As primeiras lições do Filho Rico: veja como alcançar sucesso na vida, carreira e finanças
Co-CEO da Empiricus aponta os caminhos para a conquista da conta bancária dos sonhos e de felicidade no livro ‘O Filho Rico’; leia um trecho de graça.
Ao longo da vida, é provável que você receba alguns conselhos sobre como adquirir sucesso profissional e pessoal. Alguns pilares dessa “fórmula” consistem em mecanismos como herança, inteligência, talento e mesmo força de vontade. Porém, nada disso importa se não houver a mentalidade certa.
Esse é o ponto chave apresentado por Felipe Miranda, co-CEO e estrategista-chefe da Empiricus, que acaba de lançar o livro “O Filho Rico”. Em 11 lições apresentadas de pai para filho, o economista abre sua vida pessoal para uma conversa franca sobre como alcançar o sucesso de maneiras não convencionais.
Pensando em virar a chave para ter uma vida financeira próspera? Confira nossas dicas a seguir e saiba como ganhar um trecho do livro de presente para começar essa jornada.
A verdadeira libertação que o dinheiro traz
Felipe abre sua carta ao público com um relato muito interessante sobre um costume italiano: a figura do “umarell”. Se você nunca ouviu falar nessa expressão, vamos começar pelo contexto que a precede. Basicamente, trata-se de uma pessoa que passa o dia “dando pitacos em canteiros de obras”.
Estranho, não? Mas calma, porque há todo um significado por trás. Na Itália, mais precisamente em Bolonha, a cultura dos umarell é bastante conhecida entre os aposentados; o termo, inclusive, já foi tratado como algo pejorativo. O umarell costuma ser a representação de cidadãos desapegados da rotina.
Se durante muito tempo o costume era visto com maus olhos, hoje é sinônimo de paz de espírito entre os cidadãos. Isso porque o umarell sabe aproveitar seu tempo de maneira realmente proveitosa, fazendo apenas aquilo que mais gosta – independentemente do tipo de atividade.
Umarell é o sujeito que não se deixa envolver por problemas cotidianos – geralmente relacionados às finanças. Portanto, imagine-se como alguém que acorda devagar, prepara seu café da manhã e parte para as ruas para apreciar uma atividade de seu gosto. Isso é libertador de verdade. É um sentimento raro no mundo, afinal a falta de dinheiro é o maior tirador de sono de muitas famílias.
Segundo Felipe, proporcionar aos filhos a sensação pacífica de um umarell é o seu maior desejo para o futuro. O problema para muita gente, entretanto, é como chegar até lá. A boa notícia é que, sim, há maneiras de adquirir essa tranquilidade financeira; e você não precisa ser um herdeiro ou dono de um talento único.
Mentalidade vencedora: a chave para uma vida próspera
Engana-se quem pensa que o principal caminho para o sucesso é ter certos privilégios – seja por meio de inteligência elevada, seja por meio de uma base pré-moldada. Mesmo as famílias mais ricas podem se perder durante a jornada se não souberem como manter e, principalmente, multiplicar seus ganhos.
Uma das frases mais marcantes de Warren Buffett vai nessa direção: “se você tem um QI de 160 pontos, venda 30 para alguém, porque isso não é fundamental”. Mas então, o que é fundamental para adquirir sucesso? Como os maiores bilionários e gênios chegaram até lá? Como aplicar práticas no dia a dia para, ao menos, ter uma vida financeira mais tranquila?
O segredo, aponta Felipe Miranda, é ter a mentalidade certa. Com pouco ou muito dinheiro, fato é que sem um emocional bem estruturado poucos conseguem mudar seus patamares. E se você almeja ser um umarell no futuro para curtir uma aposentadoria repleta de bons frutos, é desse ponto que deve partir.
Uma boa parte do sucesso é aleatório
No capítulo inicial de “O Filho Rico”, Felipe Miranda cita o curioso caso de sucesso dos Beatles. Muita gente acredita que a banda de Liverpool se tornou um fenômeno graças ao talento dos músicos, ou pelo fato de as canções serem extremamente “chicletes” e com letras de qualidade. Se você é um desses fãs, vamos logo dizer que não foi só isso.
Por incrível que pareça, talento não foi o único aditivo necessário para que a banda se tornasse um sucesso estrondoso. Foi preciso ainda uma boa dose de insistência por parte do empresário que decidiu apostar no projeto – que chegou a ser recusado por várias gravadoras.
É bem verdade que os Beatles conquistaram o mundo por serem muito talentosos. Mas, ser muito bom nesse setor não necessariamente garantiu o sucesso da banda. Felipe nos convida a refletir sobre como os nossos atos diários podem ser influenciados negativamente por uma mentalidade auto sabotadora. No caso dos Beatles, foi preciso até mesmo uma pitada de sorte para que o sucesso fosse atingido.
Portanto, voltando ao contexto financeiro, acredita-se que o primeiro passo para a tão sonhada tranquilidade financeira é mais do que simplesmente querer: você precisa planejar e, principalmente, se comprometer com essa jornada.
GRATUITO: RECEBA POR E-MAIL AS PRIMEIRAS LIÇÕES DO ‘FILHO RICO’
As primeiras lições do ‘Filho Rico’
Mas, afinal, como implementar bons hábitos para chegar a um patamar confortável financeiramente? Essa é a “pergunta de 1 milhão de dólares” que muitos especialistas tentam responder em livros, palestras e cursos. O problema é que boa parte dos conselhos focam em soluções abstratas e – muitas vezes – inatingíveis para o cidadão comum.
Se você precisa se livrar das dívidas, conseguir um bom emprego e dar maior conforto para os seus filhos antes mesmo de pensar em enriquecer, é provável que se afundar em livros genéricos seja uma perda de tempo. Você precisa de um norte que te entregue maior clareza sobre os caminhos a serem traçados.
O livro “O Filho Rico”, portanto, é o primeiro passo para uma jornada de fato satisfatória. Seja você um jovem aprendiz, seja você um pai de família, fato é que essa carta aberta transformada em livro pretende mudar a sua mentalidade – seja lá de qual ponto você resolver partir.
Então, que tal começar hoje mesmo a transformar os seus hábitos financeiros e se tornar dono do seu próprio destino? Para te ajudar nessa caminhada, te daremos um trecho do novo livro do Felipe Miranda de presente. Agora, só depende de você começar a trilhar esse futuro próspero e cheio de conquistas. Vamos nessa?