🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Ações ou renda fixa? Saiba como aproveitar as viradas do mercado para investir

Quando os juros estão baixos, ninguém quer saber da renda fixa e todo mundo compra ações; com a maior demanda, a renda variável fica cara e o seu retorno esperado cai

4 de abril de 2022
11:47
Imagem mostrando pilhas de moedas cada vez maiores, com uma lâmpada acesa à direita. Simboliza a alta da Selic e dos juros e as ideias de investimento em renda fixa e renda variável nesse cenário
Renda fixa ou ações? Entenda qual é a melhor oportunidade para investir.Imagem: Shutterstock

Esquerda ou direita? Sístole ou diástole? Euforia ou depressão, aperto ou afrouxamento monetário, poupança ou endividamento?

Da pressão sanguínea ao eleitorado, passando pela economia e os mercados, claro, as coisas são cíclicas. Até aí, nada novo. 

Da teoria dos ciclos de vida de Modigliani à ideia de Renda Permanente de Friedman e às flutuações descritas por Prescott, que lhe renderam o Nobel de 2004, as alternâncias em torno da tendência de longo prazo são literatura já antiga na Ciência Jovem.

O que mais me atrai na estrutura dos ciclos é que, tipicamente, eles são mais intensos, profundos, erráticos e contraintuitivos do que o pensamento de primeiro nível (para usar a terminologia de Howard Marks, outro especialista em ciclos) gostaria de sugerir. 

Erros e finanças comportamentais

No livro “Think Twice: Harnessing the Power of Counterintuition”, Michael Mauboussin explora os erros derivados de simplificações excessivas, que ignoram a complexidade de situações reais. 

Sua sugestão passa por: 

Leia Também

  1. Evitar confusões de atribuição entre causa e efeito;
  2. Ser cuidadoso na agregação de situações microeconômicas para projetar situações de nível macro;
  3. Considerar alternativas suficientes antes da tomada de decisão; e
  4. Desconfiar de pseudoespecialistas.

O viés cognitivo de pular rapidamente às conclusões sem pensar com profundidade (Think Twice) é um clássico das Finanças Comportamentais. 

Paraíso do CDI

Talvez você se sinta atraído pela volta do paraíso do CDI. 

Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil já estavam muito bem descritos por Sérgio Buarque de Holanda lá em 1958. 

O Brasil como Éden poderia ser apenas explorado, sem grande necessidade de trabalho ou, na minha adaptação para finanças e investimentos, sem muita motivação para corrermos riscos, já que voltamos àquela delícia do 1% ao mês, com liquidez diária e sem a impiedosa e volátil marcação a mercado. 

Não tiro a sua razão. Acho, sim, que o investidor deveria aproveitar as taxas gordas da renda fixa brasileira. Inclusive acho que, talvez, ele devesse fazê-lo com certa pressa. 

Afinal, a curva de juros vem caindo de forma contundente e sucessiva nas últimas semanas. Falo mais disso abaixo. A janela pode estar se fechando.

Bolsa e fundos

Com efeito, a dinâmica parece apreendida. 

A observação material do comportamento da indústria mostra meses de resgates líquidos dos multimercados e dos fundos de ações para a aplicação em renda fixa. 

Dia após dia, os FIAs e os FIMs sofrem com captação líquida negativa. 

O ponto interessante é que o destaque de alta nesse momento é justamente o mercado de ações.

De maneira aparentemente contraintuitiva, Bolsa deveria ser comprada quando o juro está alto, não quando o juro está baixo. 

Renda fixa ou ações?

E existe uma correlação que funciona quase como uma lei física: se está difícil para determinada classe de gestores captar, está ótimo para essa mesma classe identificar boas oportunidades de investimento. 

Quando a taxa de juro está baixa, ninguém quer saber da renda fixa e vai lá todo mundo comprar ações. 

Com a maior demanda, claro, a renda variável fica cara, seu retorno esperado cai. É quando as pessoas deveriam estar reduzindo Bolsa. 

Política monetária e ações em bolsa

A política monetária também é cíclica — é a essência do sistema de metas de inflação ou da Regra de Taylor, como preferir. 

Coloca-se o juro básico acima do patamar neutro quando há de se controlar a inflação; e depois ele volta ao neutro ou abaixo dele quando a inflação está muito comprimida (e precisamos estimular o crescimento).

Então, havemos de pensar na dinâmica. No momento em que se começa a apertar a política monetária, o juro baixo vira mais alto, por construção. Então, há um duplo efeito sobre as ações.

Duplo efeito sobre as ações

Primeiramente, a atividade econômica, ceteris paribus, arrefece. As empresas lucram menos. Se os lucros caem, as ações acompanham essa queda. 

Em termos de apreçamento, para a mesma relação Preço sobre Lucro, se o denominador diminui em 10%, o numerador tem que cair nos mesmos 10%. 

Mas também existe um segundo efeito: quando o juro sobe, a renda fixa se torna mais atrativa frente à variável.

Por arbitragem, os múltiplos Preço sobre Lucro devem cair também. 

Passa-se a pagar menos pelo mesmo lucro, porque o retorno esperado da Bolsa precisa subir, uma vez que o retorno esperado da renda fixa também subiu. 

É o chamado “de-rating”, exatamente o que aconteceu na Bolsa brasileira desde o segundo semestre do ano passado.

Juros e lucro 

Os lucros caem porque a atividade arrefece diante do juro mais alto. E o múltiplo (pense no caso mais simples do Preço sobre Lucro) precisa cair também. 

Esse duplo efeito é devastador e magnifica o efeito do ciclo de mercado.

Obviamente, ocorre o exato oposto quando o juro cai. Acontece que o mercado antecipa os movimentos. 

E é por isso que vale a ideia de comprar Bolsa quando o juro está alto. As ações estão baratas, porque ninguém as quer. 

Todas as atenções estão voltadas à renda fixa (e o que mais sobe no ano são justamente os fundos de ações).  

Selic e fatores de esperança

Talvez estejamos na exata inflexão do processo. 

Há, ao menos, seis fatores auspiciosos a serem analisados quando tratamos do prognóstico para a Selic: 

  1. A expressiva apreciação do real, cujas pernas nos parecem bastante longas, afeta os tradables num primeiro momento e, pelo repasse cambial, contagia todos os demais bens posteriormente;
  2. Estamos na iminência da adoção da bandeira verde nas tarifas de energia; 
  3. As commodities parecem se acomodar (lembre-se de que inflação é variável de preço, não é nível de preço);
  4. As expectativas de inflação para 2023 e 2024 permanecem, ao menos até aqui, muito bem ancoradas; 
  5. Os efeitos da política monetária sobre a atividade econômica ocorrem de maneira defasada, de modo que a demanda agregada deveria ser impactada nos próximos meses; e 
  6. Enquanto o juro real segue bastante negativo na maior parte do mundo, aqui temos uma taxa real bastante positiva e em território contracionista. 

Queda da Selic no radar?

Em carta trimestral a seus cotistas, a gestora Clave já aponta a possibilidade de início do processo de queda da taxa Selic no último trimestre deste ano. 

Sua expectativa é de um intenso ciclo de cortes do juro básico, para 8% em 2023, “uma vez que a inflação projetada para 2024 no cenário de referência da própria autoridade monetária (2,4%) se encontra bem abaixo da meta (3,0%)”.

No momento em que o mercado começar a discutir a queda das taxas de juro, os preços serão outros. Deixaremos de olhar para 2022 para projetar 2023, com expansão de múltiplos e alguma recuperação cíclica dos lucros. Os 150 mil pontos são logo ali.

Leia também:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MARKET MAKERS

Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir

1 de setembro de 2022 - 14:09

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 4% com ações da AES Brasil (AESB3); confira a recomendação

1 de setembro de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da AES Brasil (AESB3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje

1 de setembro de 2022 - 8:22

O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu

ESTRADA DO FUTURO

A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje

1 de setembro de 2022 - 5:48

Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia

31 de agosto de 2022 - 19:20

A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca.  Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela.  Uma dupla […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 4% com ações da Marcopolo (POMO4); confira a recomendação

31 de agosto de 2022 - 8:10

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Marcopolo (POMO4). Saiba mais detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje

31 de agosto de 2022 - 8:08

Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street

o melhor do seu dinheiro

Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia

30 de agosto de 2022 - 19:20

As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma.  O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

MARKET MAKERS

Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas

30 de agosto de 2022 - 9:17

Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 11% com ações da Santos Brasil (STBP3); confira a recomendação

30 de agosto de 2022 - 8:15

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Santos Brasil (STBP3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje

30 de agosto de 2022 - 8:08

A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí

30 de agosto de 2022 - 6:22

Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa se descola da gringa, Itaú entra na disputa das vendas virtuais e a estratégia de Bolsonaro para os debates; confira os destaques do dia

29 de agosto de 2022 - 19:17

Em Wall Street, o alerta do Federal Reserve de que o aperto monetário pode ser mais intenso do que o esperado penalizou as bolsas lá fora

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 5% com ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3); confira a recomendação

29 de agosto de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Veja os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Mercados, debate presidencial e um resultado inesperado: Confira todas as notícias que mexem com os seus investimentos hoje

29 de agosto de 2022 - 8:24

Com a percepção de que o Fed optará pelo combate à inflação a todos os custos, os últimos dias de agosto não devem trazer alívio para os mercados financeiros. O Ibovespa ainda repercute o primeiro debate entre presidenciáveis

Trilhas de carreira

Por que saber demais pode tornar você um péssimo chefe

28 de agosto de 2022 - 7:32

Apesar de desenvolvermos uma compreensão mais sofisticada da realidade como adultos, tendemos a cair em armadilhas com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Wall Street tomba com Powell, os melhores momentos de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional e outros destaques do dia

26 de agosto de 2022 - 18:13

Desde que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou o início da retirada dos estímulos monetários adotados na pandemia, durante o simpósio de Jackson Hole de 2021, o mercado financeiro global já se viu obrigado inúmeras vezes a recalcular a rota, e todas elas parecem levar a um destino ainda incerto, mas muito […]

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar