🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
MINERAÇÃO DE BITCOIN

Rússia quer legalizar mineração de bitcoin (BTC) em regiões do país e definir impostos para a criptomoeda

Ministério também propôs cobrar tarifas comerciais mais baixas para a criação de fazendas de mineração; BC russo mantém-se contrário à regulamentação das criptomoedas

Camille Lima
Camille Lima
15 de fevereiro de 2022
11:08
O que movimenta o bitcoin hoje: BTC avança após fala de presidente russo sobre criptomoedas
Apesar de proposta do ministério russo, banco central do país mantém-se contrário à regulamentação do bitcoin e outras criptomoedas - Imagem: Shutterstock

Se uma palavra pudesse definir este início de 2022 para a Rússia, seria “agitação”, especialmente ao se falar de criptomoedas e bitcoin (BTC).

Depois do debate entre o presidente Vladimir Putin e o banco central da Rússia sobre o BTC e a decisão de criar um pacote de medidas para regularizar os ativos digitais, um ministério federal russo anunciou uma nova proposta para o setor de mineração de criptomoedas.

No novo passo em direção à regulamentação das moedas virtuais, o Ministério da Economia mostrou apoio e sugeriu permitir a mineração em regiões com um “excedente constante de geração de eletricidade”, de acordo com a agência de notícias russa Izvestia.

O ministério ainda propôs cobrar tarifas comerciais mais baixas para a criação de fazendas de mineração e definir os impostos para a conversão da criptomoeda em rublos, a moeda russa.

As tarifas de mineração de bitcoin

Para o Ministério da Economia, está claro que a mineração de bitcoin e outras criptomoedas precisa ser reconhecida como uma atividade comercial. 

Além disso, o órgão considera importante que haja uma tributação para converter criptomoedas em rublos, no mesmo modelo adotado por Japão e Alemanha.

Leia Também

Mas a mineração também deve oferecer preços aceitáveis ​​para as empresas, o que eliminaria os riscos de um fornecimento de energia abaixo do necessário para habitação, equipamentos sociais e indústria em outras regiões do país.

A proposta do ministério é cobrar tarifas reduzidas para conectar as fazendas de mineração e os centros de processamento de dados às fontes de energia, o que acabaria diminuindo o custo das atividades das empresas em certas regiões.

Os preços também não dependeriam do lugar de produção, fazendo com que a conexão de dispositivos de mineração à eletricidade e o custo de quilowatts por hora sejam mais baratos.

Limite para pessoas físicas

A proposta do ministério também inclui a criação de um limite para o uso de energia elétrica por pessoas físicas. O valor ainda deve ser determinado, mas precisará suprir totalmente as necessidades domésticas da família.

Ou seja, se os consumidores começarem a minerar, as suas despesas vão subir. Com gastos maiores, os estabelecimentos deverão pagar uma tarifa mais alta, assim como as indústrias.

Impostos

A iniciativa do ministério propõe cobrar impostos dos lucros obtidos pelas empresas na mineração das criptomoedas.

O imposto pode corresponder ao regime escolhido pela mineradora — para as grandes empresas, seria cobrado 20%, sendo que 18% seria destinado ao orçamento da região. 

“O surgimento da tributação sugere que as criptomoedas vão ser introduzidas no campo jurídico, então este é um passo positivo”, disse Vladimir Ananiev, analista da empresa de investimentos Exante.

O que diz o banco central

Não é novidade que o banco central da Rússia não apoia a legalização das criptomoedas.

Para a autoridade monetária, quando você cria uma demanda improdutiva de eletricidade, a mineração limita a produção no país e compromete o fornecimento a instalações residenciais e empresas, além de prejudicar a economia do país.

Segundo a agência Izvestia, a mineração de bitcoin também desagrada nos critérios ambientais e de ESG, já que é “contrária aos objetivos de alcançar a neutralidade de carbono” do país.

Isso porque, de acordo com o BC, a escolha de minerar os ativos digitais na Rússia não é por causa do desenvolvimento de tecnologias avançadas, mas sim pela eletricidade ser mais barata, enquanto os softwares e hardwares são importados.

Vale lembrar que, atualmente, o país é um dos maiores mineradores de bitcoin do mundo, responsável por mais de 13% de toda a taxa de mineração da criptomoeda, de acordo com a Universidade de Cambridge.

Capítulos passados da novela na Rússia

No fim de janeiro, o primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Chernyshenko, assinou uma medida provisória para regularizar o bitcoin que será válida até o final de 2022.

A MP foi assinada somente duas semanas depois de o banco central russo propor uma lei para banir de vez o bitcoin e outras criptomoedas do país.

As justificativas do BC são as mesmas usadas atualmente: os ativos digitais prejudicam a estabilidade financeira do país.

Para o regulador, criptomoedas como o bitcoin também constituiriam pirâmides financeiras, além de causarem problemas no consumo de energia, uma vez que os processadores utilizam alto gasto energético. 

Discussões entre Putin e banco central

Enquanto o banco central da Rússia é claramente contrário às criptomoedas, o presidente do país, Vladimir Putin, não demorou para mostrar apoio aos ativos digitais.

O líder russo disse concordar com a proposta do governo para incentivar a mineração de bitcoin no país com impostos claros e medidas regulatórias.

De acordo com a Bloomberg, o governo russo é contra medidas radicais. Por isso, procura promover uma indústria de mineração de bitcoin saudável, com uma nova legislação para tributar e regular fazendas de mineração.

“Claro que também temos algumas vantagens competitivas aqui, principalmente na chamada mineração. Refiro-me ao excedente de eletricidade e ao pessoal bem treinado disponível no país”, disse Putin.

*Com informações de Izvestia

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Papo Cripto #029

Crise das ‘moedas fortes’: libra e euro em queda dão espaço para bitcoin e criptomoedas crescerem, segundo analista

15 de outubro de 2022 - 8:30

O convidado desta semana do Papo Cripto é Ayron Ferreira, Head de Research na Titanium Asset

Papo Cripto #028

“Não é hora de vender: são ciclos que passam”: histórias de um sobrevivente do bear market do mercado de criptomoedas para superar o Longo Inverno Cripto

28 de setembro de 2022 - 6:30

O convidado desta semana do Papo Cripto é Axel Blikstad, fundador da gestora BLP Crypto, responsável pelo primeiro fundo de bitcoin (BTC) do Brasil

NÃO EMPOLGOU

O The Merge do ethereum foi um fiasco? 3 fatos para entender por que a criptomoeda despencou após a atualização mais esperada da história

26 de setembro de 2022 - 13:35

Analistas entendem que os benefícios do The Merge apenas começaram, e a disparada das cotações só deve acontecer entre três e cinco anos

OS PRÓXIMOS PASSOS

Depois do The Merge, The Surge será a próxima atualização relevante do ethereum (ETH); saiba o que esperar

15 de setembro de 2022 - 14:32

A próxima atualização da rede deve acontecer em 2023, mas não se apegue ao calendário: o The Merge atrasou em 5 anos

ANOTE AÍ

The Merge do Ethereum (ETH): confira lista de plataformas e exchanges que terão as atividades suspensas durante atualização

14 de setembro de 2022 - 15:51

Por motivo de segurança, alguns aplicativos devem suspender as atividades durante a principal atualização do sistema

DIA AGITADO PARA O INVESTIDOR

‘Revolta’ de mineradores um dia antes do The Merge do ethereum (ETH), bitcoin (BTC) em queda de 9%: confira tudo que movimenta o dia das criptomoedas

14 de setembro de 2022 - 9:29

Do outro lado do mercado, o token que registra a maior alta do dia é o Celsius (CEL), da plataforma que segue fora do ar e “travou” o dinheiro dos investidores há meses

WEB 3.0

Navegador Opera dá mais um passo em direção à Web 3.0 e integra wallet de criptomoedas Metamask ao seu sistema; entenda o que significa

13 de setembro de 2022 - 15:53

Em janeiro deste ano, o Opera já havia anunciado que passaria a integrar as carteiras de criptomoedas ao seu navegador

HOJE NÃO!

Bitcoin (BTC) não sustenta sétimo dia seguido de alta e passa a cair com inflação dos EUA; Ravecoin (RNV) dispara 63% com proximidade do The Merge

13 de setembro de 2022 - 10:28

O ethereum (ETH) passa por um período de consolidação de preços, mas o otimismo é limitado pelo cenário macroeconômico

PREPARE A PIPOCA

Terra (LUNA), o retorno: por que você não deve investir na criptomoeda que disparou 120% em uma semana

12 de setembro de 2022 - 15:19

Nos últimos sete dias, a “família Terra” registrou ganhos substanciais e gerou um grande fluxo de pesquisa sobre essa que foi uma das maiores criptomoedas do mundo

JOGADA ARRISCADA

Você trocaria ações da sua empresa por bitcoin? Michael Saylor, ex-CEO da Microstrategy, pretende fazer isso com o valor de meio bilhão de dólares

12 de setembro de 2022 - 11:51

Desde o começo do ano, o bitcoin registra queda de mais de 50% e as ações da Microstrategy também recuam 52%

QUE FIM DE SEMANA!

Bitcoin (BTC) atinge os US$ 22 mil pela primeira vez em quase um mês; criptomoedas disparam até 20% no acumulado da semana

12 de setembro de 2022 - 9:21

A mesma semana em que acontece o The Merge também é marcada por um elevado apetite de risco

PAPO CRIPTO #027

Ethereum (ETH) não será a única criptomoeda a disparar após o The Merge: analista conta 3 oportunidades ‘descontadas’ no mercado

10 de setembro de 2022 - 7:30

Quem conta mais sobre essas criptomoedas promissoras pós-Merge é Rafael Castaneda, analista da Mercurius Crypto e convidado do Papo Cripto

UM NOVO RALI

Apetite por risco faz bitcoin (BTC) disparar 9% e retomar os US$ 21 mil; confira criptomoedas que também saltam mais de 20% hoje

9 de setembro de 2022 - 8:39

As altcoins, moedas alternativas ao bitcoin, costumam ter um desempenho melhor do que as maiores criptomoedas do mundo em momentos de alta do mercado; entenda o que isso quer dizer

MAIS UM RALI

Ethereum (ETH) salta entre atualizações da rede, Terra Classic (LUNC) dispara quase 100% e bitcoin (BTC) fica na lanterna; veja o que movimenta as criptomoedas hoje

8 de setembro de 2022 - 10:24

As altcoins, moedas alternativas ao bitcoin, vivem seus dias de glória, com os investidores de olho nos descontos de bons projetos — e caindo em algumas ciladas

UM CLÁSSICO!

Ethereum Classic (ETC) dispara quase 20% hoje com ‘revolta’ de mineradores; entenda se vale a pena investir nessa criptomoeda

6 de setembro de 2022 - 11:56

O ETC nasceu após a divisão da rede original do ethereum; entenda as chances de isso acontecer de novo com o The Merge

NAS CURVAS FINAIS

Bellatrix está aqui: ethereum (ETH) dispara mais de 6% com primeira fase da atualização The Merge; saiba o que muda e os próximos passos

6 de setembro de 2022 - 9:57

Agora, os investidores aguardam a próxima fase chamada Paris, que deve acontecer em algum ponto da semana que vem, de acordo com o calendário dos desenvolvedores

NA CAUDA DA BALEIA

Movimento de ‘baleia’ faz bitcoin (BTC) entrar em risco de queda no início da semana da maior atualização do mercado de criptomoedas; entenda

5 de setembro de 2022 - 12:38

Efetivamente, a queda nas cotações não deve afetar a atualização do ethereum, mas limitar os ganhos esperados para o The Merge

SEMANA EM CRIPTO

Payroll dá vida ao bitcoin (BTC), mas criptomoedas fecham semana no vermelho; saiba o que esperar dos próximos dias

2 de setembro de 2022 - 12:46

Entre os destaques da semana estão a cópia do pix atrelado às criptomoedas e a disparada da Terra (LUNA) após anúncio

ELEVANDO A TEMPERATURA

Após decretar falência, Celsius inicia tentativas para liberar saques de clientes; criptomoeda CEL dispara 20% com anúncio

2 de setembro de 2022 - 10:56

São pouco mais de 58.300 usuários com “ativos sob custódia” que podem ser eleitos para a devolução dos fundos, valendo cerca de US$ 210 milhões no total

GERIDOS POR CÓDIGO

DAOs, a nova organização do trabalho: mercado de criptomoedas quer acabar com os CEOs nas empresas; conheça alguns projetos do setor

2 de setembro de 2022 - 5:30

Conheça as DAOs, as empresas sem CEO que trazem velhos problemas à tona; veja projetos promissores dessa classe de criptomoedas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar