🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa ModalMais/Futura coloca Bolsonaro numericamente à frente de Lula

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
28 de outubro de 2022
8:27 - atualizado às 20:20
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) preparam-se nesta sexta-feira para o debate da Globo, o último antes do segundo turno das eleições. Enquanto isso, uma nova rodada da pesquisa ModalMais/Futura Bolsonaro numericamente à frente de Lula.

Lula e Bolsonaro entram em acordo e desistem de direitos de resposta pendentes

As campanhas dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) entraram em acordo nesta sexta-feira (28) e abriram mão dos direitos de resposta pendentes de análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte aprovou o acordo em sessão extraordinária realizada há pouco.

Segundo Tarcísio Vieira, advogado da campanha de Bolsonaro, eram 56 pedidos de direito de resposta de Lula, e 31 do atual presidente.

A sessão foi convocada para analisar, de forma definitiva, o direito de resposta de Bolsonaro que foi suspenso na manhã de hoje. As campanhas concordaram em retirar também este pedido.

O último bloco de propaganda eleitoral será transmitido daqui a pouco, às 20h30. O acordo não interfere na veiculação de direito de resposta já concedido a Bolsonaro no bloco de Lula da noite de hoje.

O presidente da Corte, Alexandre de Moraes, já havia se reunido com os advogados das campanhas na semana passada para pedir “mais civilidade” e propôs um acordo para a desistência dos pedidos. Na ocasião, a proposta não foi aceita.

Na sessão de hoje, Moraes agradeceu “pela prontidão e a rápida resposta” da equipe jurídica dos dois candidatos.

O ministro encerrou a sessão dizendo que tem “absoluta certeza que domingo será um dia de festa, festa da democracia e do respeito à escolha popular”.

“Os 15 milhões de brasileiros, após a proclamação dos resultados, respeitarão os resultados das nossas eleições”, ressaltou. (Estadão Conteúdo)

Sem tapetão: Centrão descarta tese de adiar eleições e Faria abandona estratégia contra rádios

Primeiro foi a proposta de adiar o segundo turno das eleições defendida por membros da família do presidente Jair Bolsonaro (PL). Depois foi a vez de o ministro das Comunicações, Fábio Faria, recuar: ele abandonou a estratégia de questionar a veiculação de propaganda eleitoral nas rádios. 

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, sugeriu que, para haver reparação ao pai, as eleições teriam de ser postergadas. A ideia conta, porém, com forte oposição do Centrão, que teme ser associado à defesa de um golpe e do incentivo a uma tática para ganhar no “tapetão”. 

 

Fábio Faria disse ao Estadão que se arrependeu de ter divulgado o caso das rádios quando o tema passou a ser usado para suspender a votação no domingo (30).

“Tentei mediar um acordo para recebermos inserções e não foi possível. Aí saí do tema”, disse Faria ao Estadão. 

“Tentei o que pedia a peça (dos advogados) para recuperar algumas inserções nessas rádios. Depois que escalou, eu saí e isso eu me arrependo. Esse assunto prejudica o presidente”, completou o ministro, que é filiado ao PP, partido do Centrão. O bloco dá sustentação a Bolsonaro no Congresso.

*Com informações do Estadão Conteúdo

O Brasil lá fora: Imprensa internacional destaca polarização e ameaças à democracia

As eleições no Brasil despertam a atenção de governos e imprensa de diversos países. Nesta reta final, jornais como The New York Times e El País acompanham de perto os desdobramentos das campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a votação deste domingo (30).

A imprensa internacional destaca o difícil momento do País, a polarização e o futuro da democracia e de temas como a Amazônia.

O jornal americano The Washington Post publicou uma análise nesta sexta-feira (28) feita pela equipe da Bloomberg com o título “Eleitores do Brasil enfrentam uma escolha brutal”. Para o jornal, nenhuma das opções – Lula ou Bolsonaro – é a resposta que o País necessita e os brasileiros precisam pensar em qual não tornará as coisas piores.

Ainda nesta sexta-feira, o jornal americano The New York Times dedicou o episódio diário de seu podcast The Daily às eleições no Brasil. “Dois futuros se enfrentam no Brasil: o destino da democracia está em jogo na eleição mais importante do Brasil em décadas” traz um panorama histórico da vida política de cada candidato e os pontos pelos quais são criticados.

Na quinta-feira (28), o jornal britânico The Guardian publicou um editorial sobre a eleição no País com o título “A volta de Bolsonaro seria custosa a todos nós”. O texto fala muito da questão ambiental e diz que “o planeta não vai aguentar um segundo mandato do presidente de extrema direita que renasceu nas pesquisas”.

O jornal espanhol El País tem publicado uma série de reportagens sobre as eleições brasileiras. Matérias mostram o espaço da centro-direita que passou a ser ocupado pelo bolsonarismo, como cada campanha tem se saído ao longo do último mês e perfis de Lula e Bolsonaro.

O jornal argentino Clarín destaca hoje o último debate entre os dois presidenciáveis. Com o título “Eleições no Brasil: debate do tudo ou nada no Rio, o último cara-a-cara entre Lula e Bolsonaro” o jornal diz que o evento será usado pelo presidente para tentar diminuir a vantagem do petista nas pesquisas. (Estadão Conteúdo)

O confronto final é hoje: relembre as participações de Lula e Bolsonaro nos debates

O último encontro televisionado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno acontece nesta sexta-feira (28), na Rede Globo às 21h30.

As pesquisas eleitorais mais recentes apontam a liderança do petista, mas também não descartam o avanço do atual chefe do Executivo. No último Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (27), Lula tem 53% dos votos válidos — cenário em que excluem brancos e nulos — e Bolsonaro, 47%.

As campanhas dos adversários têm tratado o debate presidencial de hoje como o principal fato político antes da eleição e investido todos os esforços na preparação dos candidatos para o último enfrentamento direto. 

Lula tem apostado no treinamento para melhor uso do tempo na tentativa de manter a liderança conquistada no primeiro turno enquanto Bolsonaro aposta no “tudo ou nada” de uma virada na disputa eleitoral.

Relembre os confrontos entre Lula e Bolsonaro até aqui.

Eurasia: Probabilidade de vitória de Lula no segundo turno sobe de 60% para 65%

A dois dias das eleições, a probabilidade de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno aumentou: subiu de 60% para 65%, de acordo com o Eurasia Group. 

O movimento é inverso ao visto na segunda-feira (24), quando as chances do petista vencer diminuíram de 65% para 60%.

Segundo a consultoria, um dos motivos para a mudança é que a liderança de Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) parece estável em relação à semana passada, olhando para a média de todas as pesquisas eleitorais. 

Mas a Eurasia pondera: como ainda há incerteza sobre o tamanho real da vantagem de Lula, variando de zero a seis pontos, é preciso cautela quanto ao grau de convicção de que Lula está de fato caminhando para a vitória no domingo (30).

Filho de Bolsonaro defende adiamento do segundo turno

A três dias do segundo turno, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL), defendeu a ideia de adiar as eleições.

Na quinta-feira, Eduardo sugeriu que postergar a data da votação permitiria ao pai uma “reparação” por conta das supostas irregularidades na veiculação de propaganda em rádios.

A campanha de Bolsonaro sustenta que emissoras do Norte e do Nordeste teriam veiculado mais peças de publicidade do petista Luiz Inácio Lula da Silva do que do presidente.

A denúncia de desequilíbrio na exibição de inserções de 30 segundos ao longo da programação das rádios foi arquivada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Jair Bolsonaro disse que vai recorrer da decisão da Corte eleitoral.

“Tem um candidato que está sendo depreciado e um que está sendo favorecido. Isso está ferindo a democracia. Se fosse dado todo o direito de resposta a Jair Bolsonaro é tanto tempo que seria necessário adiar essa eleição. Se a eleição for no domingo já temos uma certeza: Jair Bolsonaro foi prejudicado e não teve direito a reparação”, afirmou Eduardo, durante entrevista ao site baiano BNews.

A tese do adiamento, que levanta a acusação de violação das regras eleitorais por parte dos adversários, divide aliados de Bolsonaro.

O presidente recebeu indicações de que não teria apoio no Centrão.

Com 86% dos boletins de urnas fiscalizados, TCU não encontra erros

Até esta sexta-feira, dia 28, o Tribunal de Contas da União (TCU) contou 3.591 boletins de urna, 86% do total que solicitou ao TSE, 4.161 documentos.

Todos os dados são iguais aos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo painel eletrônico lançado na quinta-feira.

O ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do TCU, apresentou a página nesta quinta ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Pesquisa ModalMais/Futura coloca Bolsonaro numericamente à frente de Lula

Uma nova rodada da pesquisa ModalMais/Futura coloca Jair Bolsonaro (PL) numericamente à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

No levantamento, Bolsonaro teria 50,3% das intenções de voto, contra 49,7% de Lula.

O resultado destoa das sondagens realizadas pela maioria dos outros institutos de pesquisa, que posicionam Lula entre 52% e 53% e Bolsonaro entre 47% e 48%.

De qualquer modo, trata-se de uma situação de empate técnico.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Lula e Bolsonaro preparam-se para o debate da Globo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) preparam-se nesta sexta-feira para o debate da Globo.

Este será o último confronto entre eles antes do segundo turno das eleições, marcado para domingo.

Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre o debate de hoje na Globo.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LAÇOS FORTALECIDOS

De agricultura e tecnologia nuclear à saúde e cultura: Brasil e China assinam 37 acordos bilaterais em várias áreas; confira quais

20 de novembro de 2024 - 14:32

Acordo assinado hoje por Xi Jinping e Lula abrange 15 áreas estratégicas e fortalece relação comercial entre países

OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Polícia Federal: general preso imprimiu plano de execução de autoridades no Palácio do Planalto

20 de novembro de 2024 - 13:45

PF divulgou que o general reformado Mário Fernandes deu o nome de Planejamento ao arquivo impresso

‘PUNHAL VERDE E AMARELO’

O que se sabe até agora sobre o complô dos ‘Kids Pretos’ para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes — e que teria a participação do vice de Bolsonaro

19 de novembro de 2024 - 14:28

A ideia de envenenamento, de acordo com o plano do general, considerava a vulnerabilidade de saúde e a ida frequente de Lula a hospitais

IMPOSTO PARA RICOS

É hora de taxar os super-ricos? G20 faz uma proposta vaga, enquanto Lula propõe alíquota  que poderia gerar US$ 250 bilhões por ano no mundo

19 de novembro de 2024 - 14:19

Na Cúpula do G20, presidente Lula reforça as críticas ao sistema tributário e propôs um número exato de alíquota para taxar as pessoas mais ricas do mundo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Acaba logo, pô! Ibovespa aguarda o fim da cúpula do G20 para conhecer detalhes do pacote fiscal do governo

19 de novembro de 2024 - 8:02

Detalhes do pacote já estão definidos, mas divulgação foi postergada para não rivalizar com as atenções à cúpula do G20 no Rio

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O Brasil (ainda não) voltou — mas isso vai acontecer

18 de novembro de 2024 - 20:00

Depois de anos alijados do interesse da comunidade internacional, voltamos a ser destaque na imprensa especializada. Para o lado negativo, claro

ELE ESTÁ PRA CHEGAR…

O primeiro dia do G20 no Rio: Biden, Xi e Lula falam de pobreza, fome e mudanças climáticas à sombra de Trump

18 de novembro de 2024 - 19:20

As incertezas sobre a política dos EUA deixaram marcas nos primeiros debates do G20; avanços em acordos internacionais também são temas dos encontros

NA PONTA DO LÁPIS

O tamanho do corte que o mercado espera para “acalmar” bolsa, dólar e juros — e por que arcabouço se tornou insustentável

18 de novembro de 2024 - 13:22

Enquanto a bolsa acumula queda de 2,33% no mês, a moeda norte-americana sobe 1,61% no mesmo intervalo de tempo, e as taxas de depósito interbancário (DIs) avançam

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

ANTES DA CÚPULA

No G20 Social, Lula defende que governos rompam “dissonância” entre as vozes do mercado e das ruas e pede a países ricos que financiem preservação ambiental

16 de novembro de 2024 - 15:56

Comentários de Lula foram feitos no encerramento do G20 Social, derivação do evento criada pelo governo brasileiro e que antecede reunião de cúpula

EMBOLOU O MEIO DE CAMPO

Milei muda de posição na última hora e tenta travar debate sobre taxação de super-ricos no G20

16 de novembro de 2024 - 9:11

Depois de bloquear discussões sobre igualdade de gênero e agenda da ONU, Milei agora se insurge contra principal iniciativa de Lula no G20

ANTES DA DESPEDIDA

A escalada sem fim da Selic: Campos Neto deixa pulga atrás da orelha sobre patamar dos juros; saiba tudo o que pensa o presidente do BC sobre esse e outros temas

14 de novembro de 2024 - 17:32

As primeiras declarações públicas de RCN depois da divulgação da ata do Copom, na última terça-feira (12), dialogam com o teor do comunicado e do próprio resumo da reunião

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE…

Lula ainda vence a direita? Pesquisa CNT/MDA mostra se o petista saiu arranhado das eleições municipais ou se ainda tem lenha para queimar

12 de novembro de 2024 - 15:45

Enquanto isso, a direita disputa o espólio de Bolsonaro com três figuras de peso: Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Pablo Marçal

BOAS PERSPECTIVAS

NuCel não ‘assusta’ a Vivo? Goldman Sachs eleva preço-alvo para Telefônica Brasil (VIVT3), mesmo com mercado mais competitivo

12 de novembro de 2024 - 11:15

Aumento das margens e redução de capital anunciada no capital fizeram o banco norte-americano ficar mais otimista com a empresa de telecomunicações

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quantidade ou qualidade? Ibovespa repercute ata do Copom e mais balanços enquanto aguarda pacote fiscal

12 de novembro de 2024 - 8:11

Além da expectativa em relação ao pacote fiscal, investidores estão de olho na pausa do rali do Trump trade

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Pacote fiscal do governo vira novela mexicana e ameaça provocar um efeito colateral indesejado

12 de novembro de 2024 - 7:01

Uma alta ainda maior dos juros seria um efeito colateral da demora para a divulgação dos detalhes do pacote fiscal pelo governo

FOME DE AQUISIÇÕES

Mubadala não tem medo do risco fiscal: “Brasil é incrível para se investir”, diz diretor do fundo árabe

11 de novembro de 2024 - 17:12

O Mubadala Capital, fundo soberano de Abu Dhabi, segue com “fome de Brasil”, apesar das preocupações dos investidores com o fiscal

BOMBOU NO SD

Campos Neto acertou, mudanças na previdência privada, disparada do Magazine Luiza (MGLU3) e mais: confira os destaques do Seu Dinheiro na semana

9 de novembro de 2024 - 14:07

Na matéria mais lida da semana no portal, André Esteves, do BTG Pactual, afirma que o presidente do BC, está correto a respeito da precificação exagerada do mercado sobre o atual cenário fiscal brasileiro

SEXTOU COM O RUY

Ações em queda não deveriam preocupar tanto, especialmente se pagam bons dividendos

8 de novembro de 2024 - 6:08

Em dias de fúria no mercado, o primeiro pensamento para a maioria dos investidores é que as ações podem cair ainda mais e sair vendendo tudo — uma maneira de tentar evitar esse comportamento é olhar para as quedas sob a ótica dos dividendos

COM A PALAVRA

Lula fala em aceitar cortes nos investimentos, critica mercado e exige que Congresso reduza emendas para ajuda fazer ajuste fiscal

7 de novembro de 2024 - 8:04

O presidente ainda criticou o que chamou de “hipocrisia especulativa” do mercado, que tem o aval da imprensa brasileira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lula terá uma única e última chance para as eleições de 2026

6 de novembro de 2024 - 20:01

Se Lula está realmente interessado em se reeleger em 2026, ou em se aposentar com louvor e construir Haddad como sucessor, suspeito que sua única chance seja a de recuperar nossa âncora fiscal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar