Eleições 2022: Em Sergipe, Fábio Mitidieri vence Rogério Carvalho (PT) e mantém hegemonia do PSD no estado
Sergipe trazia uma disputa entre PT e PSD; o candidato apoiado por Jair Bolsonaro no estado foi barrado pelo TSE
Em Sergipe (SE), dois candidatos mais alinhados a Luiz Inácio Lula da Silva disputavam o cargo de governador: o senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) estavam no segundo turno. E o candidato do PSD levou a melhor — com 100% das urnas apuradas, Mitidieri foi eleito ao governo sergipano com 51,70% dos votos válidos.
Ele irá substitui Belivaldo Chagas (PSD), que já está no segundo mandato e, portanto, não poderia concorrer novamente. Vale ressaltar, no entanto, que o estado continua sob o comando do partido.
Essa disputa entre PT e PSD, no entanto, não quer dizer que o presidente Jair Bolsonaro não tenha interesse no estado. Seu candidato ao governo local, Valmir de Francisquinho (PL), foi o mais votado no primeiro turno; no entanto, sua participação foi vetada pelo TSE.
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
Com Francisquinho fora da disputa, Rogério Carvalho teve 44,70% dos votos válidos, enquanto Fábio Mitidieri ficou com 38,91%. E, como esperado, o segundo turno será bastante apertado.
Segundo pesquisa Ipec divulgada neste sábado (29), Carvalho e Mitidieri estão empatados, cada um com 50% dos votos válidos. Já o levantamento Atlas coloca Carvalho com 55,4%, enquanto Mitidieri fica com 44,6%.
Sergipe: quem estava na disputa?
Rogério Carvalho tem 53 anos e é natural de Aracaju. Foi eleito senador por Sergipe em 2018 — ele tinha concorrido ao mesmo cargo em 2014, mas não teve sucesso. Antes disso, o petista foi eleito deputado estadual em 2006 e federal em 2010.
Fábio Mitidieri tem 45 anos e também é nascido emAracaju. Foi eleito deputado federal em 2018; antes disso foi vereador de aracaju em 2008 e secretário de esporte e lazer da capital sergipana em 2011.