Está insatisfeito com seus investimentos? Você deve estar cometendo o principal erro do mercado financeiro; saiba qual é e como se livrar dele
Um dos erros mais graves nos investimentos pode atingir investidores de todos os níveis de conhecimento e ser a causa de muitas pessoas perderem dinheiro; veja se você faz parte do grupo que está em risco
É bem provável que todo investidor erre um dia. Mesmo os mais experientes podem sofrer deslizes e tomar decisões que comprometam valores expressivos de seus investimentos. Isso não necessariamente é um problema, mas pode se tornar algo preocupante caso seja um erro específico que tem potencial de abalar toda a vida financeira de alguém.
Não é difícil encontrar investidores iniciantes, que acabaram de começar a investir, quererem pular de cabeça em ativos mais arriscados, como em ativos de renda variável.
Muitas pessoas fazem isso sem ao menos terem ideia dos seus próprios objetivos e expectativas sobre aquele investimento. É aí que nasce o problema: montar uma carteira de ativos sem saber quando pretende usar esse dinheiro e no que ele será usado.
Veja, não faz sentido começar a investir sem traçar o que espera com essa aplicação. Explico: imagine que uma pessoa que não quer ter a chance de perder todo seu dinheiro faça um investimento considerável em ativos de alto risco, como as ações, os fundos imobiliários ou criptomoedas.
Na primeira queda expressiva dos ativos, esse investidor venderá os produtos a “preço de banana” e ficará no prejuízo.
Esse movimento é muito comum com investimentos altamente voláteis como o Bitcoin. Investidores que não são tão adeptos ao risco compram pela fama do ativo, mas logo vendem abaixo do que pagaram por medo de perder mais dinheiro, ou por não terem paciência para segurar o ativo por muito tempo.
Muitos até culpam o ativo. Dizem que o investimento o fez perder todo o dinheiro. É claro que há ativos que não são tão promissores, mas na maioria das vezes, o erro está no investidor (saiba como se livrar do erro neste link).
O maior erro dos investidores: carteira de investimentos desajustada com os objetivos
Se você perguntar para uma pessoa que está infeliz com os próprios investimentos qual é o motivo por trás da insatisfação, é muito provável que ouça sobre os retornos negativos.
É possível que essa pessoa esteja cometendo o principal erro dos investimentos: não aplicar o dinheiro de acordo com o perfil do investidor.
E se tem um assunto que o mercado entra em consenso, é sobre a importância dessa informação. Em uma pesquisa rápida no Google sobre os erros mais graves dos investidores, um tópico que nunca falta no início das listas é o perfil:
O primeiro passo nos investimentos é uma dúvida constante. Mas antes de qualquer movimento financeiro, é necessário ter certeza do perfil do investidor em que você se encontra. É ele quem vai te ajudar a fugir de enrascadas que podem comprometer uma “bolada” do seu dinheiro.
Saber o próprio perfil é uma forma de tomar decisões mais inteligentes e com uma menor chance de erro, visto que o seu dinheiro estará alinhado com as suas expectativas de retorno, prazo e segurança.
Ele é dividido entre conservador, moderado e arrojado – com cada uma das categorias tendo uma tolerância a risco maior. Não existe perfil certo ou errado e nem investimentos que são melhores que outros. O importante é investir de acordo com essa informação para não ter frustrações.
É comum, por exemplo, se deparar com recomendações de ativos dos amigos, familiares ou influenciadores na internet…
Imagine que um desses “influencers” encontrou uma ação de alto risco, mas que pode explodir em valorização.
Não faria o menor sentido um investidor conservador, que gosta de títulos de renda fixa seguros, por exemplo, comprar um ativo como esse. Além de gerar ansiedade e insatisfação com o investimento, é provável que ele venda a ação na primeira queda e perca quantias consideráveis.
E esse não é um erro que costuma ser cometido apenas pelos conservadores. Os investidores moderados e arrojados também podem cair na mesma cilada. Por que um investidor com maior tolerância a risco investiria apenas em títulos do Tesouro Direto, por exemplo?
Pode parecer loucura, mas existem pessoas que fazem isso por ainda não saberem exatamente em qual categoria se enquadram.
Independentemente do perfil, quem comete o erro de investir em desacordo com as próprias características pessoais tem um único destino: perder dinheiro. Seja por vender ativos com prejuízo, ou por deixar valores “parados” na mesa, a falta de autoconhecimento pode ser uma verdadeira vilã dos retornos atrativos.
Mas afinal, como se livrar deste erro e descobrir como investir melhor? Existe um questionário com apenas 6 perguntas, criado por especialistas da corretora Empiricus Investimentos, que responde qual é o seu perfil e te ajuda a escolher os ativos certos.
Nem um centavo será cobrado para acessar a ferramenta, e o material oferecido vai muito além de apenas mostrar se você é conservador, moderado ou arrojado.
A corretora também disponibilizará, assim que terminar de responder as perguntas, uma sugestão de carteira de investimentos completa, alinhada com o seu perfil.
Todo o processo leva, no máximo, 5 minutos e pode ser a chave para você se destacar nos investimentos:
ACESSO GRATUITO: SAIBA QUAL É O SEU PERFIL DE INVESTIDOR E OS MELHORES ATIVOS PARA VOCÊ NESTE QUESTIONÁRIO DE 5 MINUTOS
A carteira completa de investimentos que pode te livrar de ativos que são ‘furada’ para os seus objetivos
O questionário criado pela Empiricus Investimentos entrega uma sugestão de carteira completa personalizada para o seu perfil de investidor. Os produtos foram selecionados pela equipe de especialistas da corretora, e podem ajudar a dar os primeiros passos no mercado financeiro:
Os investimentos da imagem acima fazem parte de uma das carteiras disponibilizadas pela corretora. Eles são apenas uma “palhinha” de todos os ativos sugeridos pela empresa para você começar a investir de acordo com o seu perfil.
E não se preocupe caso você não queira seguir uma ou outra indicação do portfólio. Não há qualquer obrigação de colocar as sugestões em prática, mas elas podem ajudar você a colocar seus ativos “no eixo”.
A ferramenta criada pela Empiricus Investimentos é 100% gratuita e está disponível para qualquer pessoa que queira descobrir como fazer investimentos mais certeiros. Clicando neste link ou no botão abaixo, você terá acesso ao questionário que te livrará do principal erro dos investidores: