🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
IR 2022

Como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Perdeu a sequência de 12 dígitos de declarações anteriores e vai precisar dela? Veja como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
28 de fevereiro de 2022
7:00 - atualizado às 16:19
Leão sentado em cima de dinheiro com o texto Imposto de Renda 2022 ao lado
Recuperação do recibo da declaração de imposto de renda pode ser feita online, pelo portal e-CAC. - Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Se você vai declarar o imposto de renda 2022 e perdeu o recibo da declaração anterior, não se desespere. Embora seu código de 12 dígitos precise ser informado em algumas operações, há diversas alternativas para quem ficou sem acesso ao comprovante de envio de alguma declaração. De qualquer maneira, nesta matéria eu vou te contar como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda.

A falta do recibo da declaração de 2021 não necessariamente impede o contribuinte de enviar a declaração deste ano. Mas a Receita exige o recibo para as declarações cujo titular e seus dependentes tenham auferido, no ano anterior, rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual de R$ 200 mil ou mais.

O recibo da declaração de 2021 também é necessário caso você deseje retificá-la ou então para acompanhar o processamento da sua declaração no site da Receita Federal.

Como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda

Todos os anos, após transmitir a sua declaração de imposto de renda, pelo próprio Programa Gerador da Declaração, é fundamental que você guarde uma cópia digital e outra impressa do recibo.

Para isso, basta ir até a área "Imprimir" no menu do lado esquerdo do programa do imposto de renda e escolher a opção Recibo. É possível imprimir de fato ou salvar em PDF.

Se você ainda tem os arquivos das declarações dos anos anteriores salvos no seu computador, você pode recuperar os recibos das declarações destes anos, realizando o mesmo procedimento no Programa Gerador da Declaração referente ao ano de exercício desejado.

A lista dos programas dos anos anteriores está disponível no site da Receita.

Portal e-CAC

Se você não possui mais os arquivos referentes à declaração do ano cujo recibo deseja recuperar, é possível reaver seu recibo da declaração pelo portal e-CAC, sistema on-line de atendimento da Receita Federal.

No portal, por meio do serviço Meu Imposto de Renda, você pode, além de recuperar o recibo da declaração de anos anteriores, verificar o andamento da declaração, conferir eventuais pendências e obter informações sobre a restituição do IR.

Para acessar a plataforma, é preciso ter um código de acesso (válido por dois anos) ou um certificado digital já instalado na máquina. Outra opção para acessar o e-CAC é por meio do seu cadastro no domínio gov.br, desde que ele tenha nível ouro ou prata.

O cadastro no e-CAC via código de acesso é feito inteiramente online, mas requer que o contribuinte informe CPF, data de nascimento e o número do recibo das duas últimas declarações de imposto de renda.

Assim, a menos que você já tenha um código de acesso ativo, você só conseguirá se cadastrar no e-CAC e obter um código de acesso caso o recibo que você deseje recuperar seja anterior ao do IR 2020.

Se você não tiver certificado digital, a alternativa, nesse caso, é acessar o e-CAC com a sua conta gov.br. Mas desde sexta-feira (25), esse acesso só é permitido para quem tem uma conta nível prata ou ouro.

A migração para o nível prata exige apenas uma validação facial pelo app gov.br, uma validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado ou uma validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.

Já a migração para o nível ouro exige validação facial pelo Tribunal Superior Eleitoral, caso você tenha biometria cadastrada, ou certificado digital. Nesta matéria, explicamos tudo sobre como criar uma conta gov.br e migrar para o nível prata ou ouro.

Presencial

Caso as opções virtuais não funcionem para você, a solução é reservar um tempo para resolver o problema presencialmente. Para recuperar o recibo da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve ir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Para agilizar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site da Receita Federal.

O contribuinte também pode aproveitar a oportunidade para cadastrar seu acesso ao e-CAC, que também desbloqueia outras opções de atendimento online.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar