🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Ipec mostra empate técnico entre Bolsonaro e Lula em São Paulo; confira dados da pesquisa

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
11 de outubro de 2022
7:18 - atualizado às 20:33
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O Ipec (ex-Ibope) ouviu os eleitores de São Paulo sobre a intenção de voto no segundo turno. Segundo o levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) está empatado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dentro da margem de erro. Mais cedo, outra sondagem, do Ipespe, mostrou o petista liderando a corrida ao Palácio do Planalto. Confira a pesquisa do Ipec na nota de 20h12 e do Ipespe na nota de 12h30.

Pacheco freia pressa no debate sobre institutos de pesquisas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou pouca disposição em dar, no Senado, o mesmo andamento que o presidente da Câmara, Arthur Lira, pretende dar a um projeto voltado a punir institutos de pesquisa que divulgarem números diferentes dos verificados nas urnas.

Na Câmara, o projeto pode ser votado nos próximos dias. Mas, assim que chegar ao Senado, a tendência é por uma discussão mais ampla.

Pacheco considerou o trecho do projeto referente às penas previstas “absolutamente inadequado”. 

“Eu antevejo que o texto desse projeto, com todo respeito, é um texto, especialmente na parte penal, absolutamente inadequado. Porque pune muito severamente um eventual erro”, afirmou Pacheco. 

Segundo ele, não faz sentido punir com quatro a dez anos de prisão os responsáveis por um instituto que divulgou uma pesquisa cujo resultado não se confirmou dias depois, nas urnas.

“Pena, inclusive, superior a peculato, corrupção. Evidentemente que isso não é adequado juridicamente. Por isso vamos ter a cadência necessária”, acrescentou. 

O presidente do Senado acredita que o tema, chegando à Casa, deve ser discutido antes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto é de autoria do líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR). Barros afirmou que a intenção é punir quem “especula no jogo eleitoral e no mercado financeiro” a partir de eventuais “mudanças de humor” dos eleitores reveladas em pesquisas. 

A proposta de Barros foi motivada pelo ocorrido no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O resultado final mostrou um desempenho do atual presidente, Jair Bolsonaro, superior, inclusive à margem de erro, ao mostrado nas pesquisas eleitorais do dia anterior.

Mais ministros no STF

Na conversa, Pacheco também tratou da proposta de ampliação do número de ministros do Supremo Tribunal Federal. O assunto foi levantado recentemente por Bolsonaro como uma possibilidade de mudança legislativa caso seja reeleito.

“As discussões relativas a toda e qualquer reforma do Judiciário devem ser feitas com muita prudência, responsabilidade e envolvendo, inclusive, o Poder Judiciário”, disse o presidente do Senado. 

Ele acredita ser importante ouvir também ministros atuais do STF, bem como ex-ministros, para saber a opinião deles sobre o tema. 

Além disso, ele considera “incoerente” a ideia da ampliação do STF em um cenário onde governistas defendem a redução da competência do STF e o enxugamento do Estado. (Agência Brasil)

Pesquisa Ipec em São Paulo: Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados no estado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está tecnicamente empatado dentro da margem de erro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, de acordo com pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta terça-feira (11). 

O levantamento mostra Bolsonaro com 45% dos votos e Lula com 44% no estado, empate técnico entre ambos dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Brancos e nulos somam 8%. Não sabe ou não respondeu, 3%.

Considerando os votos válidos — que excluem votos nulos, brancos e indecisos — Bolsonaro soma 51%, e o petista tem 49% no maior colégio eleitoral do País. 

No primeiro turno, Bolsonaro venceu em São Paulo, assim como ocorreu nas eleições de 2018. O atual presidente e candidato à reeleição recebeu 47,7% dos votos contra 40,8% de Lula no estado.

O Ipec ouviu 2.000 pessoas entre os dias 9 e 11 de outubro em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Ontem, o instituto divulgou um levantamento nacional. Nele, Lula segue liderando a disputa ao Palácio do Planalto com 51% das intenções de voto contra 42% de Jair Bolsonaro (PL). Confira a pesquisa completa.

Pesquisa Ipec em São Paulo: Tarcísio de Freitas aparece na frente de Haddad com 46%

Tarcísio Freitas (Republicanos) lidera a disputa do segundo turno ao governo de São Paulo, com 46% das intenções de votos, contra 41% de Fernando Haddad (PT), segundo pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta terça-feira (11).  

O primeiro levantamento do instituto para o Estado após o primeiro turno das eleições mostra ainda que brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não opinaram são 4%. 

Considerando os votos válidos — que desconsideram nulos e brancos — Tarcísio tem 53% e Haddad, 47%. 

Na última simulação de segundo turno divulgada pelo Ipec, em 1 de outubro, Haddad liderava com 42% e Tarcísio tinha 38%.

O Ipec ouviu 2.000 pessoas entre os dias 9 e 11 de outubro em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

De olho em voto dos cariocas, Lula promete retomar investimentos no Rio

De olho em reverter os votos dos cariocas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu retomar investimentos do governo federal no estado caso seja eleito. 

O petista, que participou de uma caminhada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, afirmou ainda que pretende investir em programas de inclusão social. 

O Rio de Janeiro é considerado estratégico para o bolsonarismo e recebeu pelo menos uma visita do chefe do Executivo a cada semana da campanha eleitoral de 2022. 

Ao contrário do que indicavam as pesquisas eleitorais, Lula terminou o primeiro turno atrás do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro. O petista teve 40,68% dos votos válidos, enquanto o presidente teve 51,09%. 

Reverter esse quadro é importante para o candidato do PT, dado que ele também perdeu em outros dois Estados do Sudeste, Espírito Santo e São Paulo, e venceu com margem apertada (563 mil votos) votos em Minas Gerais.

Lira sobre as urnas: “Você nunca viu uma fala minha que questionando”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a defender o sistema eleitoral brasileiro, em meio à possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltar a aumentar o discurso contra as urnas neste segundo turno. 

“Você nunca viu uma fala minha que questiona as urnas eletrônicas. Eu fui eleito agora ao nono mandato, sete em urnas eletrônicas”, disse.

“Eu sempre defendi o sistema democrático, sempre defendi o sistema eleitoral, e sempre disse que o resultado eleitoral seria obedecido”, acrescentou Lira durante entrevista ao UOL.

Bolsonaro já demonstrou insatisfação com a lisura que aliados e militares comprovaram no processo das eleições de domingo (2). O presidente impediu, inclusive, que qualquer conclusão fosse encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Alerta ao agronegócio: ex-ministra Kátia Abreu declara apoio a Lula e diz que voto é pragmático

A ex-ministra da Agricultura do governo Dilma e senadora Kátia Abreu (PP-TO) declarou apoio à eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Em vídeo divulgado no Twitter, o qual classifica como “alerta ao agronegócio brasileiro”, Kátia Abreu diz que o voto em Lula é pragmático e não se trata de uma questão ideológica. 

https://twitter.com/KatiaAbreu/status/1579548373707001856

A senadora cita a aprovação recente pelo Parlamento Europeu da lei ambiental, que deve entrar em vigor em 2024, que proíbe a importação de produtos agropecuários oriundos de áreas de desmatamento, seja ele ilegal ou legal. 

A senadora, embora apontada como aliada de Lula, não declarou publicamente seu apoio ao candidato petista no primeiro turno, mas vem fazendo demonstrações de alinhamento neste segundo turno. 

Na semana passada, ela esteve com Lula e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin em São Paulo em encontro com outros governadores e senadores aliados. Kátia Abreu não foi reeleita e deixará o Congresso em janeiro de 2023.

Foco em lideranças municipais: Bolsonaro faz apelo por apoio de prefeitos em SC para atrair indecisos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo nesta terça-feira (11) em Balneário Camboriú (SC) pelo apoio de prefeitos que compareceram a um ato político com o candidato à reeleição. 

A campanha aposta no engajamento de líderes regionais para tentar atrair para o chefe do Executivo os votos de eleitores indecisos. Depois de reunir em torno de sua candidatura os governadores dos três maiores colégios eleitorais do País, Bolsonaro agora foca nas lideranças municipais.

Bolsonaro desembarcou hoje no Sul do País para tentar manter o apoio conquistado no primeiro turno da eleição e reforçar a campanha de aliados. 

No Paraná, o governador Ratinho Júnior (PSD) foi reeleito na primeira etapa da corrida eleitoral. Mas a disputa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina será decidida no dia 30 de outubro. 

Em solo gaúcho, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) enfrenta o ex-governador Eduardo Leite (PSDB). No Estado catarinense, o senador Jorginho Mello (PL) concorre contra o ex-deputado federal Décio Lima (PT).

Mello subiu ao palco com o presidente em Balneário Camboriú, assim como o senador eleito Jorge Seif (PL-SC) e o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. (Estadão Conteúdo)

Pesquisa Ipespe: Lula tem 54% dos votos válidos e Bolsonaro tem 46%

A primeira pesquisa Ipespe/Abrapel após o primeiro turno das eleições foi divulgada nesta terça-feira (11) e mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida ao Palácio do Planalto. 

De acordo com o levantamento, o petista tem 54% dos votos válidos — aqueles que desconsideram brancos, nulos e indecisos — contra 46% do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Na última pesquisa, divulgada no dia 1 de outubro, as simulações de segundo turno mostravam que Lula venceria Bolsonaro por 59% a 41%.

Na pesquisa espontânea, Lula aparece 47% contra 42% de Bolsonaro. Votos branco e nulos somam 6% e não respondeu, 5%. 

Na estimulada, o petista tem 50% e o atual presidente, 43%. Votos brancos e nulos somam 4% e não respondeu, 2%.

O Ipespe, contratado pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), ouviu 1.100 eleitores de todo o País entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. 

O Globo: Militares não encontraram fraude em urnas, mas Bolsonaro retém relatório

Muito barulho fez o campo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação a supostas falhas no sistema brasileiro de urnas eletrônicas. Aparentemente, muito barulho por nada.

A colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, informa que a fiscalização realizada pelas Forças Armadas no processo de votação não resultou na descoberta de nenhum indício de irregularidade no primeiro turno das eleições de 2022.

As conclusões do trabalho foram descritas a Bolsonaro pelo Ministério da Defesa. Entretanto, o presidente desautorizou a divulgação dos resultados, disseram fontes em altos postos da caserna à colunista.

Bolsonaro teria pedido aos militares envolvidos que “se esforcem mais” na fiscalização do segundo turno.

Debate nacionalizado: Defesa de Lula e Bolsonaro marca confronto entre Haddad e Tarcísio

O debate envolveu os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Entretanto, as propostas e mensagens levadas ao público pelo ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT) ontem à noite no debate da Band eram constantemente associadas à disputa presidencial.

Assuntos como orçamento secreto e decretos presidenciais sob sigilo de 100 anos, sem nenhuma relação com os temas estaduais, foram discutidos insistentemente pelos candidatos.

Isso não ocorreu sem razão. Além do enfrentamento direto pelo Palácio dos Bandeirantes, os desempenhos de Haddad e Tarcísio nas urnas podem ser decisivos para o confronto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Confira aqui os principais lances do debate.

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta terça-feira, 11 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): às 10h30, o candidato à reeleição participa de encontro com prefeitos de municípios catarinenses em Balneário camboriú (SC). Em seguida, o presidente fala com populares no local. Às 14h30, Bolsonaro terá uma reunião com prefeitos e lideranças da zona sul no mezanino do pavilhão da Fenadoce, em Pelotas (RS)

Lula (PT): candidato participa do Ato Brasil da Esperança, em Belford Roxo (RJ).

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LAÇOS FORTALECIDOS

De agricultura e tecnologia nuclear à saúde e cultura: Brasil e China assinam 37 acordos bilaterais em várias áreas; confira quais

20 de novembro de 2024 - 14:32

Acordo assinado hoje por Xi Jinping e Lula abrange 15 áreas estratégicas e fortalece relação comercial entre países

OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Polícia Federal: general preso imprimiu plano de execução de autoridades no Palácio do Planalto

20 de novembro de 2024 - 13:45

PF divulgou que o general reformado Mário Fernandes deu o nome de Planejamento ao arquivo impresso

‘PUNHAL VERDE E AMARELO’

O que se sabe até agora sobre o complô dos ‘Kids Pretos’ para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes — e que teria a participação do vice de Bolsonaro

19 de novembro de 2024 - 14:28

A ideia de envenenamento, de acordo com o plano do general, considerava a vulnerabilidade de saúde e a ida frequente de Lula a hospitais

IMPOSTO PARA RICOS

É hora de taxar os super-ricos? G20 faz uma proposta vaga, enquanto Lula propõe alíquota  que poderia gerar US$ 250 bilhões por ano no mundo

19 de novembro de 2024 - 14:19

Na Cúpula do G20, presidente Lula reforça as críticas ao sistema tributário e propôs um número exato de alíquota para taxar as pessoas mais ricas do mundo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Acaba logo, pô! Ibovespa aguarda o fim da cúpula do G20 para conhecer detalhes do pacote fiscal do governo

19 de novembro de 2024 - 8:02

Detalhes do pacote já estão definidos, mas divulgação foi postergada para não rivalizar com as atenções à cúpula do G20 no Rio

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O Brasil (ainda não) voltou — mas isso vai acontecer

18 de novembro de 2024 - 20:00

Depois de anos alijados do interesse da comunidade internacional, voltamos a ser destaque na imprensa especializada. Para o lado negativo, claro

ELE ESTÁ PRA CHEGAR…

O primeiro dia do G20 no Rio: Biden, Xi e Lula falam de pobreza, fome e mudanças climáticas à sombra de Trump

18 de novembro de 2024 - 19:20

As incertezas sobre a política dos EUA deixaram marcas nos primeiros debates do G20; avanços em acordos internacionais também são temas dos encontros

NA PONTA DO LÁPIS

O tamanho do corte que o mercado espera para “acalmar” bolsa, dólar e juros — e por que arcabouço se tornou insustentável

18 de novembro de 2024 - 13:22

Enquanto a bolsa acumula queda de 2,33% no mês, a moeda norte-americana sobe 1,61% no mesmo intervalo de tempo, e as taxas de depósito interbancário (DIs) avançam

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

ANTES DA CÚPULA

No G20 Social, Lula defende que governos rompam “dissonância” entre as vozes do mercado e das ruas e pede a países ricos que financiem preservação ambiental

16 de novembro de 2024 - 15:56

Comentários de Lula foram feitos no encerramento do G20 Social, derivação do evento criada pelo governo brasileiro e que antecede reunião de cúpula

EMBOLOU O MEIO DE CAMPO

Milei muda de posição na última hora e tenta travar debate sobre taxação de super-ricos no G20

16 de novembro de 2024 - 9:11

Depois de bloquear discussões sobre igualdade de gênero e agenda da ONU, Milei agora se insurge contra principal iniciativa de Lula no G20

ANTES DA DESPEDIDA

A escalada sem fim da Selic: Campos Neto deixa pulga atrás da orelha sobre patamar dos juros; saiba tudo o que pensa o presidente do BC sobre esse e outros temas

14 de novembro de 2024 - 17:32

As primeiras declarações públicas de RCN depois da divulgação da ata do Copom, na última terça-feira (12), dialogam com o teor do comunicado e do próprio resumo da reunião

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE…

Lula ainda vence a direita? Pesquisa CNT/MDA mostra se o petista saiu arranhado das eleições municipais ou se ainda tem lenha para queimar

12 de novembro de 2024 - 15:45

Enquanto isso, a direita disputa o espólio de Bolsonaro com três figuras de peso: Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Pablo Marçal

BOAS PERSPECTIVAS

NuCel não ‘assusta’ a Vivo? Goldman Sachs eleva preço-alvo para Telefônica Brasil (VIVT3), mesmo com mercado mais competitivo

12 de novembro de 2024 - 11:15

Aumento das margens e redução de capital anunciada no capital fizeram o banco norte-americano ficar mais otimista com a empresa de telecomunicações

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quantidade ou qualidade? Ibovespa repercute ata do Copom e mais balanços enquanto aguarda pacote fiscal

12 de novembro de 2024 - 8:11

Além da expectativa em relação ao pacote fiscal, investidores estão de olho na pausa do rali do Trump trade

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Pacote fiscal do governo vira novela mexicana e ameaça provocar um efeito colateral indesejado

12 de novembro de 2024 - 7:01

Uma alta ainda maior dos juros seria um efeito colateral da demora para a divulgação dos detalhes do pacote fiscal pelo governo

FOME DE AQUISIÇÕES

Mubadala não tem medo do risco fiscal: “Brasil é incrível para se investir”, diz diretor do fundo árabe

11 de novembro de 2024 - 17:12

O Mubadala Capital, fundo soberano de Abu Dhabi, segue com “fome de Brasil”, apesar das preocupações dos investidores com o fiscal

BOMBOU NO SD

Campos Neto acertou, mudanças na previdência privada, disparada do Magazine Luiza (MGLU3) e mais: confira os destaques do Seu Dinheiro na semana

9 de novembro de 2024 - 14:07

Na matéria mais lida da semana no portal, André Esteves, do BTG Pactual, afirma que o presidente do BC, está correto a respeito da precificação exagerada do mercado sobre o atual cenário fiscal brasileiro

SEXTOU COM O RUY

Ações em queda não deveriam preocupar tanto, especialmente se pagam bons dividendos

8 de novembro de 2024 - 6:08

Em dias de fúria no mercado, o primeiro pensamento para a maioria dos investidores é que as ações podem cair ainda mais e sair vendendo tudo — uma maneira de tentar evitar esse comportamento é olhar para as quedas sob a ótica dos dividendos

COM A PALAVRA

Lula fala em aceitar cortes nos investimentos, critica mercado e exige que Congresso reduza emendas para ajuda fazer ajuste fiscal

7 de novembro de 2024 - 8:04

O presidente ainda criticou o que chamou de “hipocrisia especulativa” do mercado, que tem o aval da imprensa brasileira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lula terá uma única e última chance para as eleições de 2026

6 de novembro de 2024 - 20:01

Se Lula está realmente interessado em se reeleger em 2026, ou em se aposentar com louvor e construir Haddad como sucessor, suspeito que sua única chance seja a de recuperar nossa âncora fiscal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar