Vagas na Faria Lima: esta é a profissão que você precisa conhecer se estiver em busca de emprego na região mais nobre de São Paulo
Salários altos, benefícios variados e bônus milionários: o mercado financeiro é um “pote de ouro” para os profissionais qualificados
A avenida Brigadeiro Faria Lima é um dos endereços mais conhecidos e nobres de São Paulo. É bem provável que você já tenha visto algum tipo de meme com os “Faria Limers”: pessoas que trabalham na região e ficaram conhecidas por usar coletes por cima da camisa social, praticar beach tennis e andar de patinete pela ciclovia.
A via reúne em seus quase 5 quilômetros de extensão os escritórios de grandes companhias, startups e multinacionais, além de restaurantes de renome e prédios residenciais com metro quadrado milionário.
Mas mais do que isso: a Faria Lima também reúne alguns dos maiores salários de todo o Brasil.
Os executivos do alto escalão chegam a receber mais de R$ 10 milhões por ano, como mostra esta matéria da Bloomberg Línea:
Apelidada de “condado” pelos mais chegados, o forte da FL está no mercado financeiro. Por lá, bancos, corretoras e gestoras de investimentos costumam oferecer remunerações bem competitivas, ampla variedade de benefícios (VR, VA, VT, plano de saúde…) e bônus robustos, que ultrapassam os 5 ou até 6 dígitos.
Mas, é claro: trabalhar em uma empresa da Faria Lima tem um certo “custo”. Por se tratar de um setor bem acirrado, os processos seletivos não são fáceis e exigem alto nível de conhecimento por parte dos candidatos.
A boa notícia é que não necessariamente esse conhecimento precisa ser comprovado pelo diploma de uma faculdade renomada.
Você pode “abocanhar” sua vaga na avenida comercial mais nobre de São Paulo através de uma certificação que não exige ensino superior.
QUERO SABER COMO CONSEGUIR UM EMPREGO NA FARIA LIMA, EM SÃO PAULO
Esse ‘pedaço de papel’ pode te dar uma vaga no ‘condado’
Cursos e especializações são bons “extras” para qualquer profissional que deseja melhorar seu currículo e ascender na carreira. E, no caso do mercado financeiro, uma certificação pode ser o seu “ingresso de entrada” para um cargo com ótimo salário, benefícios e bônus.
É o caso da CEA, a Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento.
Ela é obrigatória para qualquer profissional que deseja atuar como assessor de investimentos e, segundo a Exame, já é requisito em 75% das vagas de consultoria em instituições financeiras brasileiras.
Mas apenas cerca de 24.000 pessoas possuem a certificação, de acordo com dados da própria ANBIMA de junho de 2022.
Por isso, o mercado se encontra em um dilema: há muita demanda pelas vagas, mas não existem profissionais o suficiente para ocupar os cargos. Isso abre uma ótima oportunidade para quem quer começar a trabalhar no mercado financeiro, mas não tem diploma em economia, administração ou ciências contábeis.
Com um “pedaço de papel” que comprove sua aprovação na prova da CEA, você já pode pleitear vagas no “condado” e aumentar consideravelmente suas chances de contratação.
Acredite: vagas não irão faltar para os profissionais qualificados. Recentemente, a XP Investimentos, uma das maiores e mais conhecidas empresas do mercado financeiro, anunciou que estava em busca de assessores.
VEJA AQUI COMO SE PREPARAR PARA A CERTIFICAÇÃO CEA E BUSCAR UMA VAGA NA FARIA LIMA
A XP não é a única. Bancos como Itaú, Santander, BTG Pactual, Bradesco; escritórios de agentes autônomos (são mais de 18 mil no Brasil); gestoras de investimentos e corretoras estão sempre em busca de assessores.
E há um motivo bem claro e plausível para isso.
Por que as empresas estão ‘sedentas’ por esses profissionais?
A explicação é curta e simples: os assessores de investimentos são cada vez mais requisitados porque as pessoas estão investindo cada dia mais.
Segundo dados da própria B3, o número total de pessoas físicas que investem em renda fixa e renda variável atingiu 13,1 milhões, ao final de 2021. É isto que se chama de financial deepening, processo em que as pessoas começam a buscar por produtos de investimentos mais sofisticados, deixando de lado a poupança.
Nesse contexto, muitos investidores vão atrás de opinião especializada e recorrem aos assessores para montar sua carteira de investimentos personalizada.
O passo que faltava na sua carreira
Nesse momento, você já deve ter entendido que o mercado financeiro é um dos setores mais “fartos” da economia: há muitas vagas, os salários são bons, os benefícios não deixam a desejar e os bônus podem ser tão “gordos” a ponto de possibilitar a entrada em um apartamento ou em um carro novo.
Só que, como não existe almoço grátis, este também é um mercado que exige profissionais de alto nível, focados em performance e ávidos por conhecimento.
A certificação CEA é um diferencial bem relevante no currículo de qualquer pessoa que pretende seguir carreira no setor financeiro, seja em um banco, em uma corretora ou em uma gestora. Não só aqueles que pretendem ser assessores financeiros se beneficiam de um reconhecimento da ANBIMA.
Sem meias palavras, a CEA é o que pode transformar completamente a sua carreira e te tornar um profissional cobiçado na avenida comercial mais nobre do Brasil.
Se você quiser dar esse passo a mais, então basta clicar no botão abaixo para saber mais sobre a CEA e como se preparar para a certificação que pode ser sua porta de entrada para a Faria Lima:
RUMO À FARIA LIMA: SAIBA MAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO CEA E O TRABALHO NO MERCADO FINANCEIRO
Experiência ‘mão na massa’ na Faria Lima
Além da CEA, outro diferencial no mercado é a experiência prévia. Mas, neste momento, é que há o maior paradoxo profissional de todos: como conseguir experiência em uma área que você nunca atuou se, para te contratarem, estão exigindo experiência?
É por isso que a oportunidade a seguir pode te interessar, se você busca uma carreira no mercado financeiro: uma empresa da Faria Lima fará uma imersão em seu escritório.
Os profissionais selecionados poderão passar 15 dias na sede da Vitreo, corretora com mais de R$ 13 bilhões sob gestão, que recentemente foi comprada pelo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. Lá, eles terão contato direto com o dia a dia de um assessor de investimentos e serão auxiliados e treinados pelo time da casa, com possibilidade de contratação ao final da experiência.
As vagas para a imersão serão limitadas, de acordo com a capacidade da Vitreo de recepcionar e treinar novos profissionais. Clicando no botão abaixo, você pode se cadastrar gratuitamente para receber mais informações sobre a imersão: