Histórico! Brasil aprova lei sobre criptomoedas; confira o que muda para você a partir de agora
O estabelecimento de regras mais principiológicas é animador para o esse novo setor da economia brasileira, segundo especialistas
Esta terça-feira (29) é um dia histórico para o mercado de ativos digitais do Brasil. A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o projeto de lei (PL) de nº 4.401, que regula o mercado de criptomoedas brasileiro.
O texto é uma junção de uma série de PLs que tramitavam no Congresso, compilados em apenas uma proposta para facilitar a aprovação. O projeto de lei surgiu na Câmara e, após as alterações feitas no Senado, a lei voltou para a primeira Casa sob a alcunha de PL nº 4.401.
Os deputados aprovaram o texto-base do relator @netto_expedito para o projeto (PL 4401/21) que prevê a regulamentação, por órgão do governo federal, da prestação de serviços de ativos virtuais (criptomoedas). https://t.co/Dy0rUVIcLu
— Câmara dos Deputados (@camaradeputados) November 29, 2022
Os parlamentares ainda analisam os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar trechos do texto do PL antes que ele siga para a sanção presidencial. Mas, dado o último passo, o mercado brasileiro de ativos digitais tem grandes chances de se desenvolver com mais segurança e competitividade. É o que pensam os representantes do setor.
- O ‘comeback’ do Bitcoin? Você pode até não estar confiante nisso, mas, segundo este analista de criptomoedas, estamos entrando em um novo ciclo de alta do Bitcoin que pode multiplicar o seu dinheiro por 2… 3… 5… e até 10 vezes. E você pode receber R$ 120 para “surfar nessa onda”. Clique aqui para saber mais
Mas o que diz o projeto? Em linhas gerais, o texto deixa a cargo do poder Executivo a indicação de um órgão para estabelecer as diretrizes deste mercado. Há uma forte preferência para que essa instância seja o Banco Central (BC).
A proposta também traz incentivos para a mineração verde de moedas digitais e especifica crimes contra a economia popular — como lavagem de dinheiro, esquemas de pirâmide financeira etc. — de maneira complementar ao que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estabeleceu no seu próprio parecer sobre o tema.
Leia Também
Agora, o texto vai para sanção presidencial.
O último parecer da lei de criptomoedas
Um dos pontos criticados pelos analistas tratava justamente de uma proposta que separava o caixa das empresas dos fundos dos clientes, o que é chamado de segregação patrimonial, que foi alterado no texto final.
Esse mecanismo foi importado do mercado tradicional e é uma forma de proteger os usuários de possíveis problemas financeiros das instituições.
Como exemplo de motivos para manter a exigência da segregação patrimonial, representantes desse mercado utilizaram como exemplo a crise na FTX, que recentemente entrou em insolvência e deixou os clientes a ver navios. Mas, no fim das contas, o texto acabou mantendo a segregação opcional.
Veja também: REGULAÇÃO DO BITCOIN O BRASIL. E AGORA?
O xerife das criptomoedas
Ao que tudo indica, o Banco Central será o principal órgão regulador das criptomoedas no Brasil, de acordo com o PL. Para grande parte dos entes do mercado de ativos digitais, seria improvável a criação de uma nova divisão para tratar de criptoativos.
Além disso, o BC tem participado ativamente com o setor para desenvolver projetos em blockchain e criptografia, a exemplo do próprio real digital.
Já a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que cuida dos mercados tradicionais, também será acionada em momentos específicos, como quando o ativo se assemelhar a um valor mobiliário, por exemplo.
Estarão sob o guarda-chuva do BC as atividades das corretoras de criptomoedas (exchanges), que hoje se submetem à norma IN-1888 da Receita Federal. Após o PL, essas empresas do setor passam a responder ao órgão regulador.
Criptomoedas: commodity ou moeda?
Um dos PLs incorporados à proposta aprovada dava espaço para uma interpretação importante e que pode estimular ainda mais o mercado.
De acordo com o texto, as criptomoedas devem passar a ser encaradas como moedas pelo Banco Central. Atualmente, o bitcoin (BTC) é considerado uma commodity — semelhante ao petróleo, ao café e ao minério de ferro.
Brasil, Meca da mineração de criptomoedas?
Um dos pontos polêmicos previstos no projeto de regulação de criptomoedas diz respeito à mineração dos ativos.
A proposta prevê a isenção de imposto na importação dos computadores com megacapacidade de processamento usados na atividade.
A condição para a alíquota zero é que a mineração seja realizada a partir de fontes renováveis de energia.
A questão ambiental é uma das grandes preocupações relacionadas ao mercado de criptomoedas, graças à energia consumida na mineração. Entenda mais sobre como funciona a mineração de criptomoedas nesta reportagem.
E o que muda
Com essa mudança, as exchanges também devem passar a oferecer serviços e produtos financeiros referenciados em criptomoedas, como empréstimos, por exemplo. Isso dá margem para a regularização de staking e lending em criptomoedas — e deve evitar casos como o da Celsius.
Ao elevar as criptos ao patamar de moedas, o projeto também abre espaço para a criação do real digital, um projeto do Banco Central.
Criptomoedas e o setor público
Ainda na esteira das alterações do PL na Câmara, a proposta do relator também deixou a cargo do poder Executivo a publicação de regras mais bem definidas para a abertura de contas em prestadores de serviço — como exchanges ou instituições de pagamentos ligados a criptomoedas.
Isso dificulta a modernização do serviço público no mercado das criptomoedas, que só tende a crescer no Brasil. A situação fica ainda pior quando se coloca a possibilidade de sanções aos crimes digitais.
Esse atraso no estabelecimento de regras mais claras pode dificultar o trabalho do judiciário no congelamento de bens em caso de crimes digitais, como explicou um representante do setor.
Apresentação de CNPJ — um ponto crucial
As corretoras e prestadoras de serviços em criptomoedas terão um prazo maior para se adequar às normas a partir da aprovação da lei.
Entretanto, existe uma exigência: a empresa precisa ter a aprovação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e ter um CNPJ regularizado.
Na visão de Marcelo de Castro Cunha Filho, advogado da área de Tecnologia do escritório Machado Meyer, o Coaf deve se preparar para receber e fiscalizar com clareza essas instituições. Do contrário, a medida pode apenas limitar o desenvolvimento do mercado local.
- O ‘comeback’ do Bitcoin? Você pode até não estar confiante nisso, mas, segundo este analista de criptomoedas, estamos entrando em um novo ciclo de alta do Bitcoin que pode multiplicar o seu dinheiro por 2… 3… 5… e até 10 vezes. E você pode receber R$ 120 para “surfar nessa onda”. Clique aqui para saber mais
Esse ponto da lei pode colocar ainda mais pressão na Binance no Brasil, que recentemente entrou no noticiário após suspender saques e depósitos em reais e bagunçou o mercado local.
Os prazos da lei de criptomoedas
Os prazos para adequação das exchanges à lei ainda não foram estabelecidos. Mas, se o PL seguir a cartilha de outros projetos anteriores, as corretoras podem ter um prazo entre três meses e dois anos para se adequar às novas regras.
Para o investidor, pouca coisa muda. O usuário provavelmente precisará apenas fazer uma atualização cadastral em suas corretoras para adequação às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
E o saldo da lei de cripto
De modo geral, corretoras e casas de análises consultadas pelo Seu Dinheiro consideram que a lei é positiva. A regulação do mercado traz mais segurança aos investidores e possibilita o desenvolvimento do setor em âmbito nacional.
Havia uma certa preocupação de que o projeto fosse muito restritivo e acabasse limitando o potencial de criação e novas ideias em escala nacional, o que não aconteceu.
Além disso, os participantes do mercado consideram o PL um “bom começo”.
É claro, sempre há uma ou outra especificidade das criptomoedas que precisa ter um detalhamento maior, mas o estabelecimento de regras mais principiológicas é animador para esse novo setor da economia brasileira.
Saiba mais e veja a íntegra os projetos de regulação de criptomoedas que geraram o PL nº 4.401:
Vale virar a chavinha? Em dia de agenda fraca, Ibovespa repercute PIB da China, balanços nos EUA e dirigentes do Fed
PIB da China veio melhor do que se esperava, assim como dados de vendas no varejo e produção industrial da segunda maior economia do mundo
Vale (VALE3) opera em alta em reação às prévias operacionais positivas; é hora de comprar? Veja como os analistas receberam os números
Relatório de produção foi divulgado ontem; números positivos para o minério de ferro insinuam que a China não conseguiu ‘derrubar’ a Vale por completo
Depois de empate com sabor de vitória, Ibovespa reage à Vale em meio a aversão ao risco no exterior
Investidores repercutem relatório de produção da Vale em dia de vencimento de futuro de Ibovespa, o que tende a provocar volatilidade na bolsa
A Vale (VALE3) driblou a queda do minério de ferro? Produção sobe 5,5% no 3T24; confira os números da mineradora
Assim como no trimestre passado, a expectativa em torno do desempenho da companhia entre julho e setembro era grande por conta da desaceleração da economia chinesa, que afeta diretamente a demanda pela commodity
Greve volta a paralisar venda de títulos públicos do Tesouro Direto nesta terça-feira (15); resgates serão mantidos?
Esta é a terceira vez que a greve dos servidores do Tesouro Nacional paralisa as operações do Tesouro Direto em menos de um mês
O que a Opep prevê para o PIB e a produção de petróleo no Brasil
Opep mantém projeções otimistas para o país, mas alerta para alguns gatilhos negativos, como inflação e aumento nos custos da produção offshore
Felipe Miranda: Não estamos no México, nem no Dilma 2
Embora algumas analogias de fato possam ser feitas, sobretudo porque a direção guarda alguma semelhança, a comparação parece bastante imprecisa
Último confronto em SP: debate de hoje na Globo terá direita dividida entre Nunes e Marçal, em empate triplo com Boulos; veja o que esperar
Marcado para às 22h, o evento poderá ser acompanhado em cobertura ao vivo realizada pelo Estadão, bem como pelos canais da emissora e o portal de notícias G1
Cuidado com o celular: golpes digitais atingiram 24% da população brasileira no último ano, revela DataSenado
De acordo com o estudo “Panorama Político 2024: apostas esportivas, golpes digitais e endividamento”, a distribuição dos golpes é uniforme em todas as regiões do país
Confira as mudanças que o Congresso quer fazer na Lei das Bets para limitar as apostas
Inadimplência das famílias e problemas com vícios em apostas online levaram deputados e senadores a reverem a lei das bets – veja o que muda
JP Morgan contraria rival e recomenda compra das ações da São Martinho (SMTO3) — mas corta preço-alvo com ‘otimismo cauteloso’
O banco norte-americano enxerga que a empresa de açúcar e etanol não seja tão afetada pelas queimadas das plantações de cana-de-açúcar
Camisa (de força) da amizade: projeto propõe comissão conjunta nos EUA para legislar setor cripto e colocar fim na disputa entre órgãos reguladores
A proposta colocaria fim na disputa entre a SEC, a CVM americana, e a CFTC, que organiza o mercado de commodities nos Estados Unidos
Câmara aprova reoneração gradual da folha de pagamento; veja como vai funcionar
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base que determina a reoneração da folha de pagamento, mas texto-base foi alterado e a decisão final da proposta foi adiada para hoje (12)
O que dizer sobre Trump e Kamala? Em dia de inflação nos EUA, mercados reagem ao desempenho dos candidatos à presidência
Além disso, os investidores aguardam os dados do índice de inflação dos EUA, o CPI, serão divulgados nesta quarta-feira, às 9h30
Liderados por aliados de Bolsonaro, 150 deputados e senadores entregam hoje pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Deputados e senadores que subscrevem a denúncia atribuem ao ministro suposto “abuso de poder” e também “violação de direitos constitucionais e negligência”
São Paulo ainda tem focos de incêndio em 17 cidades; queimadas atingiram até empresas abertas, como São Martinho e Raízen
Estado teve mais focos de incêndio na última sexta-feira (23) do que em todo ano de 2023; tempo quente e seco com ventos contribui para chamas se alastrarem por lavouras e florestas
Ouro fecha em alta e renova máxima histórica; tensões no Oriente Médio impulsionam o rali
Incertezas sobre o cessar-fogo entre Israel e Hamas são gatilho para alta do metal precioso
Supensão das ‘emendas pix’: por unanimidade, STF mantém decisão de Flávio Dino
Além das ‘emendas pix’, decisão do STF suspende as emendas impositivas do Congresso ao Orçamento da União
Assassinato de líder do Hamas faz petróleo disparar e analista recomenda ‘Kit Geopolítico’ para proteger os investimentos; veja em quais ativos investir
Kit recomendado por analista inclui renda fixa, ETFs, criptomoedas e ações estrangeiras e locais; confira as indicações
A hora da Vale (VALE3) chegou? Produção de minério cresce e vendas acompanham; confira os números da mineradora no 2T24
Havia expectativa em torno do desempenho da companhia entre abril e junho por conta da desaceleração da economia chinesa, que afeta diretamente a demanda por minério de ferro