Lula e Bolsonaro no 2º turno: entenda por que a bolsa gostou do resultado do 1º turno das eleições 2022 e conheça 4 ações para investir
Resultado das urnas no 1º turno surpreendeu eleitores e deve levar ambos os candidatos, Lula e Bolsonaro, a praticarem uma postura mais ao centro para buscar a vitória no próximo dia 30, segundo especialistas; conheça 4 ações de empresas que mais podem se beneficiar neste cenário
O resultado da apuração do 1º turno das eleições 2022, que ocorreu no último domingo (2), pegou todo mundo de surpresa. Acontece que, diferentemente do que havia sido mostrado nas pesquisas, a disputa entre os favoritos para presidente, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi bastante acirrada.
A última pesquisa Ipec para a eleição presidencial mostrava o candidato Lula com 51% dos votos válidos e chance de vencer no 1º turno, enquanto Bolsonaro teria “apenas” 37% das intenções de votos:
No entanto, não foi bem isso o que aconteceu. Como você deve ter acompanhado, o 1º turno revelou uma competição muito mais acirrada do que o esperado. Embora Lula tenha liderado com 48% das intenções de votos, Bolsonaro ficou logo atrás com 43%, além do que os institutos de pesquisa estavam apontando.
A disputa segue mais um turno e os brasileiros terão mais tempo para escolher seu candidato. E isso pode ser uma boa notícia: não importa a sua posição política, se você é a favor de Lula ou de Bolsonaro, o resultado deve ser positivo para o seu bolso. Explico:
A avaliação geral dos mercados é que o resultado do 1º turno das eleições foi positivo para a bolsa brasileira. Isso porque a disputa do 2º turno deve levar os candidatos a uma maior moderação, adotando um discurso ainda mais próximo do centro. É nisso que acredita Felipe Miranda, CEO e estrategista-chefe da maior casa de análise financeira independente do país:
“Essa maior proximidade entre ambos confere, muito provavelmente, a necessidade do ex-presidente Lula caminhar ao centro, formar alianças e sinalizar um pouco mais o que é o seu plano de governo com um pouco mais de ortodoxia. E essa caminhada ao centro deve favorecer os ativos em geral, principalmente os de risco, ou seja, uma alta do “kit Brasil”, que representa a alta da bolsa, queda do juro longo e a apreciação cambial” - Felipe Miranda, CEO da Empiricus Research
Na visão dele, ainda que o favoritismo de Lula venha a se confirmar no 2º turno, o seu mandato certamente não será um “mar de rosas”. Sobretudo se pensarmos na configuração do Congresso, que se firmou mais conservadora e de direita com a vitória de vários governadores bolsonaristas em estados importantes.
Por isso, tanto Lula quanto Bolsonaro serão “forçados” a caminhar pelo centro se desejarem a eleição, sinalizando uma política econômica ortodoxa. E essa postura é benéfica para o mercado, que teme agendas focadas em aumentos expressivos de gastos públicos.
Como prova de que o resultado da noite anterior foi positivo para o mercado local, basta ver o desempenho do Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira) nesta manhã (3).
No momento em que escrevo essa reportagem, o índice “dispara” 3%, puxado pelo desempenho das estatais, enquanto o dólar recua:
Na visão dos analistas da Empiricus Research, o momento é propício para o investidor “mergulhar” na bolsa em busca de lucro. Agora, diversos ativos que ficaram extremamente baratos em decorrência da pandemia estão a “ponto de bala” para comprar.
Neste cenário, Felipe Miranda e sua equipe fizeram um estudo minucioso das ações que poderiam se dar bem com o movimento das eleições e selecionou 4 papéis de empresas que valem a pena comprar agora.
CONHEÇA 4 AÇÕES DA BOLSA BRASILEIRA PARA BUSCAR LUCRO INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2022
Na concepção dele, trata-se de ações que, além de estarem baratas, têm qualidade, liquidez e podem ter uma valorização expressiva com o período eleitoral. A seguir, explico melhor quais são elas:
Não importa se vai dar Lula ou Bolsonaro: essas 4 ações podem ‘decolar’ seja qual for o presidente eleito
As 4 ações selecionadas fazem parte da carteira recomendada de Felipe Miranda, que leva o nome de “Oportunidades de Uma Vida” e foi criada em setembro de 2015.
A criação se deu em um momento decisivo para a política brasileira, assim como agora. Na época, o Brasil estava no auge de uma crise econômica, causada após a descoberta do “Petrolão” (que deu origem à investigação da Lava Jato) e as pedaladas fiscais do governo, no mandato da então presidente Dilma Rousseff.
Felipe “previu” todo o descalabro econômico que aconteceria naquele ano e selecionou ações específicas para quem quisesse buscar dinheiro nesse período. A crise econômica de 2014, com o escândalo da Petrobras, e o impeachment de Dilma em 2016, abriu uma oportunidade brutal na bolsa brasileira.
A conjuntura econômica fez com que ações de empresas de qualidade valessem “preço de banana”. Foi quando o analista decidiu que era hora de investir cirurgicamente em alguns papéis. Quem seguiu as recomendações dele à risca, pôde lucrar, naquele período, até 400% com alguns papéis de empresas.
É claro que tudo isso já aconteceu, e lucros passados não garantem retornos futuros. No entanto, agora Felipe está com 4 nomes de empresas que, na concepção dele, estão baratas, têm qualidade e liquidez, e podem se beneficiar do período de eleições, podendo colocar dinheiro no seu bolso, assim como alguns dos seus seguidores fizeram em 2015.
“Estamos buscando aumentar o peso no que chamamos de cíclico doméstico, com ações de empresas de qualidade que se beneficiem desse Brasil melhor, mas que estejam baratas e tenham liquidez. Agora, temos 4 nomes que preenchem esses requisitos” - Felipe Miranda, CEO da Empiricus Research
Mas quais são essas ações de "cíclico doméstico”? Resumidamente, são ações que têm desempenho fortemente influenciado por variáveis econômicas como inflação, taxa de juros, variação cambial, etc.
E, como dito anteriormente, com os candidatos caminhando a um discurso mais voltado para o centro, essas variáveis todas têm a tendência de serem positivas, impactando também o desempenho das ações selecionadas por Miranda.
Ele e sua equipe detalharam todo o racional de investimento por trás dessas ações em um documento gratuito, que foi disponibilizado como cortesia pela Empiricus Investimentos. Para acessar, basta seguir o passo a passo no botão abaixo. Pode ficar tranquilo, nenhum centavo será cobrado:
CONHEÇA 4 AÇÕES DA BOLSA BRASILEIRA PARA BUSCAR LUCRO INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2022
Seja rápido: 2 ações recomendadas por Miranda dispararam quase 6% em poucas horas
Como prova de que as ações selecionadas por Miranda estão se beneficiando dos desdobramentos do 1º turno, basta ver o desempenho delas no pregão desta segunda-feira (3). Enquanto o Ibovespa “decola” quase 4%, 2 papéis recomendados por ele se aproximam dos 6%:
Os outros 2 papéis recomendados por Miranda também têm performance positiva neste pregão, com altas de 4,87% e 4,86%, também acima do Ibovespa.
É por isso que eu alerto: você precisa ser rápido. Embora as valorizações citadas sejam positivas, tudo indica que essa é apenas a “ponta do iceberg”. Conforme a data para o 2º turno se aproxima, é esperado que essas ações tenham valorizações mais expressivas.
E, após a consolidação do resultado das eleições de 2022, Miranda vê um potencial de valorização ainda maior. É tudo uma questão de tempo. Por isso, recomendo que você acesse ao documento gratuito no botão abaixo:
CONHEÇA 4 AÇÕES DA BOLSA BRASILEIRA PARA BUSCAR LUCRO INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2022
Lá, você encontrará não apenas o nome e ticker para investir nas empresas indicadas, como também todo o racional de investimento por trás de cada uma delas e como você deve se posicionar. Trata-se de um material completo para ajudá-lo a investir e buscar lucro com as recomendações.
Gratuito: essas 4 ações estão valendo uma ‘barganha’ agora, mas podem decolar com movimento das urnas
Felipe Miranda, além de CEO e estrategista-chefe da Empiricus Research, comanda uma das séries mais famosas da casa, intitulada “Palavra do Estrategista”.
A série foi fundada em 19 de setembro de 2015, logo depois de ele ter conquistado as primeiras “porradas” com a bolsa, como contei acima. E sabe qual foi a rentabilidade dela nesses 7 anos de existência? 393,6% de lucro.
Nesse mesmo período, o Ibovespa rendeu “meros” 131%. Percebe a diferença?
Ou seja, os seguidores do Felipe estão, há 7 anos, investindo somente nas ações que puxam a média da bolsa para cima.
Agora, você está tendo a oportunidade de conhecer 4 ações da bolsa brasileira que fazem parte da carteira “vencedora” dele.
Trata-se de papéis de empresas que estão baratas agora, mas que contam com muita qualidade e liquidez. Na visão do analista, elas têm potencial para decolar diante da conjuntura econômica atual:
É só seguir o passo a passo disponível no botão acima e liberar o acesso ao documento sobre as 4 ações. Depois você decide se essa recomendação faz sentido para o seu patrimônio. E pode ficar tranquilo, pois o acesso é gratuito mesmo, como uma cortesia da Empiricus Investimentos.