🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Ipec mostra Lula com 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
17 de outubro de 2022
7:52 - atualizado às 20:35
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida ao Palácio do Planalto, de acordo com a terceira pesquisa Ipec (ex-Ibope) para o segundo turno. Confira os novos números do levantamento na nota publicada às 18h11.

'Congresso mudou para pior', diz Lula

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira (17), em evento com católicos em São Paulo que o Congresso Nacional “mudou para pior”. 

Em 2 de outubro, a população consagrou na eleição de deputados e senadores um Parlamento mais conservador e ligados a pautas que orbitam o bolsonarismo.

“Esperamos para ver se ia mudar para melhor o Congresso e mudou para pior”, declarou Lula. “Se olhar para cara do Congresso Nacional, se pensar que todos nós somos maioria, somos minoria lá”, acrescentou, ao destacar a discrepância entre representantes do agronegócio e dos sem-terra em Brasília.

Para Lula, que voltou a mostrar confiança em sua vitória, 2023 será um ano “muito complicado” com o Orçamento já em tramitação no Congresso e com parlamentares conservadores. 

“Estamos vivendo momento difícil, nunca vivi um momento como esse no Brasil”, afirmou o petista. “Se eu tivesse juízo, não estaria concorrendo à Presidência da República. Eu casei em junho com a Janja e queria fazer uma viagem para Garanhuns”, brincou, em seguida. (Estadão Conteúdo)

Tarcísio avalia tiroteio como 'ação de intimidação'

O candidato do Republicanos ao governo do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avalia que o tiroteio que paralisou sua agenda na manhã desta segunda-feira (17) foi uma “ação de intimidação” territorial. Ele evita falar que a troca de tiros foi de cunho político, mas reitera que foi intencional.

“Bandidos notaram nossa presença ali desde cedo”, declarou o candidato, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira. 

Ao classificar quem fez a troca de tiros como “criminosos”, Tarcísio afirmou que a ação foi um recado de que ele não é “bem-vindo”. “Criminosos querem dizer que têm um lado, mas ‘não é o seu’.”

O candidato teve de interromper a agenda no Polo Universitário de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira por causa de um tiroteio. 

Nas redes sociais, ele disse ter sido alvo de “ataque de criminosos”, mas afirmou que todos da sua comitiva estão bem e que um “bandido foi baleado”. Tarcísio deixou o local em segurança, com a equipe e jornalistas. A Polícia Militar informou que uma pessoa foi baleada. (Estadão Conteúdo)

Pesquisa Ipec: Lula tem 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (17) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto para o segundo turno das eleições de 30 de outubro. 

O petista aparece com 50% contra 43% de Bolsonaro na pesquisa estimulada. Os votos brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não responderam são 2%. 

Considerando os votos válidos — ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos — Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro.

O Ipec ouviu 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Confira o levantamento completo. 

É o amor? Guedes diz que eleição é emoção e pede empenho de sertanejos por Bolsonaro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou na tarde desta segunda-feira (17) de um encontro no Palácio da Alvorada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e cantores sertanejos, como Gusttavo Lima e Zezé Di Camargo. 

O chefe da equipe econômica pediu empenho dos artistas a favor de Bolsonaro, disse que “eleição é emoção” e afirmou que o País vive um “momento decisivo”.

“O trabalho de ministro, fazer estrada é super importante. Mas o negócio é o seguinte: hora da eleição, é emoção. São vocês, a bola está com vocês. Se eu for fazer discurso aí, eu vou conseguir três votos, quatro votos. Falou de economia, porque o desemprego, isso é conversa para o trabalho. Eleição é emoção”, declarou Guedes.

O ministro disse que Bolsonaro é “mal compreendido”, fala palavrão, mas tem “bons princípios”. 

Ao dizer que o País vive um momento decisivo, o ministro da Economia defendeu o respeito às instituições, à liberdade religiosa e ao direito à vida, em uma referência à rejeição ao aborto, tema central da campanha de Bolsonaro. 

Na última quarta-feira (12), o chefe do Executivo disse que Guedes fica no Ministério em um eventual segundo mandato e o chamou de “Pelé da economia”. Em 5 de outubro, Bolsonaro havia evitado responder se o ministro continuaria no posto e chegou a encerrar uma coletiva de imprensa quando questionado sobre o assunto. (Estadão Conteúdo)

Justiça Eleitoral de SP começa preparação de urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral de São Paulo começou nesta segunda-feira (17) a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições, marcado para o dia 30 de outubro.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em todo o estado serão preparadas 115.557 urnas, incluindo aquelas reservadas para alguma possível substituição.

As urnas já estão carregadas, desde o primeiro turno, com os sistemas eleitorais e os dados dos eleitores. Neste momento haverá a atualização somente dos dados para os candidatos à Presidência da República e ao governo de São Paulo.

As atividades podem ser acompanhadas por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do processo eleitoral (Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça e Forças Armadas). 

Também podem ser verificadas a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas.

Cada zona eleitoral é responsável pela preparação das urnas eletrônicas de suas seções e os trabalhos são realizados no respectivo cartório ou em local designado pelo juízo eleitoral. (Agência Brasil)

Bolsonaro diz que Tarcísio deve se preocupar com segurança após tiroteio em SP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (17) que o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve se preocupar mais com sua segurança na campanha, após um tiroteio interromper a agenda do ex-ministro pela manhã em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. 

O presidente disse, contudo, que ainda não se pode falar em motivação política no incidente.

“Eu recebi um telefonema do Tarcísio, algumas imagens também, tudo é preliminar ainda, então, eu não quero me antecipar, se foi uma ação contra a equipe dele, se foi uma ação isolada, se algum conflito já estava havendo na região. Então, seria prematuro eu falar sobre isso”, declarou Bolsonaro, no Palácio do Alvorada.

Pelo Twitter, Tarcísio informou que ele e sua equipe estavam “bem” e haviam sido “atacados por criminosos”, sem dar detalhes. 

De acordo com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, Tarcísio e sua equipe foram retirados do local sem ferimentos. Bolsonaro e Heleno esclareceram, contudo, que o GSI não é responsável pela segurança do candidato ao governo de São Paulo.

O presidente ressaltou que, na semana passada, houve tiros contra uma igreja onde a primeira-dama Michelle e a senadora eleita Damares Alves (Republicanos) participariam de um ato religioso. (Estadão Conteúdo)

Barulho de tiros interrompe visita de Tarcísio a favela em SP

Tiros foram escutados no fim da manhã de hoje durante visita do candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à favela de Paraisópolis, na capital paulista.

O evento foi imediatamente interrompido.

Em sua conta no Twitter, Tarcísio disse que os tiros eram direcionados a seu pessoal de campanha. Nem o candidato nem outros membros de sua equipe foram atingidos.

Um suspeito teria sido baleado na reação da polícia.

 

CNT/MDA: Lula teria 53,5% dos votos válidos, contra 46,5% de Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente de Jair Bolsonaro (PL) na nova rodada da pesquisa CNT/MDA com vistas ao segundo turno das eleições presidenciais.

O candidato do PT à Presidência da República tem 48,1% dos votos totais. Bolsonaro aparece com 41,8% das intenções.

Realizada entre 14 e 16 de outubro, a sondagem mostra ainda que 4,1% dos eleitores seguem indecisos.

Em votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos, Lula teria 53,5%, enquanto Bolsonaro apareceria com 46,5% se as eleições fossem hoje.

A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Para o fim da tarde de hoje é esperada a divulgação da nova rodada do Ipec, ex-Ibope.

Confira aqui o calendário de pesquisas previstas para esta semana.

Lula vai reestatizar a Eletrobras? Por que voltar atrás na privatização da gigante do setor elétrico seria quase impossível

Apesar de não ser mais controlada pela União, a Eletrobras não passa ilesa aos ruídos e volatilidade que atingem as empresas estatais em período eleitoral.

Mal a oferta de ações que marcou a privatização da companhia foi concluída e rumores sobre uma possível retomada de controle estatal começaram a circular.

Isso porque o candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já mencionou em mais de uma oportunidade a oposição à operação.

Entretanto, apesar da oposição da campanha do petista ao projeto de privatização, reverter a oferta de ações que tirou a União do comando da Eletrobras teria um alto custo político e fiscal.

Entenda a situação na reportagem completa da Jasmine Olga.

Veja o calendário de pesquisas previstas para esta semana

O Ipec, antigo Ibope, abre hoje uma nova rodada de pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições presidenciais.

A maioria dos levantamentos divulgados até agora mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) por margem bastante estreita.

Confira neste link o calendário das principais pesquisas de intenção de voto previstas para esta semana e os resultados da rodada mais recente de cada uma delas.

Atlas: Indecisos declaram maior propensão a votar em Lula depois de debate

A maioria dos eleitores indecisos que assistiu ao debate da noite de domingo entre os presidenciáveis declarou-se mais propensa a votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois do confronto com Jair Bolsonaro (PL)

Segundo a AtlasIntel, 59% declararam-se mais inclinados a votar em Lula depois de assistirem ao debate organizado pelas TVs Band e Cultura, pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S. Paulo.

Em contrapartida, 32% disseram estar propensos a reconduzir Bolsonaro a um novo mandato.

Os 9% restantes continuam indecisos, segundo os grupos focais organizados pela AtlasIntel.

https://twitter.com/PollsterGraph/status/1581829814516084736

 

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta segunda-feira, 17 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): o candidato terá atividades de campanha em Brasília.

Lula (PT): o candidato participa, a partir do meio-dia, da Caminhada Brasil da Esperança em São Mateus, zona leste de São Paulo; às 16h terá encontro com padres, freiras e religiosos na capital paulista.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LAÇOS FORTALECIDOS

De agricultura e tecnologia nuclear à saúde e cultura: Brasil e China assinam 37 acordos bilaterais em várias áreas; confira quais

20 de novembro de 2024 - 14:32

Acordo assinado hoje por Xi Jinping e Lula abrange 15 áreas estratégicas e fortalece relação comercial entre países

OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Polícia Federal: general preso imprimiu plano de execução de autoridades no Palácio do Planalto

20 de novembro de 2024 - 13:45

PF divulgou que o general reformado Mário Fernandes deu o nome de Planejamento ao arquivo impresso

‘PUNHAL VERDE E AMARELO’

O que se sabe até agora sobre o complô dos ‘Kids Pretos’ para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes — e que teria a participação do vice de Bolsonaro

19 de novembro de 2024 - 14:28

A ideia de envenenamento, de acordo com o plano do general, considerava a vulnerabilidade de saúde e a ida frequente de Lula a hospitais

IMPOSTO PARA RICOS

É hora de taxar os super-ricos? G20 faz uma proposta vaga, enquanto Lula propõe alíquota  que poderia gerar US$ 250 bilhões por ano no mundo

19 de novembro de 2024 - 14:19

Na Cúpula do G20, presidente Lula reforça as críticas ao sistema tributário e propôs um número exato de alíquota para taxar as pessoas mais ricas do mundo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Acaba logo, pô! Ibovespa aguarda o fim da cúpula do G20 para conhecer detalhes do pacote fiscal do governo

19 de novembro de 2024 - 8:02

Detalhes do pacote já estão definidos, mas divulgação foi postergada para não rivalizar com as atenções à cúpula do G20 no Rio

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O Brasil (ainda não) voltou — mas isso vai acontecer

18 de novembro de 2024 - 20:00

Depois de anos alijados do interesse da comunidade internacional, voltamos a ser destaque na imprensa especializada. Para o lado negativo, claro

ELE ESTÁ PRA CHEGAR…

O primeiro dia do G20 no Rio: Biden, Xi e Lula falam de pobreza, fome e mudanças climáticas à sombra de Trump

18 de novembro de 2024 - 19:20

As incertezas sobre a política dos EUA deixaram marcas nos primeiros debates do G20; avanços em acordos internacionais também são temas dos encontros

NA PONTA DO LÁPIS

O tamanho do corte que o mercado espera para “acalmar” bolsa, dólar e juros — e por que arcabouço se tornou insustentável

18 de novembro de 2024 - 13:22

Enquanto a bolsa acumula queda de 2,33% no mês, a moeda norte-americana sobe 1,61% no mesmo intervalo de tempo, e as taxas de depósito interbancário (DIs) avançam

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

ANTES DA CÚPULA

No G20 Social, Lula defende que governos rompam “dissonância” entre as vozes do mercado e das ruas e pede a países ricos que financiem preservação ambiental

16 de novembro de 2024 - 15:56

Comentários de Lula foram feitos no encerramento do G20 Social, derivação do evento criada pelo governo brasileiro e que antecede reunião de cúpula

EMBOLOU O MEIO DE CAMPO

Milei muda de posição na última hora e tenta travar debate sobre taxação de super-ricos no G20

16 de novembro de 2024 - 9:11

Depois de bloquear discussões sobre igualdade de gênero e agenda da ONU, Milei agora se insurge contra principal iniciativa de Lula no G20

ANTES DA DESPEDIDA

A escalada sem fim da Selic: Campos Neto deixa pulga atrás da orelha sobre patamar dos juros; saiba tudo o que pensa o presidente do BC sobre esse e outros temas

14 de novembro de 2024 - 17:32

As primeiras declarações públicas de RCN depois da divulgação da ata do Copom, na última terça-feira (12), dialogam com o teor do comunicado e do próprio resumo da reunião

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE…

Lula ainda vence a direita? Pesquisa CNT/MDA mostra se o petista saiu arranhado das eleições municipais ou se ainda tem lenha para queimar

12 de novembro de 2024 - 15:45

Enquanto isso, a direita disputa o espólio de Bolsonaro com três figuras de peso: Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Pablo Marçal

BOAS PERSPECTIVAS

NuCel não ‘assusta’ a Vivo? Goldman Sachs eleva preço-alvo para Telefônica Brasil (VIVT3), mesmo com mercado mais competitivo

12 de novembro de 2024 - 11:15

Aumento das margens e redução de capital anunciada no capital fizeram o banco norte-americano ficar mais otimista com a empresa de telecomunicações

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quantidade ou qualidade? Ibovespa repercute ata do Copom e mais balanços enquanto aguarda pacote fiscal

12 de novembro de 2024 - 8:11

Além da expectativa em relação ao pacote fiscal, investidores estão de olho na pausa do rali do Trump trade

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Pacote fiscal do governo vira novela mexicana e ameaça provocar um efeito colateral indesejado

12 de novembro de 2024 - 7:01

Uma alta ainda maior dos juros seria um efeito colateral da demora para a divulgação dos detalhes do pacote fiscal pelo governo

FOME DE AQUISIÇÕES

Mubadala não tem medo do risco fiscal: “Brasil é incrível para se investir”, diz diretor do fundo árabe

11 de novembro de 2024 - 17:12

O Mubadala Capital, fundo soberano de Abu Dhabi, segue com “fome de Brasil”, apesar das preocupações dos investidores com o fiscal

BOMBOU NO SD

Campos Neto acertou, mudanças na previdência privada, disparada do Magazine Luiza (MGLU3) e mais: confira os destaques do Seu Dinheiro na semana

9 de novembro de 2024 - 14:07

Na matéria mais lida da semana no portal, André Esteves, do BTG Pactual, afirma que o presidente do BC, está correto a respeito da precificação exagerada do mercado sobre o atual cenário fiscal brasileiro

SEXTOU COM O RUY

Ações em queda não deveriam preocupar tanto, especialmente se pagam bons dividendos

8 de novembro de 2024 - 6:08

Em dias de fúria no mercado, o primeiro pensamento para a maioria dos investidores é que as ações podem cair ainda mais e sair vendendo tudo — uma maneira de tentar evitar esse comportamento é olhar para as quedas sob a ótica dos dividendos

COM A PALAVRA

Lula fala em aceitar cortes nos investimentos, critica mercado e exige que Congresso reduza emendas para ajuda fazer ajuste fiscal

7 de novembro de 2024 - 8:04

O presidente ainda criticou o que chamou de “hipocrisia especulativa” do mercado, que tem o aval da imprensa brasileira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lula terá uma única e última chance para as eleições de 2026

6 de novembro de 2024 - 20:01

Se Lula está realmente interessado em se reeleger em 2026, ou em se aposentar com louvor e construir Haddad como sucessor, suspeito que sua única chance seja a de recuperar nossa âncora fiscal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar