Brasil virou ‘ímã de dólares’? Estrangeiros estão investindo na Bolsa como nunca: entenda o porquê e como se beneficiar disso
A queda nas bolsas de valores dos outros países emergentes atraiu uma avalanche de capital estrangeiro para o país, e você também pode surfar essa onda.
“Dos BRICS, só sobrou o B”. É o que diz o analista Felipe Miranda, explicando a súbita avalanche de dinheiro gringo que entrou na B3, a bolsa brasileira, no primeiro trimestre de 2022 – já são 67 bilhões de reais em fluxo de capital estrangeiro.
Isso ocorre porque a situação brasileira é única entre os países emergentes. Enquanto as bolsas chinesa e indiana apresentaram queda desde o começo do ano e o índice de ações da Rússia chegou a cair quase 50% em meio à guerra, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subiu mais de 30% em dólares neste primeiro trimestre.
A consequência disso é que o Brasil tornou-se o único destino possível para os investidores institucionais estrangeiros que buscam investir em economias emergentes, que costumam oferecer maiores retornos.
O fluxo de capital que entra no país é formado não só de dinheiro novo, mas também de investimentos que saíram das bolsas de outros países em situações menos favoráveis que a nossa.
Por que o Brasil?
O sucesso da bolsa brasileira entre os investidores gringos não se explica só pela situação do resto do mundo. É fato que as ações brasileiras estão baratas, com múltiplos inferiores às médias históricas e aos pares internacionais. Isso quer dizer que, apesar da alta do Ibovespa em 2022, as empresas ainda têm muita margem para se valorizar.
Também ajuda sermos um mercado líquido, ou seja, é fácil comprar e vender ativos da bolsa brasileira e convertê-los em dinheiro. Além disso, por ser uma economia relativamente grande e sem risco geopolítico significativo, o Brasil passa segurança para os investidores internacionais, se comparado com a ambiguidade do governo chinês ou com a Rússia em guerra.
Também é importante lembrar que o Brasil é um grande produtor de commodities agrícolas, minerais e energéticas em meio a um ciclo de valorização de matérias-primas. É esperado que a demanda de aço e minério de ferro cresça cada vez mais com a Europa em situação de guerra, abrindo espaço para a crescente valorização dos ativos brasileiros.
Entenda quais setores crescem desde o começo do ano
Os números até agora só confirmam as previsões dos analistas. A ação da B3 (B3SA3), por exemplo, teve cerca de 34,42% de valorização só nos primeiros 3 meses do ano, o que comprova o bom momento vivido pela bolsa.
As maiores responsáveis pela valorização da bolsa brasileira são as empresas do setor financeiro e as commodities (com ênfase em mineração, setor agropecuário e petróleo e gás). Para dar alguns exemplos, desde o começo do ano a Vale (VALE3) cresceu 11,73%, e o Itaú (ITUB4), 21,01%.
A entrada de capital gringo também se reflete na performance do Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, que tem liderado o ranking de melhores desempenhos entre os já mencionados emergentes.
Mas a prosperidade do Ibovespa não se destaca apenas entre os membros do BRICS – na bolsa dos EUA o aperto monetário é expresso pela performance dos seus índices S&P 500, Dow Jones e Nasdaq, em queda desde o começo do ano.
O mesmo se observa no índice Nikkei 225, do Japão, e em vários índices Europeus, como o CAC 40 e o EURO STOXX 50, que sofrem com a guerra na Ucrânia e as dificuldades na transição energética.
Como aproveitar esse momento de crescimento?
A onda de dinheiro gringo entrando na B3 e o desempenho recente das bolsas dos outros países indicam que o Brasil se encontra prestes a decolar e agora é o momento ideal para investir em ações baratas com potencial de crescimento.
Mas e se houvesse um jeito de investir em renda variável, tendo a chance de embolsar ganhos significativos, e ao mesmo tempo usufruir da renda fixa, que se beneficia da alta dos juros e da inflação? Por sorte, há um jeito simples de aproveitar as duas frentes e buscar lucros ainda esse ano com a valorização das ações brasileiras tão procuradas pelos investidores estrangeiros.
Se você quer ter a chance de ganhar dinheiro com a valorização da bolsa brasileira, conhecer as melhores oportunidades de investimento em renda fixa e atingir outro patamar na sua vida financeira, clique no botão abaixo e acesse o documento gratuito que detalha esta estratégia.