Tchau, contador: veja como fazer sua declaração do Imposto de Renda 2022 sozinho, sem complicações
O programa da Receita Federal pode gerar muitas dúvidas com seus diversos campos, fichas e opções, mas este curso gratuito ensina o passo a passo pra você fazer seu IR sem precisar pagar honorários ao contador
Já estamos naquele momento do ano em que a burocracia da Receita Federal pode levar os brasileiros à loucura: a declaração do Imposto de Renda é cheia de regrinhas e detalhes; uma infinidade de campos, fichas e opções que, se não forem preenchidos corretamente, podem levar o contribuinte direto para a malha fina. E aí, é mais uma dor de cabeça, que pode se estender por meses até a situação ser regularizada.
Por esse motivo, muitas pessoas ‒ principalmente quem nunca fez a declaração do IR antes ‒ acabam recorrendo a contadores. A opção pode ser até mais confortável, mas também gera mais custos, já que é preciso pagar os honorários do profissional.
Se você quer “fugir” do contador e fazer sua declaração do Imposto de Renda sozinho, mas tem dificuldades com o programa da Receita, então o material a seguir pode te interessar:
A jornalista Julia Wiltgen, especializada em IR, em conjunto com o analista Richard Camargo, preparou um curso sobre o Imposto de Renda. Além disso, os dois também disponibilizaram dois ebooks:
- Guia do Imposto de Renda 2022
- Como declarar seus investimentos no IR 2022
Para saber como ter acesso a esses materiais gratuitamente, basta clicar no link abaixo:
Receita Federal ‘desenrolada’: este curso mostra o passo a passo para declaração do IR
O diferencial do curso preparado por Wiltgen é que a jornalista acessa o próprio programa da Receita Federal e vai preenchendo cada uma das fichas e campos junto com você. Ou seja, você pode ir pausando o vídeo e fazendo sua própria declaração enquanto a acompanha.
Ou pode fazer um “intensivão” do curso e depois preencher a declaração de forma rápida e simples, evitando erros.
O curso contém 36 aulas e plantões de dúvidas com especialistas, cobrindo diversos tipos de declarações. Você não precisa assistir a todas, claro. Basta ir direto para as aulas que se encaixam no seu caso: se você investe em criptomoedas, se tem dependentes, se paga pensão alimentícia…
Além disso, o material preparado por Wiltgen e Camargo dá todos os detalhes para fazer a declaração de investimentos, em diversas classes de ativos:
- Renda Fixa;
- Ações e fundos imobiliários;
- Investimentos no exterior;
- Previdência Privada;
- E entre outros.
Já é ‘macaco velho’ do Imposto de Renda? Este curso pode te ajudar a ‘turbinar’ sua restituição
Quem já é “macaco velho” na declaração do IR e não tem problemas com o programa da Receita Federal pode estar pensando que esse curso é “mais do mesmo”.
Sim, ele ensina o bê-a-bá, o básico para quem nunca declarou Imposto de Renda na vida.
Mas também dá dicas valiosas para quem quer aumentar a restituição.
Claro que o valor da restituição depende da situação financeira de cada pessoa. Mas quem sabe declarar o IR corretamente e se aproveita de alguns “macetes”, pode não só diminuir o tamanho da “mordida” do Leão, como reverter a situação e ganhar dinheiro.
Com a ajuda do curso de IR, Roberto (o sobrenome foi preservado por questões de segurança) conseguiu receber mais de 10 mil reais da Receita. É isso mesmo que você leu: o Fisco estava devendo 5 dígitos para ele e, se não fosse as dicas desse material, Roberto teria perdido uma “bolada”.
Afinal, com 10 mil reais, dá pra comprar aquele celular de última geração, planejar uma boa viagem ou investir em bons ativos de renda fixa ou na Bolsa.
E mesmo que você não tenha nada de restituição para receber, o curso pode te ajudar a diminuir o valor do imposto a ser pago.
Foi o caso de Solange , que chegou a pagar mais de R$ 9 mil para a União em 2018. Mas, depois de ter acesso ao curso, pagou “míseros” R$ 23,61 no ano seguinte.
O “trunfo” do curso e dos guias de IR preparados por Wiltgen e Camargo é que eles reúnem todas as informações e as dicas mais valiosas sobre o Imposto de Renda em um lugar só. Se você fosse procurar por dicas em diferentes sites, iria perder bastante tempo e, ainda assim, poderia não encontrar informações completas e úteis, já que algumas estratégias passam despercebidas até mesmo por quem já tem experiência e declara todo ano.
Basicamente, eles já deixaram “tudo mastigado”, com tutoriais bem detalhados, para você preencher a sua declaração de forma correta e o mais rápido possível. Afinal, já não basta o martírio que é a burocracia da Receita Federal: se você cair na malha fina por um erro bobo, pode ter bastante dor de cabeça no futuro.
Portanto, se você tem interesse nos seguintes conteúdos:
- Curso com passo a passo para preencher a declaração no programa da Receita Federal;
- Dicas para aumentar a restituição do IR;
- Guia do Imposto de Renda 2022, com as regras atualizadas;
- Guia para declarar investimentos;
- Bônus especial para quem investe ou tem interesse em investir.
Basta clicar no botão abaixo para liberar seu acesso: