🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

João Escovar
Jornalista especializado em Finanças
Conteúdo Empiricus

IPCA + 9,12%: Cortes na projeção da inflação abrem espaço para títulos de renda fixa premium; entenda

Investidor de renda fixa tem oportunidade dourada de se proteger das eleições e levar um excelente retorno real em 2023

João Escovar
5 de setembro de 2022
16:42
renda fixa
Imagem: Shutterstock

A proximidade do término do ciclo de aperto monetário no Brasil parecia estar colocando fim à empolgação dos investidores de renda fixa.

Afinal, nos acostumamos nos últimos meses, conforme o Banco Central ajustava a taxa Selic para cima, a ver ofertas tentadoras de títulos prefixados, mistos ou pós-fixados, na casa de 15% ou IPCA + 8% ao ano.

Os juros altos são um dos principais mecanismos para controlar a inflação. Afinal, eles encarecem o dinheiro e tornam o crédito mais custoso, reduzindo o ritmo da atividade econômica. Por outro lado, como os juros balizam os retornos da renda fixa, sua alta acaba sendo benéfica para os investidores de títulos como CDBs e Letras de Crédito.

Acontece que, quando a Selic está alta, a economia tende a desacelerar e pode chegar a uma recessão. Por ser um remédio amargo, os juros sobem apenas quando a ameaça da inflação é realmente grande.

Com a diminuição do ritmo da inflação nos últimos meses (chegamos inclusive a registrar IPCA negativo em julho), o Banco Central já anunciou que o fim da alta dos juros está próximo, abrindo espaço apenas para uma pequena alta marginal.

Fonte: O Globo (09/08/2022)

Embora os juros permaneçam altos, as perspectivas para o futuro são de que diminuam. O Boletim Focus, por exemplo, já projeta a Selic na casa dos 11% em 2023 – e o número pode diminuir depois, caso a economia se estabilize.

Isso levou a uma queda dos prêmios oferecidos pela renda fixa... até agora.

Queda na perspectiva dos juros fez prêmio caírem por um tempo

De maneira bem simplista, os prêmios dos títulos de renda fixa sobem junto com os juros porque a Selic mede o retorno que pode ser obtido facilmente e de maneira segura no Tesouro Direto.

Afinal, quem compraria um prefixado de 10% com os juros básicos a 13,75%? Assim, quando as perspectivas de juros sobem, o prêmio da renda fixa precisa subir; mas quando caem, a renda fixa passa a oferecer menos.

É por conta disso que chegamos a ver títulos na casa dos IPCA + 8% alguns meses atrás, mas depois essas ofertas pararam de subir ou até caíram.

E onde entra o IPCA + 9,12% nessa história?

Bem, mas se o título deste texto faz referência a um título que rende IPCA + 9,12%, uma excepcional rentabilidade real, por que estamos falando da queda dos prêmios oferecidos?

Acontece que, nas últimas semanas, títulos de renda fixa desse patamar voltaram a ser oferecidos.

Neste grupo VIP de investidores, por exemplo, a oferta do dia 02 de setembro foi:

  • CDB – Prazo de um ano – IPCA + 9,07%

Já nesta segunda-feira, a taxa que já era ótima subiu de novo:

  • CDB – Prazo de um ano – IPCA + 9,12%

Tomando como base a perspectiva para os juros, essa alta não faz muito sentido, certo? Afinal, por que os prêmios estariam altos se a Selic deve ficar estagnada e passar a cair no ano que vem?

VEJA COMO RECEBER ESSAS OFERTAS DIRETAMENTE EM SEU WHATSAPP

IPCA deve desacelerar em 2023

Parece óbvio dizer, mas às vezes não é tão intuitivo: os títulos mistos indexados à inflação, além do prêmio real, possuem um outro componente extremamente relevante: o IPCA.

Nas últimas edições do boletim Focus, que reúne as projeções do mercado para diversas variáveis macroeconômicas, as perspectivas para a inflação no ano que vem estão caindo nas últimas semanas.

Na edição desta segunda-feira, por exemplo, a projeção, que era de 5,3%, caiu para 5,27%. Parece uma pequena diferença, mas esse movimento já vinha acontecendo em agosto. Há 4 semanas, a prévia era de 5,36%.

O mesmo acontece para as projeções de 2022: há quatro semanas, o Focus esperava IPCA de 7,11%, enquanto hoje projeta 6,61%.

Fonte: Boletim Focus (02 - 05/setembro/2022)

Some a isso a estabilidade das projeções para a Selic, que estacionaram na casa dos 11 a 11,25%: a conclusão é a de que o mercado espera um descompasso entre IPCA e Selic, o que força os títulos indexados à inflação a oferecerem um prêmio real maior para serem equiparados aos títulos que pagam os juros básicos.

Onde está o “pulo do gato”?

Os prêmios dos títulos, portanto, se alinham com as expectativas futuras de variáveis como juros e inflação. Dessa forma, se o IPCA e a Selic vierem como esperado, a tendência é que apresentem rendimentos parecidos. A grande questão é que não dá para contar que eles virão como as projeções apontam.

O boletim Focus de exatamente um ano atrás (03/09/2021) indicava uma projeção de inflação de 3,98% em 2022 e Selic de 7,75% ao fim deste ano. Muito diferente da realidade que estamos vivendo, certo?

Aliás, é justamente essa incerteza que justifica a existência de diversas modalidades de título de renda fixa: a ideia de um IPCA+ é justamente proteger o investidor da inflação caso as coisas não se desenrolem conforme o esperado.

É por isso que o momento atual é excelente para garantir um título deste tipo: ainda não nos recuperamos plenamente da pandemia, a guerra na Ucrânia continua, a Europa vive uma crise energética e teremos as eleições presidenciais mais polarizadas do século.

Apesar de todos esses riscos, o mercado projeta um IPCA em níveis seguros e oferece prêmios reais acima de 9%. Isso garante ao investidor uma altíssima rentabilidade real, mesmo que o cenário se deteriore e a inflação volte a subir.

Este grupo VIP de investidores está comprando esses títulos como se não houvesse amanhã

Apesar do aumento dos prêmios, é raro encontrar solto por aí um título que pague prêmio real acima de 9%.

Esse tipo de título, considerado premium, normalmente está restrito a investidores milionários ou com acesso a relacionamentos privilegiados.

Uma outra oportunidade de acessar essas ofertas é participando de grupos VIP de renda fixa, como o que é organizado pela Empiricus Investimentos. Foi neste grupo, inclusive, que chegou a oferta do IPCA + 9,12% que citamos.

A participação no grupo é gratuita e o funcionamento é bem simples: todos os dias pela manhã os membros do grupo recebem, via e-mail ou WhatsApp, a oferta mais atrativa do dia para a renda fixa.

Além de serem títulos diferenciados, o fato de a oferta chegar logo de manhã permite que esses participantes acessem as ofertas antes que se esgotem.

O grupo VIP está aberto para novos participantes neste mês de setembro. Para ser colocado entre os membros, basta deixar seu contato clicando no botão abaixo:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar