🔴 ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO? ACESSE DE GRÇA MAIS DE 20 RECOMENDAÇÕES CLIQUE AQUI

Beatriz Azevedo
Beatriz Azevedo
Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda em Comunicação Digital pela ESPM, Beatriz é responsável pelas redes sociais do Seu Dinheiro.
INFLUENCIADORES 3.0

Você deixaria a Lu, do Magazine Luiza (MGLU3), te dizer o que fazer? Como as marcas estão usando influenciadores “que não existem” para vender mais

Os influenciadores virtuais virou moda nas redes e um exemplo é a Lu, do Magazine Luiza. Conheça outros da geração de avatares da influência

Beatriz Azevedo
Beatriz Azevedo
14 de agosto de 2022
7:30 - atualizado às 16:38
Lu do Magalu
Imagem: Facebook / Magazine Luiza

“Eu não sou um robô, sou um influenciador digital”. Essa é a frase que descreve o Luks, um avatar virtual, em sua página do Instagram com mais de 245 mil seguidores e um selo de verificação da rede social. 

Ele foi criado pelo influencer Lucas Rangel, que conta com quase 20 milhões de seguidores no Instagram e parece fazer parte da mais nova tendência nesse segmento: os influenciadores 3.0, com personalidades próprias que buscam elevar a influência dos criadores a um novo nível. 

Do ponto de vista marketeiro, os principais objetivos desses avatares são criar uma porta de entrada para as marcas no metaverso e infiltrar o influenciador em nichos que ele não conseguiria alcançar com sua personalidade “real”

Ao lançar a Satiko, avatar da Sabrina Sato, a ex-BBB e apresentadora descreveu a ‘irmã virtual’ como uma possibilidade de chegar a novos grupos.

“Ela vai me ajudar a criar experiências totalmente novas, por exemplo, ela pratica esportes que eu não pratico, estará em lugares onde eu não posso estar. Terá uma personalidade muito mais livre e solta”, pontuou Sabrina à Forbes.

Satiko, a influenciadora virtual criada por Sabrina Sato, tem mais de 35 mil seguidores no Instagram

E essas criaturas online nem sequer precisam de uma pessoa real as lançando, elas podem existir por si só.

Leia Também

É o caso da Lil Miquela, com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, que se identifica como espanhola-brasileira, tem 19 anos e até um namorado. Ela fala sobre moda, lifestyle e defende pautas políticas, em sua bio encontra-se a hashtag #blacklivesmatter (vidas negras importam). 

Lil Miquela, influenciadora virtual com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, e o namorado dela.

Os influenciadores virtuais já são uma realidade para muitas marcas e de fato ajudam a persuadir o público em favor de um produto. Um exemplo é a própria Lu, do Magazine Luiza

Em uma visita rápida na página do Instagram da varejista é possível encontrá-la usando peças de roupas de diversas marcas, aparelhos eletrônicos — como celulares, notebooks e fones de ouvido — da Samsung e indicando os produtos para os mais de 6 milhões de seguidores da página. 

E os comentários surpreendem. A impressão é que os usuários realmente tratam o avatar como uma pessoa real.

Em uma montagem da Lu no aeroporto de Guarulhos em que a personagem virtual diz estar indo para Nova York, é possível ler coisas como:

— Que bom, Lu! Boa viagem, que Deus continue te abençoando sempre 🙏

— Vai lá e arrasa, Lu

— Você está deslumbrante, Lu

— Lu, bora tomar um café sexta à tarde em NY. 

Inclusive, a Lu já foi capa da Vogue Brasil, tornando-se a primeira influencer 3D a modelar para uma revista. Ela também já deu uma entrevista para a Exame revelando ter “consciência de que não é uma pessoa”.

Pode ser que, vendo isso, Alan Turing — famoso criador do teste de Turing, que busca entender se uma inteligência virtual consegue se passar por um ser humano — ficasse maluco (risos). 

Você deixaria um avatar digital te dizer o que fazer?

E pode ser por isso que as marcas parecem estar fascinadas com essa nova geração de influencers e a procura por publicidade com essas figuras é crescente. A Shodu, descrita como a primeira supermodelo virtual em sua biografia do Instagram, é um exemplo. 

Shodu, primeira modelo virtual. Ela tem mais de 235 mil seguidores no Instagram e, acredite se quiser, ela é um avatar, não existe no mundo real.

Em um breve giro pelo feed da personagem é possível ver publicações de Samsung e Swarovski, marca de jóias austríaca.

O próprio Luks, descrito no começo da matéria, já tem parceria publicitária com as Americanas e, de acordo com Rangel, tem mais vindo aí.

Luks, o influenciador virtual de Lucas Rangel que conta com mais de 245 mil seguidores no Instagram.

A Satiko não fica para trás: Lojas Renner, Coca-Cola e o Boticário são algumas empresas que já fizeram publicidade no Instagram dela, que conta com mais de 35 mil seguidores. 

Além disso, marcas como KFC, Dior, Balenciaga, Balmain, Louis Vuitton e Vogue têm apostado em influenciadores virtuais. E o engajamento nas redes é de fazer inveja: de acordo com um estudo do HypeAuditor, publicações feitas por avatares virtuais conseguem superar publicações feitas por celebridades reais. 

Entre aqueles que possuem entre 20 e 100 mil seguidores, a distância entre o engajamento de celebridades virtuais é de 8,36%, contra 0,91% do engajamento de influenciadores reais, por exemplo.

Inclusive, a Lu do Magalu está entre as maiores quando o assunto é engajamento com o público. Ela já até participou de uma campanha em que começou a usar o Tinder para buscar por ‘matches’ com os usuários da rede e distribuir descontos em compras no Magazine Luiza. 

De acordo com Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, a campanha foi um sucesso, com mais de 150 mil matches e uma conversão maior do que outras ações da varejista. 

Apesar de causar estranhamento entre as pessoas, esses avatares são capazes de criar padrões de comportamento, afinal, é exatamente por isso que são criados e estão chamando a atenção de tantas marcas grandes no mercado. 

À medida que o metaverso for ganhando mais popularidade entre o amplo público, mais comum será a aparição desses personagens nas nossas redes sociais. A questão que fica é: você deixaria um avatar digital te influenciar? 

No Seu Dinheiro, continuamos de carne e osso 

Podem nos chamar de antiquados, mas quando o assunto é redes sociais nós estamos bem longe de criar uma personalidade digital para lidar com nossos seguidores. Todos os nossos conteúdos são produzidos por pessoas reais — desde o post mais simples, até os vídeos mais densos.  De humano para humano, Seu Dinheiro. 

Na nossa página do Instagram, por exemplo, você pode encontrar diariamente vídeos gravados por algum integrante da nossa equipe sobre as notícias mais importantes do dia. Basta clicar aqui para conferir alguns. 

E não é só por lá. Nosso YouTube também está repleto dos melhores conteúdos apresentados pela nossa equipe de repórteres e colunistas. Na playlist “Seu Dinheiro explica” nós estamos semanalmente trazendo conteúdos relevantes que estão ‘na boca do povo’. 

O mais recente, por exemplo, fala sobre a tensão entre Estados Unidos e China, basta clicar aqui para conferir. Temos até um que revela quem a Faria Lima apoia nas eleições deste ano (para descobrir clique aqui). 

Ou seja, quanto a nós você pode ficar tranquilo! Nosso compromisso de produzir conteúdos com qualidade em qualquer plataforma segue intacto. Aliás, deixo aqui o meu convite para nos acompanhar no nosso canal do Telegram, basta clicar aqui. 

Até a próxima!

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TUDO JUNTO E MISTURADO

Executada com sucesso: Hapvida (HAPV3) anuncia conclusão da fusão com NotreDame — veja o que esperar a partir de agora

2 de dezembro de 2024 - 8:50

Ao longo deste ano, a Hapvida informa que cerca de 400 unidades assistenciais e administrativas foram integradas e mais de 6 milhões de beneficiários foram migrados

O DESAFIO DO CRESCIMENTO

Nova CEO da Ânima (ANIM3) mira mercado de R$ 100 bilhões com expansão em ensino ampliado — mas bets, juros e fiscal continuam a fazer pressão

1 de dezembro de 2024 - 14:02

Paula Harraca assumiu o cargo de CEO em julho, com o desafio não só de fazer a Ânima crescer em diferentes frentes, como também tentar chamar a atenção de um mercado arredio para o grupo

BOMBOU NO SD

Oxxo fora dos planos da Raízen (RAIZ4), dividendos da Vale (VALE3) e previdência privada: as mais lidas da semana no Seu Dinheiro 

30 de novembro de 2024 - 17:07

A potencial venda da participação da Raízen no Grupo Nós, dono da marca Oxxo no Brasil, foi destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias

ATENÇÃO, ACIONISTA

Dividendos e novo guidance: RD Saúde (RADL3) anuncia mais de R$ 123 milhões em JCP e revisa projeções de 2025 para cima

30 de novembro de 2024 - 15:30

A gigante das farmácias revisou a previsão de abertura de lojas no ano que vem; agora, a empresa prevê a inauguração bruta de 330 a 350 unidades

BOLSA NA SEMANA

MRV (MRVE3) e Localiza (RENT3) em queda livre: O que causou o colapso das ações na bolsa nesta semana?

30 de novembro de 2024 - 14:03

O desempenho negativo das ações locais — em especial, das empresas cíclicas, como é o caso da MRV e da Localiza — acompanhou a repercussão do plano fiscal

AS MUDANÇAS NÃO PARAM

Ricardo Mussa renuncia como CEO da Cosan Investimentos após menos de um mês — e também abandona conselhos da Raízen (RAIZ4) e da Cosan (CSAN3)

30 de novembro de 2024 - 10:25

O executivo deixa o grupo de Rubens Ometto após quase duas décadas no conglomerado, em meio à forte pressão sobre as finanças da Cosan e de suas controladas

BALANÇO DE NOVEMBRO

Com alta de mais de 38%, bitcoin domina o ranking de maiores investimentos do mês; dólar dispara e aparece no pódio

29 de novembro de 2024 - 19:31

O cenário político doméstico e internacional foi um dos fatores que mais pesou para o bom desempenho do bitcoin e do dólar em novembro

NOVOS PRODUTOS

Itaú Asset lança dois novos ETFs com foco em ações, BDRs e renda fixa — e não é a única com novidades no portfólio

29 de novembro de 2024 - 16:02

Além dos fundos de índice da Itaú Asset, a BB Asset estreou um novo ETF, e a bolsa brasileira lançou uma versão calibrada do Ibovespa para quem deseja investir em ações

PAPEL ESTÁ BARATO?

As ações da Suzano (SUZB3) podem se beneficiar do dólar a R$ 6? BTG Pactual diz se é hora de aproveitar o rali da moeda para incluir o papel na carteira

29 de novembro de 2024 - 15:20

O banco destaca a atratividade das ações da companhia, negociadas a múltiplos considerados baixos, com potencial de valorização de 36%

CHUVA DE PROVENTOS

A queridinha dos dividendos está de volta: Vale (VALE3) vai depositar R$ 2,2 bilhões em JCP na conta dos acionistas

29 de novembro de 2024 - 10:03

O montante será depositado na forma de juros sobre o capital próprio (JCP), e a expectativa é que o valor total bruto gire em torno de R$ 0,52053 por ação

SEXTOU COM O RUY

No banho de sangue da bolsa, a alta dessa ação mostrou por que dividendos fazem tanta diferença

29 de novembro de 2024 - 7:01

Nos momentos de pessimismo extremo, os dividendos servem como um lembrete de que as ações não são simplesmente ativos cujos preços sobem ou descem a depender do humor do mercado

DINHEIRO NO BOLSO

Décimo terceiro cai na conta hoje — veja como investi-lo em títulos com retornos expressivos ou turbinar a restituição do Imposto de Renda

29 de novembro de 2024 - 6:03

Quem já está com as contas em dia e o pé de meia devidamente reservado pode aproveitar a oportunidade rara de investir em títulos seguros com retornos expressivos

250 POR 1

Com ação ‘virando pó’ na B3, PDG Realty (PDGR3) tem nova proposta de grupamento de ações rejeitada por acionistas; entenda

28 de novembro de 2024 - 13:58

A empresa imobiliária convocará uma nova assembleia geral extraordinária para deliberar sobre uma proposta revisada do fator de grupamento

DESTAQUES DA BOLSA

Por que as ações da CVC (CVCB3) e da MRV (MRVE3) caem forte na bolsa hoje — enquanto JBS (JBSS3) e outras exportadoras lideram os ganhos 

28 de novembro de 2024 - 12:22

O tombo das empresas do setor imobiliário hoje é intensificado pela pressão dos juros futuros (DIs) e do dólar, que avançam após o anúncio do pacote fiscal do governo

FUSÕES E AQUISIÇÕES

Em forma: Fleury (FLRY3) firma aquisição do Confiance por R$ 130 milhões em meio a repique do setor de saúde

28 de novembro de 2024 - 8:41

A operação está sujeita a ajustes, conforme previsto nos termos do acordo entre as partes e ainda é preciso passar pela aprovação do Cade

DEPOIS DA APOSTA AMBICIOSA

A Raízen (RAIZ4) não quer mais saber do Oxxo? Por que a empresa pode vender a rede de lojas de conveniência após expansão agressiva em SP

28 de novembro de 2024 - 6:12

Rumores sobre a potencial venda da participação no Grupo Nós, dono da marca Oxxo no Brasil, ganharam força na semana passada. Saiba o que esperar das ações RAIZ4 agora

SD Select

Oi (OIBR3) disparou 19% na bolsa após mudanças no regime de telefonia, mas não é hora de comprar a ação; veja motivo

27 de novembro de 2024 - 14:00

Casa de análise prefere ação de concorrente com potencial para se tornar uma das maiores pagadoras de dividendos da bolsa; conheça a recomendação

FOCO NA SAÚDE

Ações da Dasa (DASA3) podem subir até 30%. BB Invest cita 4 pontos positivos, mas destaca 2 motivos para cautela

27 de novembro de 2024 - 12:28

O banco de investimentos iniciou a cobertura do papel com preço-alvo de R$ 3,20 para o final de 2025, o que representa um potencial de valorização de 30%; saiba se vale a pena comprar ou vender

SINAL VERDE

Oi (OIBR3) recebe aval do Cade para a venda da ClientCo para a V.tal. O que falta agora?

27 de novembro de 2024 - 9:47

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou sem restrições, a venda da empresa de banda larga para a companhia de internet V.tal

SUBINDO EM BLOCO NA B3

Por que as ações do Magazine Luiza (MGLU3) e de outros gigantes do varejo sobem forte e são destaque de alta do Ibovespa 

26 de novembro de 2024 - 17:19

O alívio na curva de juros futuros impulsiona os ativos cíclicos nesta terça-feira, como o setor de varejo, educação e construção — mas não é o único motivo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar