Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?
Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

Com a intenção de não depender exclusivamente da previdência paga pelo governo, que, convenhamos, não costuma ser lá grande coisa, João passou anos tentando entender como funcionava a previdência privada e se essa seria uma boa alternativa para garantir um futuro mais tranquilo para ele e sua família.
Ele leu milhares de vezes que esse investimento deve ser mantido por um longo período de tempo e que, por isso mesmo, não poderia ser uma grana que ele precisaria sacar tão cedo.
Mas ele nem se importou muito com esse "detalhe" sobre o resgate. Primeiro porque achava que estava preparado para qualquer tipo de investimento e, segundo, porque ele só conseguia pensar nas promessas de rentabilidade daquele fundo, que tinha um slogan mais ou menos assim: "Mais retorno para quem está disposto a mais riscos".
Depois de pensar mais um pouco, ele finalmente decidiu aplicar. Na verdade, colocou até mais do que tinha planejado: "O longo prazo que me aguarde!", pensava ele, já fazendo milhares de planos.
A renda variável varia
Só tinha um problema nessa história toda. A tal da renda variável varia mesmo, e não é só para cima, como ele acabou descobrindo na segunda metade de 2021.
Depois de ver seu investimento desabando e já preocupado com seu futuro e o de sua família, ele resolveu resgatar toda aquela grana depositada no fundo de previdência e colocar cada centavo na poupança.
Leia Também
"Chega disso. Quero baixo retorno com baixo risco mesmo. Dane-se!"
Infelizmente, isso costuma acontecer com muita frequência e se torna uma das piores decisões financeiras que alguém pode tomar na vida.
Tirar da previdência só por causa das oscilações do mercado é receita para perder muito dinheiro
Desde a segunda metade de 2021, quando o clima começou a piorar para os ativos brasileiros, o ritmo de resgates nos fundos de previdência aumentou bastante, como mostram os dados da FenaPrevi.
Os resgates em 2021 já foram muito superiores aos de 2020. E janeiro de 2022 mostrou os maiores resgates desde março de 2020, mês em que começou a pandemia.
Eu sei que existem vários motivos para alguém resgatar um fundo de previdência.
Às vezes o sujeito perde o emprego e o salário deixa de existir, às vezes pinta alguma emergência médica, ou qualquer outra urgência que torna o saque daquela grana a única saída. Faz parte.
Mas resgatar um fundo de previdência apenas porque o mercado piorou e as cotas estão se desvalorizando é um duplo tiro no pé.
Primeiro porque é bem provável que você tenha de pagar alíquotas enormes ao resgatar antecipadamente um fundo de previdência, dependendo do tipo de contribuição.
Mas não é só isso. O pior momento para vender as ações é justamente quando elas estão caindo, e é exatamente isso o que você faz quando pede o resgate no momento em que o mercado estiver em baixa.
Vender ações por preços baixos e ainda pagar enormes alíquotas ao fazer isso é uma ótima receita para perder dinheiro.
Dica para conduzir a previdência ao longo prazo
Se você está disposto a investir agora o dinheiro da sua aposentadoria, precisa estar claro na sua cabeça que muita coisa boa e ruim vai acontecer até você chegar lá.
O Brasil é essa mesma bagunça há séculos e não vai mudar de uma hora para outra. Parece que nós, investidores brasileiros, tomamos um susto a cada dois ou três anos, e você precisa estar ciente disso.
Infelizmente, não é porque você decidiu investir o dinheiro da sua aposentadoria que o país vai entrar nos eixos de uma hora para outra.
Ainda assim, mesmo com essa bagunça danada, o Ibovespa – nosso principal índice de ações – entregou um retorno de quase 8.000% desde o início do Plano Real.
E olha que o Ibovespa nem é um investimento tão bom assim, já que tem muita porcaria ali dentro.
Mas apesar desse retorno espetacular no longo prazo, tivemos inúmeras janelas de curto prazo com quedas drásticas, como os recuos de cerca de 50% de 1997 até o fim de 1998 e depois de março de 2000 até setembro de 2002, das derrocadas de mais de 40% na crise de 2008, depois novamente entre 2010 e 2016, e mais uma vez no início da pandemia.
Isso porque eu nem estou considerando episódios de menor duração como o Joesley Day e a greve dos caminhoneiros, que também puniram severamente as ações.
Não existe segredo
Se você quiser surfar valorizações absurdas e aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila é preciso aguentar essas crises de curto prazo, porque é certo que elas vão existir.
Quer saber como tornar mais suportável o fato de ver as suas ações caindo? Colocando nos fundos de previdência de ações apenas uma grana que não vai fazer falta no curto prazo.
Somente isso vai te dar a tranquilidade necessária para manter os seus investimentos quando o mercado estiver desabando e fazer você resistir à tentação de vender as suas ações na baixa – o erro mortal de 9 a cada 10 investidores de renda variável.
Estamos no meio de uma janela de oportunidade
Se você quer o potencial explosivo de valorização que o longo prazo pode te proporcionar no mercado de ações, combinado com as vantagens tributárias de uma previdência e, mais importante, tem a disciplina necessária para não vender a cada chacoalhão do mercado, os fundos previdenciários de ações são a solução perfeita para você chegar mais cedo na aposentadoria.
Ainda mais agora, com várias ações de qualidade negociando por múltiplos descontados depois da desvalorização vista desde a segunda metade do ano passado.
Nos Melhores Fundos de Investimento, Bruno Mérola e sua equipe indicam vários fundos previdenciários de ações de gestoras consagradas no mercado brasileiro, e todas elas estão encarando a queda desde o meio do ano passado como uma ótima oportunidade de compra pensando no longo prazo.
Eu gosto do Brasil Capital 100 Prev Ações, que você consegue encontrar nas plataformas da Vitreo, BTG e XP. Mas a série Melhores Fundos de Investimento traz muito mais alternativas excelentes para você.
Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas as séries essenciais da Empiricus pelo preço de uma, incluindo os Melhores Fundos de Investimento. Se quiser conferir essa oportunidade, fica aqui o convite.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy
Informe de rendimentos do INSS para o IR 2025 já está disponível; veja como baixar
Documento serve como comprovação do recebimento de benefícios da Previdência Social em 2024
De onde não se espera nada: Ibovespa repercute balanços e entrevista de Haddad depois de surpresa com a Vale
Agenda vazia de indicadores obriga investidores a concentrarem foco em balanços e comentários do ministro da Fazenda
Nova reforma da previdência? Aposentadoria pública brasileira é uma das menos sustentáveis do mundo; veja ranking dos melhores sistemas
Apesar da necessidade de mais reformas, Previdência Social do Brasil tem a maior taxa de benefícios do mundo e alta cobertura da população, mostra levantamento da seguradora Allianz
6 em cada 10 reais dos brasileiros foi investido em renda fixa em 2024 — e 2025 deve repetir o mesmo feito, diz Anbima
Brasileiros investiram 12,6% mais no ano passado e a renda fixa é a ‘queridinha’ na hora de fazer a alocação, segundo dados da associação
Quer se aposentar? Saiba qual é a idade mínima e o tempo de contribuição para pendurar as chuteiras em 2025
As idades vão aumentando em seis meses a cada ano; confira com quantos anos homens e mulheres podem parar de trabalhar
Dança das cadeiras: Ibovespa começa 2025 em marcha lenta na tentativa de reverter queda de mais de 10% em 2024
Das prefeituras às grandes empresas, ações do passado recente influenciam a busca pelo atingimento de novas metas
Além do salário mínimo: aposentadorias e impostos para MEI também sobem em 2025; veja os novos valores
Benefícios sociais acompanham o aumento de 7,5% do piso nacional
Você tem até o dia 30 de dezembro para reduzir seu imposto de renda ou aumentar sua restituição em 2025; veja como
Está terminando o prazo para contribuir para um PGBL e abater os aportes já na declaração de imposto de renda 2025
Previdência privada: vale a pena mesmo ou é cilada? E é uma boa investir no fim do ano?
Décimo terceiro salário, confraternizações, presentes e talvez até uma viagem. Mas para além das festividades, o fim do ano também é marcado pelas tradicionais ofertas de planos de previdência privada por parte das instituições financeiras. Mas investir em previdência é mesmo uma boa? Por muito tempo esses produtos, voltados para a poupança de longo prazo […]
Aposentadoria por invalidez garante o perdão de dívidas? Minha esposa está inadimplente e quero resolver a situação
Leitor quer saber se benefício previdenciário pode livrar a esposa de dívidas que ela fez antes do casamento
Voltado para a aposentadoria, Tesouro RendA+ chega a cair 30% em 2024; investidor deve fazer algo a respeito?
Quem comprou esses títulos públicos no Tesouro Direto pode até estar pensando no longo prazo, mas deve estar incomodado com o desempenho vermelho da carteira
Concorrente da Embraer à beira da falência, novas regras de previdência, a ‘mágica’ de Elon Musk e o futuro dos juros no Brasil
Além disso, Inter Asset revelou 5 ações para investir na bolsa até o final de 2024; veja os destaques de audiência do Seu Dinheiro nesta semana
Tudo incerto, nada resolvido: Bolsas internacionais amanhecem no vermelho e dificultam a vida do Ibovespa em dia de agenda vazia
Fora alguns balanços e o Livro Bege do Fed, investidores terão poucas referências em dia de aversão ao risco lá fora
Resgate ou renda? Bradesco muda a grade da previdência privada de olho nas mudanças das regras de PGBL e VGBL
Após nova regulação para estimular a contratação de renda na fase de desacumulação dos planos de previdência privada, a Bradesco Vida e Previdência criou novos produtos, de olho nos segurados que estão prestes a se aposentar
Campos Neto defende “choque fiscal positivo” como condição para Selic cair de forma sustentável
Falta de confiança na política fiscal dificulta o processo de convergência da inflação para a meta, disse o presidente do BC; saiba mais
Não vai rolar: STF forma maioria para rejeitar a volta da ‘revisão da vida toda’ das aposentadorias
“Revisão da vida toda” das aposentadorias havia sido autorizada pelo STF em 2022, mas foi anulada em março deste ano
Mercado de previdência cresce a dois dígitos por ano, mas investimento ainda gera polêmica entre especialistas e beneficiários
No Brasil, o tema costuma ser um dos mais polêmicos e desafiadores, tanto para especialistas quanto para beneficiários
Previsão de déficit zero, corte no Bolsa Família e salário mínimo de R$ 1.509: o plano do governo para o Orçamento de 2025
Projeto de lei com os detalhes do Orçamento de 2025 foi enviado por Lula ao Congresso Nacional na noite de sexta-feira
Aposentadoria: INSS libera R$ 2,6 bilhões por decisões judiciais; veja se você tem direito
Os chamados “atrasados” incluem revisões de aposentadorias, auxílio-doença e outros benefícios
Marcação a mercado: o ponto de discórdia entre o Ministério da Fazenda e os fundos de previdência complementar
Ministério da Fazenda defende a marcação a mercado também nos saldos dos fundos de previdência complementar; entidades temem que percepção de volatilidade leve a saques