. 

Eleições 2022: números que impressionam

Todos os esforços são empregados para assegurar que logística e pessoal estejam prontos para atuar nos dias 2 e 30 de outubro próximos. 

Os números da estrutura montada para a eleição deste ano impressionam: estão mobilizados cerca de 22 mil servidoras e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país, atuando no  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e nas 2.625 zonas, onde 3 mil juízes e 3 mil promotores exercem suas funções.

Para realizar o trabalho nas cerca de 460 mil seções eleitorais, um exército de cerca de 2 milhões de mesários foi mobilizado e está sendo capacitado para atender cerca de 152 milhões de eleitores credenciados para votar. 

Mais de 577 mil urnas eletrônicas estarão prontas para receber a manifestação da vontade soberana dos brasileiros sobre os rumos do seu estado e do país nos próximos quatro anos. 

Transparência nas eleições

Uma preocupação das eleições é assegurar que o voto seja registrado na urna eletrônica e contado na totalização da apuração. 

Para isso, a cada pleito, são aprimoradas as possibilidades de auditoria das urnas e dos votos nelas depositados e ainda são desenvolvidas outras etapas de auditoria.

Entre as mudanças dessa eleição está a determinação para que os códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema de votação sejam disponibilizados com um ano de antecedência — antes esse prazo era de seis meses. 

Também foram criados a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), composta por 17 representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil; e o Observatório de Transparência das Eleições (OTE), que conta com a participação de 62 organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política.

A comissão apresentou ao tribunal 44 sugestões de melhorias para a transparência e a auditoria das eleições deste ano, com 32 implementadas integral ou parcialmente. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DA DIREITA PARA O CENTRO

Lula com Chuchu: Como Geraldo Alckmin ressuscitou para a política em uma improvável aliança com um de seus maiores rivais

31 de outubro de 2022 - 15:41

Ao mesmo tempo em que deu sustentação à guinada de Lula ao centro, Geraldo Alckmin também precisou atenuar suas posições

O IMPAGÁVEL HUMOR INGLÊS

A alface venceu! Hortaliça dura mais que Liz Truss no governo britânico

20 de outubro de 2022 - 11:45

Jornal britânico The Daily Star lançou live na qual questionou: ‘irá Liz Truss durar mais do que um maço de alface?’; a resposta você já sabe, mas a história por trás da história merece um capítulo à parte

ELEIÇÕES 2022

Nova rodada do Ipec sai hoje: veja o calendário de pesquisas de intenção de voto em Lula e Bolsonaro previstas para esta semana

17 de outubro de 2022 - 10:20

A maioria das pesquisas de intenção de voto mostra Lula um pouco à frente de Bolsonaro; em pelo menos uma delas, a margem é tão estreita que configura empate técnico

BODE EXPIATÓRIO?

Liz Truss abre mão de parte de cortes de impostos e troca ministro das Finanças; a bolsa de Londres e a libra agradecem

14 de outubro de 2022 - 12:15

Ex-chanceler Jeremy Hunt sucederá Kwasi Kwarteng enquanto Liz Truss entrega os anéis para não perder os dedos — mudanças acontecem no prazo final que o BC deu aos fundos para reorganizarem a casa

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro promete manter Paulo Guedes no governo em eventual segundo mandato

13 de outubro de 2022 - 9:25

Defesa de Paulo Guedes por Jair Bolsonaro foi feita durante entrevista gravada à TV Alterosa, de Minas Gerais

ELEIÇÕES 2022

Em tom de campanha, Bolsonaro ataca Lula e exalta economia em discurso na ONU

20 de setembro de 2022 - 12:48

Discurso de Bolsonaro foi, em boa parte, voltado para o público interno, direcionado às eleições, com acenos também para a comunidade internacional

ELEIÇÕES 2022

Voto útil impulsiona Lula, Bolsonaro estaciona, mas decisão em primeiro turno ainda é incerta, segundo BTG/FSB

19 de setembro de 2022 - 9:38

Lula chega a 47% dos votos válidos em primeiro turno; no extremo da margem de erro, ele bateria na trave de uma vitória sem a necessidade de um tira-teima com Bolsonaro

ELEIÇÕES 2022

Agenda cheia: confira como foi o sábado de Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Tebet — e as declarações polêmicas

3 de setembro de 2022 - 16:53

Lula e Bolsonaro mantiveram encontros com mulheres — um no Nordeste e outro no Sul do país — enquanto Ciro Gomes participou de caminhadas e Simone Tebet se preparava para evento em São Paulo

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipespe: Lula é o único candidato que avança — petista segue líder com 44% das intenções de voto; confira os números

3 de setembro de 2022 - 14:27

O presidente Jair Bolsonaro (PL), o pedetista Ciro Gomes e a senadora Simone Tebet (MDB) permaneceram estacionados em relação ao último levantamento, feito no dia 31 de agosto

ATENTADO NA ARGENTINA

Lula, Ciro e Simone usam redes sociais para repudiar atentado a Cristina Kirchner; Bolsonaro ainda não se manifestou

2 de setembro de 2022 - 11:12

A tentativa de ataque a Cristina Kirchner ocorreu no fim da noite de ontem, quando a vice-presidente chegava a sua casa em Buenos Aires

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Teve que se explicar: Petrobras diz que Bolsonaro não soube antes do corte de preço dos combustíveis

2 de setembro de 2022 - 9:19

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Só Lula não tem agenda prevista para hoje; veja como deve ser o dia dos candidatos à Presidência da República nesta sexta-feira

2 de setembro de 2022 - 8:39

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Debate influenciou? Pesquisa Datafolha mostra que distância entre Lula e Bolsonaro diminuiu após confronto na TV

1 de setembro de 2022 - 21:54

Esse é o primeiro Datafolha divulgado após a sabatina do Jornal Nacional e o debate realizado pela Band no domingo (28). Entre os mais beneficiados estão os candidatos que não aparecem sem primeiro ou segundo lugar nas intenções de voto

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro diz que governo pode taxar lucros e dividendos para garantir Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023

1 de setembro de 2022 - 20:54

Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023, divulgada na quarta-feira (31) prevê valor médio mensal de R$ 405 para o benefício, apesar da promessa do presidente que tenta a reeleição de manutenção do valor reajustado

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Datafolha mostra Lula à frente com 45%, contra 32% de Bolsonaro; Ciro e Tebet sobem

1 de setembro de 2022 - 8:24

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República nesta quinta-feira

1 de setembro de 2022 - 8:19

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

E agora, Bolsonaro? Orçamento prevê Auxílio Brasil de R$ 405 e tabela do IR congelada em 2023 — confira detalhes da proposta

31 de agosto de 2022 - 18:11

Na semana da divulgação do projeto do governo, Lula aproveitou para anunciar um adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos, além da manutenção dos R$ 600 do Auxílio Brasil

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Opositores capturam domínio de Bolsonaro na internet; veja o que colocaram no lugar

31 de agosto de 2022 - 7:31

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai de 14 para 12 pontos na Genial/Quaest

31 de agosto de 2022 - 7:27

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

FECHA-SE A CORTINA

Mikhail Gorbachev, o homem que acabou com a Guerra Fria, morre aos 91 anos — relembre a história

30 de agosto de 2022 - 19:00

De acordo com o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, Mikhail Gorbachev morreu na noite desta terça-feira (3) após uma doença grave e prolongada

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar