🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Chegou a sua vez?

Receita Federal libera nesta quinta consulta ao segundo lote de restituição do IR; veja se você será contemplado

Depósito dos valores será feito no dia 30 de junho. Veja como fazer a consulta

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
23 de junho de 2022
6:00 - atualizado às 21:18
leão. imposto de renda
Segundo lote é o primeiro a contemplar quem entregou a declaração no início do prazo, mas não se enquadra entre as prioridades. Imagem: Shutterstock

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (23), às 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do imposto de renda 2022 e de lotes residuais de exercícios anteriores. O pagamento da restituição, para quem for contemplado neste lote, será depositado no dia 30 de junho.

O segundo lote da restituição de IR já começa a contemplar aqueles contribuintes que entregaram as suas declarações no início do prazo, mas não se enquadram nas prioridades estabelecidas por Lei (idosos, portadores de deficiência ou doenças graves e professores), abarcadas pelo primeiro lote.

Assim, se você entregou a sua declaração até o dia 19 de março deste ano e não recebeu a sua restituição no primeiro lote, pode ter chegado a sua vez. Segundo a Receita Federal, serão contemplados neste lote 4.250.448 contribuintes, sendo 1.473.640 prioritários e 2.776.808 não prioritários. O valor pago totaliza cerca de R$ 6,3 bilhões.

Os próximos lotes, cuja consulta ainda não está liberada, serão pagos nos dias 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Como fazer a consulta à restituição

Para saber se sua restituição já estará disponível nesse segundo lote, acesse o site da Receita Federal, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta o canal para fazer a consulta e também o caminho para ver informações mais detalhadas pelo e-CAC, o centro de atendimento virtual da Receita.

A consulta também pode ser efetuada pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets.

O valor da restituição será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de imposto de renda. Caso o crédito não seja realizado - por exemplo, porque a conta informada foi desativada -, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano.

Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Leia também

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar