BBSE3: holding de seguros tem lucro 69% maior no 3T22, mas continua ‘refém’ de riscos do Banco do Brasil; vale a pena comprar BB Seguridade?
Resultados financeiros da companhia foram favorecidos pela Selic alta, além do melhor desempenho comercial e da redução na sinistralidade; no entanto, relação com o banco estatal é um fator de risco a ser considerado
O balanço de BB Seguridade (BBSE3), divulgado nesta segunda-feira (7), não deixou a desejar: com um lucro líquido 69,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, a empresa de seguros do Banco do Brasil conseguiu aproveitar a Selic alta para potencializar o seu resultado financeiro.
Ao mesmo tempo, a companhia também melhorou seu desempenho comercial nos segmentos de seguros, capitalização e previdência e teve redução na sinistralidade.
Mas, se a ligação com o Banco do Brasil permite maior capilaridade da seguradora ao redor do país, já que o banco está presente em mais de 95% dos municípios brasileiros, esta mesma ligação também acarreta maiores riscos para a companhia.
Diante desse cenário, muitos investidores podem ficar com a seguinte dúvida: vale a pena adquirir as ações de BB Seguridade? Ou é melhor deixar BBSE3 de lado e apostar em outras seguradoras e segmentos?
Quem responde esta pergunta são os analistas da Empiricus Research – Rodolfo Amstalden, Ruy Hungria e Richard Camargo – em um relatório completamente gratuito, que você pode acessar clicando no botão abaixo:
No relatório, você terá acesso não apenas à tese completa sobre a seguradora, mas também comentários detalhados sobre o balanço recém-divulgado do 3T22.
A seguir, vamos apresentar os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão sobre os papéis de BB Seguridade.
Resultados fortes no 3T22 pesam a favor de BBSE3
Em linhas gerais, o balanço do 3T22 de BB Seguridade mostrou ótimos resultados da empresa. Com exceção do segmento de capitalização, representado pela Brasilcap, todas as unidades da companhia registraram forte alta em comparação com o terceiro trimestre do ano passado (3T21).
A Brasilseg (seguros) apresentou um resultado consolidado de R$ 636 milhões, crescimento de 162% na comparação anual, impulsionado pelo crescimento dos prêmios ganhos e pela redução significativa da sinistralidade nas principais linhas de negócio (vida, prestamista e rural).
- Esse crescimento dos prêmios está relacionado com a alta taxa de juros, já que a maior parte da alocação de capital da seguradora é em renda fixa.
Já a Brasilprev (previdência) apresentou um resultado de US$ 217 milhões, crescimento de 82% na comparação anual. “No mix, a marcação a mercado do portfólio geral foi o principal contribuinte do consolidado”, comenta o analista Richard Camargo.
O “patinho feio”, no entanto, como já adiantado, foi o segmento de capitalização: o resultado encolheu aproximadamente 80% em relação ao 3T21.
Ainda assim, resta o questionamento se o balanço satisfatório do 3T22 é o suficiente para justificar o investimento em BBSE3. A resposta está no relatório gratuito feito pelos analistas da Empiricus Research, que você pode acessar clicando no botão abaixo:
VALE A PENA INVESTIR EM BB SEGURIDADE (BBSE3)?
Mas e a ‘dependência’ do Banco do Brasil?
Se, por um lado, o ótimo balanço do 3T22 pode atrair muitos investidores para as ações de BB Seguridade, por outro, não dá pra ignorar o “elefante na sala”: a relação da seguradora com o Banco do Brasil.
Hoje, suas receitas ainda estão muito atreladas ao banco – até 2033, a empresa tem um contrato de distribuição com o BB. “Esse é um risco inerente ao caso de investimentos, que crescerá em importância na medida em que nos aproximamos do vencimento do contrato”, comenta Camargo.
A situação lembra a da Wiz Soluções. Ainda que não se possa prever o que acontecerá com BB Seguridade ao fim do contrato, o mercado não esquecerá tão cedo o que rolou com WIZS3.
Após quase 50 anos de parceria, a Wiz perdeu o core da sua operação, que era oferecer os produtos de seguros para os clientes da Caixa. Isso fez com que suas ações fossem “dizimadas” e ela perdesse dois terços de sua receita ligada à instituição.
[RELATÓRIO] COMPRAR BB SEGURIDADE (BBSE3) É UMA BOA DECISÃO PARA O SEU PATRIMÔNIO?
O que você precisa saber antes de investir (ou não) em BB Seguridade
Tudo que foi apresentado acima é apenas uma “pincelada” no tema BB Seguridade.
Para avaliar se a empresa está em um bom ponto de entrada ou não, é preciso ir mais a fundo nos resultados corporativos (não só o balanço do 3T22), no contexto macroeconômico (a oscilação da Selic afeta bastante a empresa) e nas perspectivas futuras para a ação.
É por isso que recomendo fortemente que você acesse o relatório feito pelos analistas da Empiricus Research. Lá, você terá acesso ao conteúdo completo e ao veredito final sobre BBSE3, para poder tomar a decisão mais adequada para o seu patrimônio.
É completamente gratuito. E pode te ajudar bastante a decidir os rumos para sua carteira de investimentos para 2023 e para os anos seguintes.