🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Ana Carolina Neira
Ana Carolina Neira
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.
TEMPO REAL

Eleições 2022: João Azevêdo (PSB) vence Pedro Cunha Lima (PSDB) é reeleito governador da Paraíba

João Azevêdo, do PSB, lidera pesquisas em busca da reeleição ao governo da Paraíba; Pedro Cunha Lima (PSDB) é deputado federal pelo estado

Ana Carolina Neira
Ana Carolina Neira
30 de outubro de 2022
16:06 - atualizado às 22:50

Os eleitores da Paraíba (PB) decidiram dar mais quatro anos a João Azevêdo (PSB), que venceu a disputa contra Pedro Cunha Lima (PSDB) ao governo da Paraíba.

Com 100% das urnas apuradas, Azevêdo teve 52,51% dos votos contra 47,49% de Cunha Lima. No primeiro turno, o governador teve 39,65% dos votos (863.174) enquanto o tucano registrou 23,90% (520.155).

O engenheiro civil e professor João Azevêdo, 69 anos, já ocupou cargos como secretário de Infraestrutura de João Pessoa e esteve na Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de 2011 a 2018.

Deixou o cargo para concorrer ao governo do estado.

Como foi a campanha na Paraíba

A disputa na Paraíba foi pouco pautada pela corrida nacional, ainda que os dois candidatos tenham vínculo com a direita e com o bolsonarismo.

João Azevêdo conseguiu se articular o suficiente para conquistar uma lista extensa de apoios para chegar ao Palácio da Redenção: estiveram com ele os partidos Agir, Avante, Patriota, PMN, Podemos, PP, PSD, Republicanos e Solidariedade — vários deles, vale lembrar, aliados de Jair Bolsonaro (PL).

Essa proximidade com partidos ligados ao atual presidente acabou por irritar o PT, que demorou a definir apoio a Azevêdo no segundo turno, mas o fez sob orientação de Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar disso, o candidato preferiu não associar sua imagem à do ex-presidente, buscando não irritar demais nenhum lado. Assim, seguiu no meio do caminho e com vantagem em relação ao adversário.

Já Pedro Cunha Lima, advogado de Campina Grande (PB), foi eleito deputado federal nas eleições de 2014 e 2018 e tentava ser governador. Durante seus mandatos, foi bem próximo da ala bolsonarista do Congresso, mas tentou descolar sua imagem da polarização nacional neste pleito. Ainda assim, acabou herdando votos do terceiro colocado na disputa, Nilvan Ferreira (PL), que teve 18,68% dos votos e pertence à mesma sigla de Bolsonaro.

Um apoio importante que Lima recebeu veio do senador Veneziano Vital do Rego (MDB), lido por analistas como um movimento estratégico do MDB com a intenção de atingir o PSB. Na reta final da campanha, ele ainda buscou se aproximar de lideranças religiosas.

No último debate antes do segundo turno, realizado nesta semana, os candidatos se desentenderam e chegaram a ser interrompidos pelo mediador, com pouco espaço para propostas.

A pesquisa Ipec/PB deste sábado (29) indicava que João Azevêdo tinha 53% dos votos válidos, enquanto Cunha Lima contava com 47% deles, em empate técnico. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.

Quem é João Azevêdo

Nascido em João Pessoa (PB), João Azevêdo Lins Filho tem 69 anos e é o atual governador do Estado. Estudou Engenharia Civil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e deu aulas no Instituto Federal do Estado (IFPB), mas se aposentou.

Foi secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de João Pessoa, diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP, chefe da Assessoria de Planejamento Econômico da Urban e ainda trabalhou na Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de 2011 a 2018.

Entre suas bandeiras estão a defesa da educação, da segurança e da saúde — este último foi um dos assuntos mais comentados por ele ao longo da campanha, exaltando sua atuação no combate ao covid-19.

A pesquisa Ipec/PB deste sábado (29) indicava que João Azevêdo tinha 53% dos votos válidos, enquanto Cunha Lima contava com 47% deles, em empate técnico. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar