Deflação derruba curva de juros, as pesquisas eleitorais da semana e as profissões em alta; confira os destaques do dia
Como tem sido frequente nas últimas comunicações do Banco Central, a mensagem da ata da decisão de política monetária da semana passada foi a de que a luta contra a inflação ainda persiste e que novos cortes na taxa de juros devem demorar.
Parece que o que também acabou caindo na rotina é a decisão do mercado financeiro em ignorar os sinais emitidos pelo BC. Apesar do recado mais duro, a curva de juros voltou a precificar uma Selic mais baixa já nos primeiros meses de 2023.
Isso porque a prévia da inflação indicou uma retração dos preços maior do que o esperado. Apesar do alívio nos contratos de Depósito Interbancário (DI) ter levado o dólar à vista a recuar 0,09%, a R$ 5,3765, o dia foi mais uma vez de cautela na bolsa.
Nos Estados Unidos e na Europa, dirigentes dos bancos centrais locais voltaram a colocar na mesa o inevitável risco de recessão, além de flertarem com novas elevações expressivas nos juros.
Ainda que o setor de mineração e siderurgia tenha minimizado as perdas, o Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,68%, aos 108.376 pontos.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro
PROBLEMAS PRÉVIOS
Falta de regulação no mercado de criptomoedas coloca Nexo na mira de 8 estados nos EUA; entenda por que leis dividem opiniões. Setores mais tradicionais e ligados à ideologia libertária são contrários à interferência de órgãos do Estado para gerir o setor.
EXPANSÃO
A Weg (WEGE3) quer crescer ainda mais e vai investir R$ 660 milhões nos próximos três anos. Com o dinheiro, a companhia vai construir uma nova fábrica e também ampliar uma unidade que já existe.
ALGUM OTIMISMO
Após queda de quase 40% no ano, BRF (BRFS3) começa a ver uma luz – mas, para o JP Morgan, ainda não é hora de comprar. Banco elevou recomendação da ação de venda para neutro, mas se mantém cauteloso em relação aos planos da nova administração.
MERCADO DE TRABALHO
Profissões em alta para 2023: saiba quais são as áreas e quanto as empresas pagam por esses profissionais. O levantamento da consultoria Robert Half aponta que novas vagas serão abertas no próximo ano, pelo menos em oito áreas.
ELEIÇÕES 2022
Datafolha, Ipec e mais: quais pesquisas vão sair nos próximos dias e o que elas podem sinalizar às vésperas do primeiro turno. Faltando pouco para a eleição presidencial, voto útil é a aposta de Lula para vencer em primeiro turno; Bolsonaro esbarra na alta rejeição.