🔴 DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA LIBERADA: VEJA COMO USAR PARA ANTECIPAR A RESITUIÇÃO – ACESSE AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

LIBEROU GERAL

Elon Musk abre de vez a gaiola do Twitter: bilionário diz que vai restabelecer as contas suspensas na rede social

Ele já concedeu anistia para figuras importantes — e polêmicas — como o ex-presidente norte-americano, Donald Trump, e o rapper Kanye West

Carolina Gama
24 de novembro de 2022
20:28
O bilionário Elon Musk comprou o Twitter faz pouco mais de uma semana e já bagunçou todo o coreto da rede social
O bilionário Elon Musk - Imagem: Montagem / Divulgação

Elon Musk resolveu abrir de vez a gaiola do Twitter. O bilionário disse nesta quinta-feira (24) que irá restabelecer as contas suspensas, trazendo de volta usuários que foram banidos por postar discurso de ódio, incitar a violência ou se envolver em outro comportamento que violasse as políticas da plataforma. 

Segundo ele, a anistia deve começar na próxima semana, desde que as contas não "violem a lei ou se envolvam em spam flagrante". 

Musk tomou a decisão após consultar os usuários da plataforma. "Vox Populi, Vox Dei", escreveu ele, uma frase latina que significa que a voz do povo é a voz de Deus.

Donald Trump e Kanye já foram reativados

Desde que Musk assumiu o Twitter, a rede social restabeleceu várias contas importantes, incluindo a do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a rapper Kanye West e a da comediante Kathy Griffin. 

No entanto, Musk também twittou recentemente que não iria restabelecer a conta do teórico da conspiração Alex Jones. Não ficou claro quantas outras contas seriam restabelecidas.

Musk se descreveu como um absolutista da liberdade de expressão e disse que o Twitter deveria intervir apenas para cumprir as leis locais. 

As mudanças de Musk no Twitter

Desde que Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões no mês passado, ele fez grandes mudanças na empresa — cortando a equipe, cobrando dos usuários pelas marcas de seleção verificadas e reformulando a moderação de conteúdo da plataforma. 

Antes de o bilionário assumir o Twitter, a empresa baniu ou suspendeu contas por comportamentos como perseguição, xingamentos racistas e doxing — uma forma de assédio na qual o assediador publica informações privadas ou de identificação sobre alguém na internet.

Depois que a plataforma passou para as mãos do bilionário, disse que a empresa "formaria um conselho de moderação de conteúdo com pontos de vista amplamente diversos". 

Ele acrescentou: "Nenhuma decisão importante de conteúdo ou restabelecimento de contas acontecerá antes que o conselho se reúna."

*Com informações do Estadão Conteúdo

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar