🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

João Escovar
Jornalista especializado em Finanças
Conteúdo Vitreo

Por que títulos IPCA + estão pagando quase 9% de prêmio real? Entenda a lógica dos títulos ‘premium’ e saiba como aproveitar o momento

Diferença entre projeções para Selic e inflação nos próximos 12 meses faz ganho real disparar e abre grande brecha de oportunidade

João Escovar
21 de julho de 2022
12:25 - atualizado às 14:08
notas de reais em uma mesa | Dividendos
Imagem: Shutterstock

Caso você acompanhe o mercado de renda fixa em busca de bons títulos para fazer seu dinheiro render sem correr grandes riscos, deve ter percebido que as taxas estão ficando cada vez mais atrativas.

Fora dos “bancões”, já existem títulos prefixados que pagam quase 16% ao ano. Isso é natural, dado que a Selic, referência para o mercado de juros no Brasil como um todo, chegou a 13,25% e não deve cair tão rápido.

Contudo, o que vem chamando a atenção nas últimas semanas são os prêmios dos títulos indexados à inflação, os chamados “IPCA+”. O grupo “prime” de investidores de renda fixa da distribuidora Vitreo, por exemplo, recebeu ofertas bastante atrativas nos últimos dias, com ganho real generoso, prazo curto e ainda emitidas por grandes instituições.

Na última quarta-feira (20), por exemplo, o título ofertado foi o seguinte:

CDB do BTG Pactual - IPCA + 8,82% a.a. - Prazo de um ano

Exatamente isso, um título de renda fixa que:

  • Protege da inflação;
  • Paga um prêmio real de 8,82%;
  • Tem prazo curto, ou seja, não prende seu dinheiro por muito tempo;
  • É emitido pelo maior banco de investimento da América Latina, com risco de crédito baixíssimo;
  • Ainda conta com a garantia do FGC para até R$ 250 mil por CPF.

Mas o que está acontecendo para um título dessa categoria estar sendo oferecido, ainda mais em tempos de inflação de dois dígitos e Selic elevada justamente para conter o IPCA? 

Nas condições atuais, estaríamos falando de um rendimento de mais de 20% ao ano… o gerente simplesmente “ficou louco”?

Calma, não é nada disso: existem duas situações que podem explicar uma oferta tão “generosa”: as projeções futuras para o IPCA e a Selic e a restrição de oferta desses títulos.

As projeções do mercado para a inflação e os juros

As taxas e prazos estabelecidos pelos títulos de renda fixa são atualizados diariamente, levando em consideração as perspectivas da curva de juros e outras variáveis econômicas. Justamente por isso, boa parte dos títulos se esgota no mesmo dia em que são lançados.

E é aí que está o “pulo do gato”. Considerando as projeções do IPCA e da Selic partindo de hoje (21/07/2022) pelos próximos 12 meses, existe uma diferença considerável entre os dois indicadores.

De acordo com levantamento feito pelo analista Diego Rodriguez, especialista em renda fixa da Empiricus, a projeção para o IPCA dos próximos 12 meses, de acordo com o boletim Focus, está em 4,44%. Já a projeção da Selic, segundo a curva de juros do mercado, é de 14,41%.

Essa diferença “força” os títulos IPCA+ a oferecerem prêmios reais altos, para que se tornem competitivos diante dos prefixados ou dos vinculados à Selic/CDI. Em outras palavras: o retorno está precificado diante do que o mercado projeta que vai acontecer.

Acontece que, quase sempre, as projeções não se realizam exatamente como são previstas. Nesse contexto, a palavra de ordem para o investidor de renda fixa é diversificar em papéis com diversas taxas (prefixados, CDI e IPCA), sempre buscando as melhores condições de mercado.

Nada garante que, em meio a uma crise econômica e política, com eleições à vista e o mundo ainda se recuperando, a inflação fique em apenas 4,44%. Portanto, um título que protege o dinheiro da desvalorização e ainda paga 8,82% é um prato cheio para o investidor mais desconfiado com as perspectivas para o futuro.

VEJA COMO RECEBER DIRETAMENTE EM SEU WHATSAPP AS MELHORES OFERTAS DE RENDA FIXA DO MERCADO

Restrição de oferta: esses títulos não estão em todo lugar; saiba como encontrar

Mesmo com essa diferença que estimula altos prêmios no IPCA+, é bem raro encontrar ofertas desse patamar em qualquer banco ou corretora.

Isso porque, no geral, os títulos “premium” ficam restritos a investidores milionários ou institucionais.

Existem alguns grupos de investidores, contudo, que conseguem ter acesso aos mesmos investimentos oferecidos aos figurões.

O grupo da Vitreo, por exemplo, cuja participação é gratuita, envia, todos os dias pelo WhatsApp, as melhores ofertas de renda fixa do dia, como este IPCA + 8,82%.

Além de receber ofertas restritas, os participantes têm acesso a elas em primeira mão, logo de manhã, antes que o título possa se esgotar.

São produtos com características diferentes, como taxa, prazo e risco, para que você possa montar uma carteira equilibrada e de acordo com seu perfil, mas sempre explorando os títulos com as melhores condições de mercado.

No momento, o grupo está aberto para novos participantes. Para ingressar e começar a receber as melhores oportunidades de renda fixa direto em seu WhatsApp, basta clicar neste link.

É uma chance única para aproveitar o bom momento da renda fixa com retornos dignos dos principais investidores do país.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar