🔴 DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA LIBERADA: VEJA COMO USAR PARA ANTECIPAR A RESITUIÇÃO – ACESSE AQUI

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

ELEIÇÕES 2022

Como a eleição de Lula ou Bolsonaro mexe com o mercado de criptomoedas e quem é o candidato favorito do setor

As eleições presidenciais estão para acontecer e o eleitor-investidor tem uma pergunta a responder: como o presidente pode influenciar o mercado?

Renan Sousa
Renan Sousa
28 de outubro de 2022
6:13 - atualizado às 7:55
Lula e Bolsonaro com bitcoins: como projeto de lei de criptomoedas reagirá às eleições?
Lula e Bolsonaro com bitcoins: como projeto de lei de criptomoedas reagirá às eleições? - Imagem: Shutterstock / Alan Santos / PR-Ricardo Stuckert

O segundo turno das eleições presidenciais acontece neste domingo e o que não falta é tensão no ar. E se há um mercado habituado a fortes emoções e volatilidade é o de criptomoedas.

Com o avanço da adoção das moedas digitais e um projeto de regulação pronto para ser votado no Congresso, o setor também acompanha de perto a disputa entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em busca da visão sobre como o resultado das eleições pode influenciar os negócios, eu conversei nos últimos dias com gestores de fundos, analistas, advogados e integrantes do mercado de criptomoedas brasileiro.

Por ser um tema delicado, todos falaram sob a condição de anonimato. Porém, a visão do setor é pública.

A própria Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), que conta com integrantes de peso como as principais exchanges brasileiras — Mercado Bitcoin, Rípio, Zero Bank, FoxBit, NovaDax, entre outros — publicou uma carta aberta aos presidenciáveis, destacando os valores defendidos pela associação. 

Em linhas gerais, os integrantes do setor entendem que o debate sobre criptomoedas não está tão presente nos planos de governo dos candidatos. O que se espera é que o futuro chefe do Planalto não deve ser uma grande pedra no caminho do mercado cripto brasileiro. 

Leia Também

De todo modo, eu apurei que há uma preferência pela reeleição de Bolsonaro. Isso porque o atual presidente é visto com uma postura mais liberal — e, portanto, menos intervencionista que Lula. 

Seja como for, as eleições presidenciais devem influenciar pouco no principal foco do mercado de ativos digitais neste momento: a regulação.

Os brasileiros escolheram os novos representantes do Congresso Nacional no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro deste ano, o que trouxe algumas surpresas para o PL nº 4.401, que regula o mercado brasileiro de criptomoedas.

O relator do projeto de lei que regulamenta o mercado de criptomoedas brasileiro, Expedito Netto (PSD) não foi reconduzido para o cargo. O autor do projeto, Aureo Ribeiro (Solidariedade), no entanto, voltou à Casa Legislativa para mais um mandato.

Confira a seguir como o novo xadrez do Congresso pode influenciar no andamento da pauta:

Um novo Congresso para lei de criptomoedas

A eleição presidencial pode ter um efeito marginal na aprovação do PL de cripto. O que realmente pode mudar o jogo é a nova configuração do Congresso, que está mais conservador e, consequentemente, liberal do que antes. 

Na visão dos entes do mercado, os novos parlamentares devem voltar a debater a pauta apenas para ajustar alguns pontos polêmicos deixados pelo ex-deputado Expedito Netto, como a não segregação patrimonial ou a retirada da necessidade de um CNPJ local para atuar no Brasil.

Os congressistas devem deixar de lado a inserção de novos itens que tornem a legislação mais dura contra o mercado, favorecendo a livre concorrência. No fim, praticamente todos os entrevistados concordam que a lei deve vir para fomentar o mercado.

Todos os poderes do presidente sobre a lei de criptomoedas

Mas é claro que, no fim do dia, o futuro presidente será o dono da caneta. E é aqui que entra a preferência do mercado cripto por Bolsonaro.

Dessa forma, cabe ao presidente sancionar ou não a lei que regula as criptomoedas, e aqui começam as divergências. O chefe do Planalto pode aprovar o texto como está ou sugerir o veto parcial ou completo da matéria.

O receio de alguns executivos com quem conversei é o de que um eventual governo Lula seja mais intervencionista em uma regulação de criptomoedas.

Já com Bolsonaro, o texto da regulação como está tem chances de ser aprovado sem maiores ressalvas nesse quesito.

Futuro do PL de criptomoedas é incerto

O otimismo com a aprovação do PL nº 4.401 perdeu força com a proximidade da corrida eleitoral em 2022. O Congresso estabeleceu outras prioridades e o texto, que está pronto para ser aprovado, não foi debatido no Plenário da Câmara até hoje.

“Nós [que fazemos parte do mercado] ficamos frustrados, mas entendemos que existem prioridades além de cripto”, me disse uma das fontes.

Mas quem sai na frente no alinhamento completo das instituições com o governo para a aprovação do projeto de lei de criptomoedas é mais uma vez Jair Bolsonaro.

Toda tramitação do projeto aconteceu durante o governo do atual presidente, o que é considerado um fator favorável para a aprovação da lei sem maiores turbulências.

Um novo governo do presidente Lula faria com que as forças do Congresso precisassem se realinhar à nova agenda política, o que pode gerar algum ruído e atrasar ainda mais a aprovação da matéria.

Por outro lado, o petista tem um trunfo importante: o apoio de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda.

O antigo chefe do BC inclusive faz parte do conselho consultivo da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo. Ou seja, caso venha a participar de um eventual governo Lula, Meirelles certamente trará uma visão positiva para o mercado cripto.

Presidência do Banco Central

Por falar em Banco Central, outra figura importantíssima para o mercado de criptomoedas é justamente quem ocupará o comando da autoridade monetária, que ficará a cargo de regular o setor.

O atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, é reconhecido pelo papel no desenvolvimento de projetos favoráveis à livre concorrência e digitalização do sistema financeiro brasileiro.

Entre as mudanças mais notórias, estão a criação do PIX, o open banking e open finance de instituições financeiras. Além, é claro, do projeto do real digital, a criptomoeda brasileira.

Nesse sentido, Lula e Bolsonaro se equivalem, já que a partir da aprovação da independência do BC os mandatos não coincidem mais com os dos presidentes da República.

O período de Campos Neto à frente da autoridade monetária, porém, acaba em 2024 — e ele já avisou que não pretende concorrer a mais quatro anos para permanecer à frente da autarquia. Portanto, um novo presidente do BC deve ser indicado pelo chefe do Executivo.

As eleições mexem com o preço do bitcoin?

Entretanto, dando um passo para trás para enxergar o panorama macroeconômico, o investidor não deve se preocupar com as eleições brasileiras.

Apesar de o Brasil ter um grande potencial para a chamada criptoeconomia, o país ainda não é capaz de gerar um volume significativo de negociação que afete o preço das criptomoedas. Ainda, nenhuma decisão local consegue afetar os fundamentos de ativos digitais como o bitcoin (BTC) ou o ethereum (ETH).

Por isso, o investidor não deve ficar preocupado com a eleição local além do que ela pode afetar na aprovação de um marco regulatório para o Brasil.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PASSO A PASSO NOTURNO

Dormir bem virou trend no TikTok — mas será que o sleepmaxxing, a ‘rotina de sono perfeita’, realmente funciona?

20 de março de 2025 - 11:37

Especialistas dizem que a criação de uma rotina noturna pode trazer benefícios para a qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado com os exageros

ENTREVISTA EXCLUSIVA

CEO da Lojas Renner aposta em expansão mesmo com juro alto jogando contra — mas mercado hesita em colocar ações LREN3 no carrinho 

20 de março de 2025 - 5:53

Ao Seu Dinheiro, o presidente da varejista, Fabio Faccio, detalhou os planos para crescer este ano e diz que a concorrência que chega de fora não assusta

ENTREVISTA COM FUNDADOR

Bitcoin (BTC) no caixa é só um dos pilares da estratégia do Méliuz (CASH3) para reconquistar atenção para as ações após drenagem de liquidez 

11 de março de 2025 - 5:51

Ao Seu Dinheiro, o fundador Israel Salmen conta que quer reduzir a dependência das plataformas de e-commerce e apostar em um novo mercado; confira a entrevista na íntegra

AÇÃO DO MÊS

Eletrobras (ELET3) é a nova queridinha dos analistas e divide pódio com Itaú (ITUB4) e Sabesp (SBSP3) como ações mais recomendadas para março

6 de março de 2025 - 5:55

Cada um dos integrantes do trio acumulou três indicações entre as 10 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro; veja o ranking completo

INICIATIVA SOCIAL + BLOCKCHAIN

Hypers Kids África: projeto viral de crianças dançarinas lança criptomoeda para arrecadar fundos para caridade

5 de março de 2025 - 16:32

Grupo de Uganda ficou conhecido pelas coreografias ousadas, que viralizaram no Instagram e no TikTok

CYBERWARFARE

Depois de Troia: FBI aponta grupo da Coreia do Norte como responsável pelo hack de US$ 1,4 bilhão da Bybit

27 de fevereiro de 2025 - 19:04

Hackers norte-coreanos operam desde 2009 e já desviaram bilhões para financiar o regime de Kim Jong-un e seu programa nuclear

CARTEIRA DE BORDO

Investir em criptomoedas para viajar o mundo? Azul fecha parceria com Bankei e dá pontos para quem compra bitcoin

27 de fevereiro de 2025 - 17:28

Parceria entre as empresas permite que investidores acumulem até 9 mil pontos no programa Azul Fidelidade

À FRENTE DA JOGADA

Brasil lança o primeiro ETF de XRP do mundo – como Hashdex e Ripple estão mudando o jogo das criptomoedas

20 de fevereiro de 2025 - 16:30

Enquanto Estados Unidos e outros países ainda avaliam suas opções, no Brasil, a CVM saiu na frente ao aprovar o lançamento do ETF, com Hashdex e Ripple ampliando as oportunidades de investimento no país

REPORTAGEM ESPECIAL

Sócio polêmico, alto endividamento, possível risco no caixa: por que a Oncoclínicas (ONCO3) cai 90% desde o IPO e o que esperar da ação

18 de fevereiro de 2025 - 6:12

As ações da rede de tratamentos oncológicos praticamente viraram pó desde a estreia na B3, mas há quem acredite que a situação pode ficar ainda mais complexa; entenda

DE VOLTA AO VERÃO

De maior marketplace de NFTs a protagonista dos ativos digitais: OpenSea se reinventa e anuncia “IPO” de token próprio

13 de fevereiro de 2025 - 16:01

A empresa destacou que o acesso antecipado ao token será um presente para os usuários mais antigos e engajados da plataforma

BATALHA DE RODRIGOS

Hilbert ou Santoro… ou melhor, BTG ou XP? O que as campanhas publicitárias com os Rodrigos revelam sobre a estratégia das plataformas de investimento

8 de fevereiro de 2025 - 8:01

Instituições financeiras lançam campanhas de marketing na mesma época, usando garotos-propagandas já consagrados aos olhos do público brasileiro

AÇÃO DO MÊS

Itaú no topo outra vez: ITUB4 é ação favorita dos analistas para investir em fevereiro, com dividendos extras e balanço do 4T24 no radar

5 de fevereiro de 2025 - 6:09

O gigante do setor financeiro acumulou sete recomendações entre as 12 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro; veja o ranking de indicações para este mês

PRÉVIA DOS BALANÇOS

Dos dividendos do Itaú (ITUB4) aos impactos do agro no Banco do Brasil (BBAS3): o que esperar dos resultados dos bancos no 4T24

4 de fevereiro de 2025 - 6:13

Mercado espera Itaú mais uma vez na liderança entre os bancos tradicionais e alguma cautela com as perspectivas do Nubank; saiba o que esperar

CRIPTO HOJE

Criptomoedas sofrem liquidações bilionárias e bitcoin (BTC) vai abaixo de US$ 100 mil, mas sinal de acordo com Trump traz alívio

3 de fevereiro de 2025 - 17:54

No mercado de criptomoedas, a palavra do dia é volatilidade — para variar. O ‘tarifaço’ de Donald Trump sobre Canadá, México e China ditou o clima dos mercados no final de semana e nesta segunda-feira (03). A consequente aversão ao risco levou o bitcoin (BTC) a cair para cerca de US$ 92.000, mas a criptomoeda […]

A MOEDA DO PRESIDENTE

Memecoins de Trump e Melania agora podem ser usadas para comprar souvenirs do presidente

30 de janeiro de 2025 - 19:23

As criptomoedas podem ser usadas como forma de pagamento para relógios, perfumes, tênis e até mesmo para reservas de viagens

TAREFA HERCÚLEA

Super Quarta e super juros: o que os bancos centrais do Brasil e dos EUA devem encarar a partir de agora

29 de janeiro de 2025 - 6:13

A primeira Super Quarta das muitas de 2025 acontece neste dia 29, quando Fed e Bacen anunciam juntos as decisões de política monetária — o primeiro durante a tarde e o segundo no início da noite

FAKECOINS

Criptomoedas falsas usam nome da DeepSeek e disparam no mercado com a febre da IA chinesa

28 de janeiro de 2025 - 16:41

Ativos digitais fraudulentos seguem circulando em exchanges e ganhando força, enquanto a startup chinesa descarta, por ora, o lançamento de sua própria criptomoeda

OLHO POR CRIPTO

Autoridade de proteção de dados brasileira ordena interrupção da coleta de íris em troca de criptomoedas pela Tools for Humanity

25 de janeiro de 2025 - 9:32

Uma reportagem publicada pela Agência Brasil na semana passada registra alerta de especialistas de que “as pessoas desconhecem riscos ao escanear a íris”

REPORTAGEM ESPECIAL

O fim do ‘sonho grande’ da Cosan (CSAN3): o futuro da empresa após o fracasso do investimento na Vale e com a Selic em 15%

22 de janeiro de 2025 - 6:09

A holding de Rubens Ometto ainda enfrenta desafios significativos mesmo após zerar a participação na Vale. Entenda quais são as perspectivas para as finanças e as ações CSAN3 neste ano

BOLSA BRASILEIRA

Onde investir 2025: essas são as 9 ações favoritas para lucrar na bolsa em 2025 — e outros 5 nomes para garantir dividendos pingando na conta

16 de janeiro de 2025 - 6:01

Para quem estiver disposto a desafiar o pessimismo macroeconômico, há quem veja 2025 como uma janela interessante para aproveitar ativos atraentes; veja as indicações

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar