🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de empresas no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

WINTER IS COMING

Quem lucra com a guerra? Ministro alemão critica EUA e aliados por disparada do preço do gás

Para o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, a explosão dos preços do gás vendido pelas nações “amigas” impacta diretamente os custos de energia no país

Camille Lima
Camille Lima
5 de outubro de 2022
14:16 - atualizado às 19:22
Europa e Alemanha em risco de recessão após Putin cortar o gás
Imagem: Pixabay/Wikimedia Commons/TASS

Winter is coming. Enquanto a Europa se prepara para adentrar um longo e gélido inverno devido aos repetidos cortes no fornecimento de gás anunciados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, existem países “aliados” que podem estar lucrando às custas da guerra, na visão do ministro da Economia da Alemanha.

Bem, imagine viver rodeado pelos temores da chegada de uma possível recessão e da instalação de racionamentos de energia para conseguir manter milhares de famílias aquecidas nos meses mais frios do ano. Basicamente, essa é a realidade na Alemanha há alguns meses.

Agora, suponha ainda que, em meio a toda a angústia, você perceba que as nações fornecedoras de gás consideradas “amigáveis”, como os Estados Unidos, estavam, na realidade, se beneficiando para cobrar “preços astronômicos e excessivos” de seus suprimentos.

Esta foi a acusação levantada pelo ministro alemão, Robert Habeck, em entrevista ao jornal regional alemão NOZ nesta quarta-feira (05).

Os preços do gás na Alemanha

Para o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, a explosão dos preços do gás vendido pelas nações “amigas” impacta diretamente os custos de energia no país, que atingiram patamares elevados em setembro.

“Famílias e empresas enfrentam contas de energia exorbitantes. As importações de energia da UE no primeiro semestre de 2022 totalizaram quase 380 bilhões de euros, o que é próximo do que costumamos pagar por um ano inteiro”, informou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. 

Leia Também

Um dos principais alvos da revolta de Robert Habeck são os Estados Unidos. 

A terra do Tio Sam tornou-se o maior fornecedor de combustível marítimo para a Europa em 2022, responsável por mais de 70% das importações de gás natural para a Europa de janeiro a setembro.

“Os Estados Unidos nos contataram quando os preços do petróleo dispararam, e, como resultado, as reservas nacionais de petróleo na Europa foram exploradas. A mesma solidariedade seria boa para reduzir os preços do gás”, disse o ministro da Economia alemão, em entrevista.

Porém, os países aliados não seriam os únicos culpados pela disparada dos preços, na visão do político.

Segundo Habeck, a União Europeia deveria tomar novas medidas para lidar com a crise energética no continente.

“A União Europeia deveria reunir seu poder de mercado e orquestrar um comportamento de compra inteligente e sincronizado pelos países membros, para que os estados da UE não se superem e aumentem os preços do mercado mundial. [...] O mercado europeu é enorme, só precisa ser usado.”

De acordo com o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, Berlim está preparada para discutir medidas para conter os preços do gás e da energia na União Europeia.

"Precisamos enfrentar esse problema em suas raízes. Por isso, estou aberto a tomar medidas conjuntas nos mercados internacionais de gás e reformar o desenho de nossos mercados de energia para que os preços para os consumidores não sejam mais determinados pelo preço do gás.”

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, destaca a necessidade de uma “verdadeira união energética”. 

“Uma união energética resiliente não aparecerá magicamente ao combinar a energia de 27 nações – devemos torná-las compatíveis. Isso exigirá uma coordenação forte e sincera entre os Estados. E devemos criar o quadro regulamentar necessário e as condições de mercado que melhor sirvam aos interesses dos nossos cidadãos e empresas.”

A crise do gás na Alemanha

A Europa atualmente enfrenta sua pior crise energética em décadas, uma vez que a Rússia segue em um verdadeiro “vai-não-vai” em relação ao fornecimento de gás natural ao continente.

Isso porque o país de Vladimir Putin é responsável por 40% de todo o gás consumido na Europa e até 60% em países como a Alemanha.

Agora, o continente europeu enfrenta o risco de apagões, racionamento e uma recessão caso o governo russo decida diminuir ainda mais as entregas de gás.

Isso porque países como a Alemanha dependem do fornecimento de gás russo há décadas, e utilizam infraestrutura de energia como os gasodutos Nord Stream 1 e 2 para transportar o gás através do Mar Báltico.

Desse modo, os bloqueios de Putin impactam diretamente o reabastecimento dos estoques de gás para fornecer às famílias europeias combustível para manter as luzes acesas e as casas aquecidas durante o inverno.

“A Alemanha tem a maior população da Europa, é a maior economia, é o maior consumidor de gás, é o maior importador individual de gás russo e tem nove fronteiras terrestres. Então, o que quer que aconteça lá se espalha para o resto do continente”, disse Henning Gloystein, diretor de energia, clima e recursos do Eurasia Group, em entrevista à CNBC.

Os vazamentos de gás

Recentemente, os principais gasodutos da Rússia, o Nord Stream 1 e 2, que levam gás natural para a Europa, sofreram vazamentos — em um período em que o continente corre contra o tempo para encontrar gás suficiente para substituir as fontes russas antes do inverno.

Os escapes nas tubulações não devem afetar diretamente os fluxos de gás russos, afinal, nenhum dos oleodutos estava em operação no momento das explosões. 

Porém, de acordo com analistas consultados pela CNBC, os recentes vazamentos nos dois principais gasodutos para a Europa acabam com quaisquer expectativas restantes de que a Rússia retomará o fornecimento de gás através do Nord Stream 1 antes do inverno.

“Isso tornaria realidade o pior cenário para o qual os governos europeus se prepararam durante todo o verão: um mercado de gás europeu sem gás russo”, explicou a analista Natasha Fielding, da Argus.

Uma nova crise energética na Europa?

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a Europa provavelmente será capaz de enfrentar os congelantes meses de inverno deste ano com a ajuda de tanques de gás natural. Porém, o continente deverá se preparar para enfrentar uma crise energética ainda mais profunda em 2023.

Isso porque os países europeus encheram os tanques de armazenamento em aproximadamente 90% de sua capacidade após o presidente russo Vladimir Putin fechar as torneiras em resposta às sanções do Ocidente impostas após a invasão da Ucrânia.

"Com os estoques de gás quase em 90%, a Europa sobreviverá ao próximo inverno com apenas algumas contusões, desde que não haja surpresas políticas ou técnicas", disse Fatih Birol, diretor-executivo da IEA, em entrevista.

Porém, o pior ainda estará por vir. Na visão do executivo, os desafios devem começar, realmente, entre fevereiro e março do ano que vem — período em que o continente deverá preencher novamente os estoques.

Isso porque, após o alto consumo do gás no inverno, Birol estima que os níveis de armazenamento da commodity cairão para o patamar de 25% a 30%.

"Este inverno é difícil, mas o próximo inverno também pode ser muito difícil", disse o diretor-executivo.

*Com informações de CNBC, Reuters e Financial Times

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Payroll, balança comercial e PMIs globais marcam a semana de despedida da temporada de balanços

31 de março de 2025 - 7:03

Com o fim de março, a temporada de balanços se despede, e o início de abril chama atenção do mercado brasileiro para o relatório de emprego dos EUA, além do IGP-DI, do IPC-Fipe e de diversos outros indicadores

CALENDÁRIO DE DIVULGAÇÕES

Agenda econômica: últimos balanços e dados dos Estados Unidos mobilizam o mercado esta semana

30 de março de 2025 - 16:39

No Brasil, ciclo de divulgação de balanços do 4T24 termina na segunda-feira; informações sobre o mercado de trabalho norte-americano estarão no foco dos analistas nos primeiros dias de abril.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

DIA 67

Trump mira na paz e acerta no ódio: o dia que Zelensky disse que Putin ia morrer

27 de março de 2025 - 19:45

Em entrevista à uma emissora francesa, o presidente da Ucrânia fala algumas vezes na morte de Vladimir Putin — coragem ou desespero?

CLASSE MÉDIA NA MIRA

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida deve impulsionar construtoras no curto prazo — mas duas ações vão brilhar mais com o programa, diz Itaú BBA

27 de março de 2025 - 16:33

Apesar da faixa 4 trazer benefícios para as construtoras no curto prazo, o Itaú BBA também vê incertezas no horizonte

PREPARE O BOLSO

Nova taxa de visto para o Reino Unido vai deixar sua viagem mais cara; veja preços e como pedir online

27 de março de 2025 - 9:50

ETA é obrigatório para todos os brasileiros que querem passar até 6 meses em algum dos países

ARTE IMPRESSIONISTA

Claude Monet: os 12 melhores museus para ver as obras do artista (um deles fica no Brasil)

25 de março de 2025 - 7:28

Pintor francês, um dos expoentes do Impressionismo, tem obras por toda a Europa e até aqui no Brasil – mas Louvre não está na lista

AQUISIÇÃO

Engie Brasil (EGIE3) anuncia compra usinas hidrelétricas da EDP por quase R$ 3 bilhões — e montante pode ser ainda maior; entenda

22 de março de 2025 - 15:28

O acordo foi firmado com a EDP Brasil (ENBR3) e a China Three Gorges Energia, com um investimento total de R$ 2,95 bilhões

O MELHOR DE DOIS MUNDOS

Kraken adquire NinjaTrader por US$ 1,5 bilhão e avança no mercado de futuros e derivativos

20 de março de 2025 - 18:02

O acordo marca a entrada da exchange cripto no mercado de futuros e derivativos nos EUA, ampliando sua base de usuários e fortalecendo a conexão com mercados tradicionais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

DIA 59

O que é bom dura pouco: Putin responde Trump com um novo ataque

19 de março de 2025 - 20:09

Um dia depois de conversar com o presidente norte-americano sobre um cessar-fogo na Ucrânia, Rússia usa drones e atinge áreas civis e um hospital

LA PREMIÈRE

O upgrade da Air France: primeira classe ganha pijamas Jacquemus, transfer Porsche e mais

19 de março de 2025 - 14:01

Após investir 5 bilhões de euros, companhia francesa acirra a competição com British Airways e Lufthansa para conquistar o turista de luxo; voo ‘mais barato’ sai a partir de R$ 35 mil 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais

19 de março de 2025 - 8:35

Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

DIA 58

O canto da sereia (de Trump) é irresistível até para Putin

18 de março de 2025 - 20:06

O russo conversou com o republicano por telefone e deu o primeiro passo na direção de um cessar-fogo na Ucrânia, mas fez um alerta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta

18 de março de 2025 - 8:16

Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda

DIA 57

Amigos & rivais: a ligação de Trump para Putin e a visita de Xi Jinping a Washington

17 de março de 2025 - 19:45

Se a vida imita a arte, o republicano é a prova disso: está tentando manter os amigos perto e os inimigos ainda mais próximos

DIA 56

As múltiplas frentes de batalha de Donald Trump

17 de março de 2025 - 11:23

Disputas comerciais, batalha contra os serviços públicos, participação indireta em conflitos no Oriente Médio e tentativa de paz pela força na Ucrânia fazem parte das várias guerras nas quais o republicano se meteu

ESPANHA SOB MEDIDA

Barcelona ou Madrid: qual cidade da Espanha tem mais a sua cara?

15 de março de 2025 - 8:59

De um lado, a energia vibrante e descolada de Barcelona; de outro, o charme clássico e cosmopolita de Madrid: as duas cidades mais populosas da Espanha têm identidades diferentes; aqui, fizemos um guia para entender qual combina mais com seu perfil

DIA 54

A terceira grande guerra bate à porta: Trump vai abrir?

14 de março de 2025 - 19:43

Presidente norte-americano discursa no Departamento de Justiça dos EUA e fala que uma guerra global agora não teria precedentes porque seria patrocinada por armas nucleares

CONTRA A CORRENTE

Prio (PRIO3) sobe mais de 7% após balanço do quarto trimestre e fica entre as maiores altas do dia — mas ainda há espaço para mais

14 de março de 2025 - 16:52

Os resultados animaram os investidores: as ações PRIO3 despontaram entre as maiores altas do Ibovespa durante todo o dia. E não são apenas os acionistas que estão vendo os papéis brilharem na bolsa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar