MXRF11 já era? Conheça o FII que pode bater o fundo imobiliário mais popular da bolsa
Ele tem um histórico sólido de se manter estável durante crises e pagar dividendos estáveis nos últimos anos
Já dizia o gestor bilionário Ray Dalio: a diversificação é a chave para a montagem de uma estratégia de investimentos vencedora no longo prazo.
Este clássico vale não só para pensar sua carteira, mas também para ficar de olho no risco de concentração que alguns ativos carregam em si próprios. Um exemplo disso é o MXRF11.
Popular em buscas na internet, ele é o maior FII do mercado em números de cotistas e tem 80% de seu patrimônio líquido em CRIs (Créditos de Recebíveis Imobiliários), geralmente indexados ao CDI ou IPCA (índice que mede a inflação).
Isso pode ser um “desafio” para o fundo com o resultado do IPCA nos últimos meses. Em setembro, o índice registrou uma deflação de -0,32%, de acordo com dados do IBGE.
Essa queda empurrou esse FII - e outros do seu segmento - para baixo e já conta com uma diminuição de dois pontos percentuais na distribuição dos seus proventos.
CONHEÇA UM DOS MELHORES FIIs DO MERCADO — “BLINDADO” CONTRA CRISES
FII vencedor mais “blindado” do mercado
Enquanto isso, um dos melhores FIIs do mercado indicado pelo analista da Empiricus Research, Caio Araújo, possui um portfólio bem diversificado, é em grande parte um “fundo de fundos” e continua com seus dividendos praticamente estáveis nesse período.
Na visão do analista, sua diversificação e menor exposição ao risco faz com que ele tenha tudo para superar o MXRF11 em dividendos.
Ele tem em sua carteira 88,8% de cotas de outros FIIs, 6,2% em CRIs e 5% alocado em aplicações de renda fixa. Em cenários críticos, sua diversificação converge muito com a visão de Ray Dalio.
Só para você ter uma ideia, enquanto a cota da média do mercado caiu 25,2% durante o período de estresse do mercado e a pandemia de 2020, ele teve uma queda de apenas 13,1%, ou seja, uma desvalorização de 12 pontos percentuais menores.
A queda não deteriorou o fundamento desse FII, deixando-o barato e numa excelente oportunidade de entrada (acesse um material sobre ele aqui).
Fonte: Empiricus e Quantum Axis
“É possível analisar a resiliência do portfólio dele ao longo de um dos períodos mais críticos enfrentados pelo mercado, enquanto todos os FoFs estavam sendo muito pressionados”, diz Araújo.
Ele sai ganhando em meio à crise pela sua excelente diversificação — o que foi essencial para proteger o portfólio nos últimos anos, diluindo os riscos e aumentando seus ganhos
Além disso, sua gestão impecável e a flexibilidade para atuar em diferentes segmentos faz com que ele consiga aproveitar ganhos “explosivos” com o movimento do mercado — possibilitando uma excelente valorização em um futuro próximo, segundo o analista.
Ele tem dividendos de 9,4% ao ano — e um histórico excelente de pagamentos nos últimos seis anos.
E o melhor: ele está dando uma “surra” no Ifix (nome dado ao “Ibovespa” dos FIIs). Nos últimos dois meses, ele teve uma performance de 17,11% contra apenas 6,41% do índice.
É possível começar a investir nele com pouco menos de R$ 100 e já ver dinheiro pingando na sua conta a partir do mês que vem.
Vale lembrar que FIIs pagam dividendos mensais e isentos de imposto de renda.
Por isso, a Empiricus Investimentos, em parceria com o Seu Dinheiro, liberou um relatório gratuito sobre ele no link.