O que é uma carteira digital? Conheça a melhor forma de armazenar suas criptomoedas
Se você deixa suas criptomoedas na corretora, pode estar correndo riscos; criar uma carteira digital é fácil e pode te proteger de ataques; entenda.
Se você investe em criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, e ainda não tem uma carteira digital, chegou a hora de dar o próximo passo como investidor. Neste artigo você vai entender, de forma simples, o que é e como usar uma carteira digital de criptomoedas.
Todos estamos acostumados com carteiras no nosso dia a dia. Uma carteira é uma forma mais segura de armazenar nosso dinheiro, nossos cartões e nossos documentos pessoais. Da mesma forma, uma carteira digital é uma forma mais segura de armazenar nossas criptomoedas. Simples assim.
Uma carteira digital é fácil de criar, é totalmente online e garante uma proteção muito forte aos seus investimentos, sem que você esteja exposto a ataques hackers, por exemplo.
Pode parecer complicado e trabalhoso, mas acredite: vale muito a pena investir um tempinho na criação de uma carteira. Essa simples atitude pode te salvar de perder milhões em investimentos.
Afinal, se você comprar uma criptomoeda hoje e ela se valorizar muito, você não vai querer estar exposto a ataques de hackers, né? Uma simples carteira digital pode resolver esse problema pra você.
Conheça os diferentes tipos de carteiras de criptomoedas
Existem dois grandes grupos de carteiras para criptomoedas: as hot wallets e as cold wallets.
As cold wallets são carteiras mais parecidas com as tradicionais. São dispositivos físicos parecidos com um pen drive. Essa é uma forma considerada bem segura de armazenar suas criptomoedas, pois a carteira fica desconectada da internet durante a maior parte do tempo.
Mas esse tipo de carteira também tem seus contrapontos. Você precisa comprar esse dispositivo, esperar ele chegar na sua casa e fazer todo o processo de armazenamento. Para quem está começando agora, uma carteira digital é uma forma muito mais fácil de buscar segurança.
Já as hot wallets são carteiras digitais que ficam armazenadas no seu computador ou celular. Elas contém uma seed, uma chave privada e uma chave pública.
Seed: sua garantia de acesso à carteira digital de criptomoedas
Ok, vamos com calma. Primeiro, a seed. Ela é um conjunto de palavras que garantem acesso à sua carteira caso você perca seu dispositivo ou esqueça sua chave privada. Sabe aquela pergunta de segurança que algumas contas criam, em caso de esquecimento da senha? É a mesma coisa.
Portanto, se for criar uma carteira digital, guarde bem sua seed, de preferência fora do computador. Afinal, caso você perca seus dados ou sofra um ataque hacker, a seed não pode ir junto. O ideal é escrever em um papel e guardar em um lugar seguro, dentro de casa.
É claro que toda essa segurança pode se reverter contra você. Se você esquecer sua seed e perder o acesso à sua carteira, não há outra forma de acessar suas moedas. Na verdade, estima-se que cerca de 20% dos bitcoins minerados na história estão perdidos para sempre justamente por conta disso.
É comum pensarmos que quem investiu em Bitcoin no começo, em 2010, hoje em dia está milionário. Mas esse nem sempre é o caso. Muita gente que investiu no ativo nessa época perdeu o acesso às carteiras digitais, e todos esses bitcoins foram perdidos.
Naquela época, isso era mais fácil de acontecer. Afinal, ninguém sabia da importância que o Bitcoin e outras criptomoedas teriam no futuro. Hoje em dia, já sabemos disso. É preciso ter muito cuidado ao guardar a seed.
Chave privada: a 'senha' da sua carteira digital de criptomoedas
Já a chave privada é a sua "senha". Ou seja, é o que você vai usar para abrir sua carteira e ter acesso às suas criptomoedas. O nome já diz tudo: é privada, então você não deve divulgar pra ninguém.
Um detalhe importante: diferentemente de uma carteira tradicional, a carteira digital não "armazena" as criptomoedas. Ela simplesmente é um meio de acessar suas criptomoedas que estão registradas no blockchain. Ou seja, suas moedas continuam sofrendo influência da oscilação dos preços, mesmo dentro da sua carteira.
Chave pública: a 'chave pix' da sua carteira digital de criptomoedas
Por fim, a chave pública é aquela que você pode divulgar para todos. É através dessa chave que outras pessoas podem fazer transações de criptomoedas com você.
Recentemente, as criptomoedas entraram em destaque no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia. Principalmente porque a Ucrânia passou a aceitar doações em criptomoedas para ajudar nos custos do conflito.
Quando foi pedir doações, a Ucrânia divulgou a chave pública da carteira em seu twitter. É como se fosse a chave Pix que usamos aqui no Brasil para fazer transações.
Crie agora mesmo sua carteira digital e proteja seus criptoativos
Como você pode ver, as carteiras digitais são uma forma muito mais segura de armazenar suas criptomoedas. Com apenas alguns minutos você já consegue montar uma carteira e armazenar suas moedas digitais.
Se você ficou com vontade de criar uma carteira digital, mas não faz ideia de como começar, fique tranquilo. O Mercado Bitcoin, maior corretora de criptoativos da América Latina, tem tudo o que você precisa.
O Mercado Bitcoin tem um histórico de funcionamento de 8 anos sem intercorrências ou vazamentos de dados. A plataforma talvez seja a melhor forma de comprar criptoativos aqui do Brasil, de forma simples, fácil e intuitiva.
Você compra seus ativos no Mercado Bitcoin, segue o passo a passo e já transfere suas moedas para a segurança da sua carteira digital. E tudo de que o investidor precisa para investir com segurança e buscar os lucros exponenciais do mercado de criptoativos sem se expor a riscos desnecessários.
Para criar sua carteira de criptomoedas ainda hoje, de uma forma simples, é só clicar no botão abaixo.