Em busca de vaga de emprego ‘premium’ em banco? Você precisa ir além do CPA-10, CPA-20 ou curso na Anbima
Certificações são ótimas portas de entrada para um trabalho no mercado financeiro, mas para quem busca cargos e salários melhores, é preciso dar um ‘upgrade’ no currículo; veja como
As certificações financeiras mais básicas da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), como CPA-10, CPA-20 ou CEA, são as portas de entrada mais comuns para quem busca vaga de emprego no mercado financeiro, seja em bancos, corretoras ou gestoras de investimentos.
A Anbima é quem regula praticamente todas as instituições financeiras do país e suas certificações são fundamentais para exercer determinados cargos no mercado.
No entanto, para quem busca ganhar remunerações maiores (sabemos que o mercado financeiro é praticamente uma “mina de ouro”), é preciso dar um passo além das clássicas CPA-10, CPA-20 e CEA.
Apesar de serem ótimas para o currículo no começo de carreira, elas se tornam insuficientes para quem pretende ascender para cargos mais altos e fazer uma carreira de sucesso em bancos e demais instituições financeiras.
Daí vem a importância de investir em uma especialização mais avançada: um MBA em Finanças.
Uma pós-graduação como essa pode te ajudar a conquistar as certificações mais avançadas da Anbima, como CGA e CGE, que te qualificam para posições melhores em empresas do ramo financeiro.
Por que um MBA em finanças é importante para conseguir emprego no mercado financeiro?
No mercado financeiro, através das certificações da Anbima, é possível ingressar sem nem mesmo ter faculdade. Basta provar seu conhecimento nas provas, que já são por si só um mecanismo de seleção para os empregadores.
Por um lado, isso facilita muito o acesso a este setor tão promissor e atrativo. Mas, por outro, se contentar apenas com as certificações mais iniciais pode fazer com que você fique estagnado em sua carreira.
É de conhecimento geral que, quanto mais especializada uma pessoa for em determinado assunto, melhores são as suas chances de conseguir cargos mais altos e salários mais atrativos. Afinal, esse tempo de qualificação deve ser “recompensado” de alguma forma.
Nesse sentido, o MBA de finanças é como um “upgrade” para o seu currículo, já que você tem acesso a mais conteúdos, de forma mais aprofundada.
Em uma formação de qualidade, você vai além da matemática financeira básica das CPAs e da CEA e do conhecimento superficial sobre os produtos de investimento.
Veja só alguns dos conteúdos tipicamente abordados em MBAs de excelência:
- Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras;
- Gerenciamento de Riscos Financeiros;
- Valuation: Modelo de Fluxo de Caixa Descontado e Modelo de Múltiplos de Mercado
- Gestão Clássica de Carteiras e Limitações dos Modelos;
- Estratégias avançadas com Derivativos.
Perceba que tratam-se de temáticas mais sofisticadas, que podem te preparar para assumir um cargo mais alto em uma instituição financeira. Com uma qualificação desse nível, você pode ascender de diversas formas no mercado, seja lidando com ativos mais complexos ou assessorando investidores da categoria “wealth” (os mais ricos, com grandes montantes para investir).
O estudo mais recente da consultoria Robert Half (referência em RH) revela que um gestor de investimentos, seja em renda fixa ou variável, em São Paulo, pode chegar a ganhar mais de R$ 37 mil por mês nas empresas de maior porte.
E mesmo quem está em companhias de menor porte, já pode alcançar uma remuneração bem atrativa:
QUERO SABER MAIS SOBRE MBA EM FINANÇAS
Não entre em MBAs ‘furada’
Com salários como esses, é comum que muita gente queira arrumar um emprego no mercado financeiro e saia por aí buscando cursos, especializações e MBAs.
Mas antes de se matricular em qualquer MBA de finanças por aí, é importante estar atento a dois aspectos primordiais:
- O MBA contempla o conteúdo necessário para formar um bom profissional de investimentos?
- O MBA tem respaldo de uma boa instituição de ensino?
Caso a resposta seja não para alguma dessas perguntas, pule fora. Você provavelmente só vai gastar seu dinheiro, sem ter aulas produtivas e sem ter acesso a um conhecimento avançado que pode beneficiar sua carreira.
- É importante lembrar que nem todo curso pode ser chamado de MBA. As instituições de ensino que oferecem MBA precisam ter um registro oficial no MEC (Ministério da Educação), como é o caso da FAAP, que possui nota máxima nas avaliações da instituição e por isso, foi credenciada como um Centro Universitário.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE UM BOM MBA DE FINANÇAS; CLIQUE AQUI
Renomada faculdade e maior casa de análise financeira independente do país abrem vagas para pós-graduação
Agora, se você realmente está atrás de um MBA de finanças “de ponta”, a oportunidade a seguir pode lhe interessar: a Empiricus Research, maior casa de análise financeira independente do Brasil, e a FAAP, renomada faculdade paulista, acabam de abrir as inscrições para seu MBA em Mercado Financeiro (clique aqui para saber mais).
Até o dia 24 de outubro, todos os interessados poderão se inscrever gratuitamente para 4 aulas inaugurais e “sentir o gostinho” da formação antes de tomar qualquer decisão.
Entre os professores da pós-graduação, estão analistas da Empiricus Research e docentes de economia da própria FAAP.
Para receber mais detalhes diretamente no seu e-mail, basta clicar na página abaixo: